Benefícios do amendoim para sua saúde – 10 motivos para comer já!

Você sabia que, comendo corretamente, o amendoim pode se tornar um grande aliado na manutenção de uma vida saudável? Descubra tudo sobre isso!

O amendoim é um dos alimentos mais tradicionais do Brasil. É possível encontra-lo em muitas receitas, sendo parte integrante da mesma, como a estrela principal. Além disso, ele também é delicioso quando consumido como aperitivo. Sendo assim, podemos considerar o amendoim como um item importante na dieta dos brasileiros.

No entanto, ele é um alimento que apresenta uma infinidade de benefícios ao nosso organismo. O consumo de amendoim pode aumentar – e muito – a potencialização dos nossos órgãos, permitindo que o nosso metabolismo se acelere naturalmente. Mas, para que se alcance apenas os benefícios propostos por esse alimento, é fundamental que o consumo seja feito de modo correto.

Isso porque, mesmo sendo uma semente muito saudável, o amendoim é bastante calórico. Além disso, aqueles comprados em saquinhos, próprios para tira-gosto, apresentam uma quantidade enorme de sódio, que pode influenciar negativamente o nosso corpo.

Quer saber mais sobre os benefícios do amendoim e como consumi-lo corretamente? Então, acompanhe a leitura e descubra tudo sobre esse alimento tão rico e delicioso!

Amendoim

10 benefícios do consumo do amendoim

Para iniciar a listagem dos benefícios do amendoim, vamos fazer uma análise rápida sobre ele. O amendoim é uma castanha oleaginosa. Isso significa que ele é composto de gorduras. No entanto, essas gorduras são consideradas boas ao organismo, sendo que, entre as presentes neste alimento, está o famoso ômega 3, importante aliado na redução das inflamações e manutenção da saúde do corpo.

Sendo assim, podemos entender que os benefícios do amendoim estão relacionados à prevenção de doenças. Veja quais as principais:

Altamente proteico

O amendoim apresenta, em sua composição, uma grande quantidade de proteínas. Logo, podemos entende-lo como um alimento que atua na construção de massa muscular, de uma maneira natural e saudável. Sendo assim, podemos afirmar que o consumo correto de amendoim, em uma dieta que intencione a hipertrofia, pode ser um acelerador do processo.

Amigo da perda de peso

Nós dissemos anteriormente que o amendoim, apesar de saudável, é muito calórico. Sendo assim, ele poderia ser considerado um vilão nas dietas. No entanto, isso não acontece. Todas as dietas nutricionais, vão sugerir o consumo de castanhas e, entre elas, o amendoim. Isso porque, quando consumido em quantidades moderadas, ele ajuda na saciedade e no funcionamento do intestino. Logo, ele tira a fome e ajuda a desinchar.

Protetor do sistema nervoso

O amendoim é uma importante fonte natural de vitamina B3 e niacina. Ambos, são essenciais para a proteção do sistema nervoso, diminuindo os efeitos negativos do tempo, que levam à degeneração de tecidos cerebrais. Inclusive, alguns estudos comprovaram que a ingestão de niacina pode ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer.

Aliado contra o câncer do cólon

O câncer do cólon é um dos que mais mata pelo mundo todo. As políticas preventivas propõem que se utilize uma dieta rica em fitoesteróis, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol, para diminuir a incidência de casos. Sabe qual alimento apresenta essas substâncias em sua composição? Pois é. O amendoim.

Rico em antioxidantes

Já sabemos que os antioxidantes são fundamentais no combate aos radicais livres, que, literalmente, “estragam” o nosso organismo. O amendoim é uma fonte importante desses antioxidantes e o seu consumo pode aumentar a concentração de polifenóis e vitamina E, além, é claro, do ômega 3.

Amendoim

Controlador da diabetes

Alguns estudos nessa área estão concluindo que o consumo moderado de amendoim, dentro de uma dieta saudável, pode influenciar positivamente na redução dos riscos do diabetes. Acredita-se que, por apresentar substâncias que estimulam o funcionamento dos órgãos, ele poderá auxiliar na revitalização do pâncreas.

Fonte de gorduras boas

As gorduras do amendoim são as que chamamos de gorduras boas, pois ajudam no funcionamento do organismo, principalmente dos músculos cardíacos. Além disso, as gorduras boas ajudam na redução do colesterol ruim, o que diminui a chance de desenvolvimento relacionado ou co-morbidades.

Rico em vitaminas e minerais

Um corpo saudável é aquele que apresenta uma quantidade balanceada de vitaminas e minerais. O amendoim, portanto, é um alimento que subsidia as necessidades diárias de reposição dessas substâncias, sendo, naturalmente, um importante polivitamínico.

Regulador do humor

O amendoim apresenta triptofano em sua composição. Essa substância é uma das maiores responsáveis pela produção de hormônios relacionados ao prazer e bem-estar físico. Logo, ingerir amendoim pode, literalmente, te deixar mais satisfeito.

Fonte de energia

Por ser composto de proteínas e gorduras boas, o amendoim se torna uma importante fonte de energia. Sendo assim, o seu consumo diário pode ajudar a aumentar o ânimo e atuar como um potencializador de treinos físicos.

Amendoim

Como consumir amendoim em uma dieta saudável?

Desde o início do artigo, estamos reiterando a proposta de consumo saudável do amendoim, para que ele se torne um aliado de sua saúde e não um alimento calórico. Sendo assim, vamos determinar o que é esse tal “consumo saudável”.

O ideal é ingerir uma quantidade relativa ao tamanho da palma de sua mão diariamente. Menos que isso, ele pode não agir com tanta eficácia e, mais que isso, pode se tornar um vilão. Além disso, dê preferência ao consumo do amendoim cru ou torrado. Evite os salgados e, caso faça uso da pasta de amendoim, reduza o consumo para uma colher de chá por apenas 5 dias na semana.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply