Batata – Para que serve, Benefícios, Propriedades

Quando se fala em batata, logo vem a mente ” carboidrato”, de fato, o tubérculo é uma das fontes de carboidratos mais populares do mundo sendo a base de alimentação de diversos povos.

Estima-se que ela tenha cerca de 7 mil anos e sua origem está no Peru, desmentindo boatos de que a batata seja oriunda da Europa ou da Inglaterra, como seu nome sugere.

A batata inglesa chegou no velho continente na época de 1520, foi então que desembarcou na Inglaterra, onde fez muito sucesso e até hoje, a base da alimentação do País provém desse tubérculo.

Mas, por que se chama batata inglesa?

Como se sabe, os espanhóis invadiram o Império Inca em busca de riquezas e acabaram levando a batata pelo mundo, inclusive para os colonizadores ingleses que fizeram do tubérculo o 4º alimento mais conhecido do mundo.

Mas, não existem dúvidas, os pesquisadores afirmam que sua origem está no Peru, essa conclusão foi tirada depois de avaliar mais de 359 tipos de batatas, sendo 261 selvagens e 98 cultivadas que estavam na região do Império Inca.

Atualmente, existem mais de 4.000 tipos de batatas cultivadas no Peru, cerca de 1300 são usadas habitualmente na cozinha Andina.

batata

Para que serve a batata?

O tubérculo possui um médio índice glicêmico, é rico em ferro, cálcio, fósforo, vitaminas A, B,C e K. Além disso, é extremamente aromática e deliciosa servindo de base para inúmeros preparos culinários ao redor do mundo.

Cada País possui uma forma única de utilizar a batata. Ela pode ser usada com casca, sem casca, cozida, assada e a famigerada frita. Confira como esse tubérculo é utilizado ao redor do mundo:

Estados Unidos – Purê, é praticamente o ” arroz” dos americanos, esse prato está presente em todas as refeições, inclusive comemorações de natal, ação de graças e churrascos.

Não se pode esquecer da batata frita, o acompanhamento indispensável dos Fast Food.

– Europa – A lista de Países europeus que usam as batatas como base da alimentação é muito extensa. No entanto, segue os principais:

  • Portugal – Batata cozidas, assadas e as famosas, ao muro.
  • Alemanha– Cozidas na frigideira, salada de batatas, Bratkartoffeln, Kartoffelklöße, Kartoffelsuppe . Não é por acaso que a Alemanha é conhecida como a ” Terra da Batata”, eles usam o tubérculo para inúmeros pratos.
  • Bélgica – As batatas fritas Belga são as mais famosas do mundo, elas possuem aquele fritura perfeita, por dentro macias e por fora sequinhas. Esse é um prato vendido em todas as esquinas do País.

Praticamente todos os Países da Europa usam a batata em seus preparos, os franceses fazem receitas muito incrementadas como o Rôti de Batatas, batatas gratinadas e sopas.

Na Inglaterra, o prato ” Fish and Chips” é um clássico, leva peixe com batata frita.

No Brasil, ainda tem um costume singelo, mas que aumentou muito nos últimos anos com receitas como escondidinho de batata, cozidos e sopas. No entanto, a batata ainda não é vista por muitos como uma fonte de carboidratos que pode substituir o arroz, mas sim, erroneamente como um legume.

No Peru, Pais de origem, existem mais de 4 mil tipos de batatas, sendo que algumas dessas variedades sempre são usadas nas receitas, especialmente cozidas.

Principais benefícios da batata

Além de deliciosa, o tubérculo faz bem para a saúde, ele se destaca por ser um excelente acompanhamento de carnes e saladas. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é calórica, mas pode se tornar quando usado concomitantemente com outros ingredientes como queijos, requeijão e maionese no seu preparo.

Com 64 calorias para cada 100 gramas, veja o porquê consumir a batata:

  • Aumenta a produção de neurotransmissores melhorando de forma significativa as funções cerebrais;
  • Fortalece os ossos devido a presença de cálcio;
  • Reduz o colesterol ruim por causa da presença da luteína e zeaxantina, desse modo, protege o coração;
  • Combate o envelhecimento precoce, pois é rica em vitamina C;
  • Age contra a inflamação no corpo;
  • Melhora a digestão e o trânsito intestinal porque é rica em fibras;
  • Promove a saciedade, mais um ponto positivo para as fibras;

Portanto, pode aproveitar as saborosas batatas em suas refeições, é claro que o preparo ” frito” deve ser consumido com moderação.


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