Beber enquanto toma Remédios – Os riscos que você pode correr!

Tudo começa no primeiro gole, depois vem mais um, e lá se foi um copo, mais outro e por aí a fora. A bebida alcoólica vem cada vez mais vitimando pessoas, não pense que só acontece com os homens, pois as mulheres também são acometidas pelo vício.

Os jovens são as maiores vítimas, que acabam bebendo descontroladamente nas festas, baladas, em reuniões de amigos e não de dão conta do grande mal que os está acometendo. Depois de beber muito vem a ressaca, no outro dia começam os problemas, como dor de cabeça, mal-estar, entre outros. Para aliviar os sintomas a dica é beber muita água e se alimentar bem.

Mas, se você toma remédios controlados e ingere bebida alcoólica, o que pode acontecer? Quer saber? Então leia o artigo até o final e veja o perigo que você pode estar correndo se fizer essa mistura.

Bebida e remédios

Quais os principais riscos de beber enquanto se toma remédios?

Se você misturar medicamentos controlados, antidepressivos de uso contínuo com bebida alcoólica vai estar correndo um grande perigo. Os medicamentos promovem certo tipo de reação no organismo, por isso são ministrados por médicos. Porém se misturar com bebidas alcoólicas poderá potencializar o efeito ou reduzir.

O que ocorre com frequência é potencializar os efeitos colaterais e causar sintomas como: sonolência, vômitos, habilidades motoras reduzidas, tonturas, entre outras.

Medicamentos para pressão alta

Outro tipo de medicamentos, que também não combina com álcool são os de pressão alta. Você sabia que esse é um mal que assola ¼ da população brasileira? Os efeitos colaterais nesse caso é a diminuição da pressão e o indivíduo pode perder os sentidos.

Medicamentos controlados

Os medicamentos controlados, como antidepressivos se misturados com álcool podem deixar o indivíduo com depressão, ainda maior. Esses medicamentos vêm sendo usados com mais frequência, para combater a depressão, porém é importante cuidar da saúde e evitar certas bebidas que contenham álcool. Dessa forma os efeitos dos medicamentos podem ser sentidos pelo organismo e obter resposta positiva no tratamento.

Bebida e remédios

Medicamentos para dor de cabeça

No caso de ingestão de medicamento para dor de cabeça, ou enxaqueca, é importante aguardar no mínimo 24 horas para beber. Se for tomar anti-inflamatório ou antibiótico o tempo é bem maior para ingestão de bebida alcoólica, porém, vai depender de cada paciente, nesse caso o médico é quem vai decidir o melhor tempo.

Analgésicos e anti-inflamatórios 

Um dos analgésicos mais utilizados atualmente é o paracetamol, tanto o medicamento, quanto o álcool são metabolizados pelo fígado. Ingerir os dois pode levar o fígado a falência, deixar de funcionar, estado conhecido como falência hepática. O mesmo acontece com a ingestão exagerada de anti-inflamatórios e bebida alcoólica, só que a falência acontece nos rins.

Nos dois casos, os riscos são bem maiores para as pessoas que já são alcoólatras e possuem o fígado comprometido. As pessoas saudáveis, não correm tanto risco, a não ser, que tenha predisposição para doença. Vale lembrar que pessoas com problemas mentais devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois pode piorar o problema.

Como evitar esses problemas?

Bebida e remédios

Como o fígado fica sobrecarregado e os rins, quando medicamentos são utilizados é importante não ingerir bebidas alcoólicas. O álcool, não faz bem para a saúde, principalmente se ingerido em excesso. Isso não quer dizer, que você não possa tomar uma taça de vinho, desde que, não esteja fazendo uso de medicamentos contínuos.

Ter boa alimentação, praticar atividades físicas é fundamental para ter boa saúde e não precisar ingerir medicamentos.

Caso você vá a uma festa e extrapole nas bebidas, não tome nenhum medicamento para curar a ressaca, pois eles sobrecarregam o fígado e os rins. Para diminuir os efeitos da ressaca beba muita água para hidratar e, consuma alimentos leves. Algumas horas de sono ajudam bastante na recuperação da saúde.

Como você pode perceber no artigo acima, álcool e medicamentos é uma péssima combinação, e pode trazer sérios problemas de saúde, levando até ao óbito. Portanto evite o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que, elas não fazem bem para a saúde, pelo contrário, o álcool é o primeiro passo para drogas mais pesadas.

Espero que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply