Aveia – Quais os Benefícios e Como Usar

A aveia é um alimento riquíssimo em fibras, ótimo para proporcionar saciedade. Ela também contribui para o bom funcionamento do organismo, já que possui muitos bons nutrientes. É adorada por quem procura manter a forma, pois em sua composição encontra-se fibras de boa qualidade.

É encontrada em forma de farinha, flocos e também em farelo. Todos os tipos podem ser usados em receitas, em frutas, vitaminas e iogurtes. Os tipos de aveia não possuem tanta diferença entre si. A farinha de aveia é produzida da parte interna do grão. Já para o farelo é utilizado a parte externa.

aveia

Conheça os benefícios da aveia e saiba como usar:

Benefícios da aveia

Um dos maiores benefícios da aveia são as fibras. Ela não possui grandes quantidades, no entanto são fibras com maior qualidade devido às beta-glucanas. Essas criam uma espécie de gel, pois são parcialmente digeridas pelo intestino. Dessa forma elas sugam as toxinas e ainda forram a parede do estômago. Elas também são responsáveis pelo funcionamento da flora intestinal.

A aveia também é um alimento que proporciona saciedade, já que possui fibras insolúveis e as solúveis. Ela também auxilia a manter o intestino em ordem pelo mesmo motivo.

Por melhorar o trânsito intestinal, as fibras ajudam a aumentar a imunidade, já que estimula a eliminação das toxinas. Além disso, todas as vezes a microbiota intestinal é estimulada, ela produz mais anticorpos.

A glicose também é um alimento amigo de quem possui diabetes, já que controla os níveis de glicose. Os níveis de colesterol também são controlados.

Rica em triptofano, ela proporciona maior sensação de bem estar e melhora o humor. Por conter silício e proteínas, contribui para a saúde da pele, deixando-a mais bonita.

Como usar aveia

A aveia é facilmente encontrada em supermercados em farinha, farelo ou em flocos. Ela pode ser usada de várias formas, dependendo da forma escolhida, mas no geral todas podem ser usadas da mesma forma.

Acrescente aveia em frutas

Ao acrescentar a aveia em frutas você garante uma refeição super nutritiva, aproveitando os benefícios do cereal e da fruta escolhida. Você pode usar tanto o farelo como em flocos. Experimente com banana picada, mamão, melão e outras.

Substitua a farinha branca

Se a aveia não for processada junto com o trigo, é um cereal livre de glúten. Basta verificar essa informação na embalagem do produto. A farinha de aveia pode ser usada no lugar da farinha de trigo branca para produzir bolo, tortas e biscoitos.

Tanto a farinha como o farelo de aveia podem ser usados para fazer panquecas.

Aveia com iogurte

Outra maneira de incluir a aveia em sua dieta é consumi-la no iogurte natural. Use a aveia em flocos para um resultado um pouco mais crocante. Acrescente frutas secas como uva e se precisar, adoce com mel.

As frutas também são bem vindas nesta versão.

Use aveia em farofas

A farofa é uma receita bastante usada em acompanhamentos, principalmente no final do ano. Você pode deixá-la mais saudável substituindo a farinha de milho por aveia em flocos.

Para turbinar ainda mais sua farofa e deixá-la mais nutritiva, acrescente outros grãos e sementes como a linhaça e a chia.

Sucos e vitaminas com aveia

Acrescente uma colher da farinha ou farelo de aveia em seus sucos e vitaminas.

Assim você aproveita seus benefícios e inclui o cereal tão bom em sua vida sem muitas dificuldades.

Mingau de aveia

O mingau é um lanche bem prático e nutritivo para todas as idades, não somente para as crianças e bebês. Ele pode ser feito com qualquer tipo de aveia.

Basta acrescentar cerca de 2 colheres do cereal com cerca de 250ml de água ou leite em uma panela. Se preferir um mingau mais cremoso ou invés de firme, acrescente mais água ou leite.

Cozinhe a aveia por cerca de 3 ou 4 minutos mexendo sempre. Para finalizar, desligue o fogo e acrescente uma fruta de sua preferência picada, como a banana e canela.

A aveia é um alimento altamente nutritivo e com propriedades super benéficas para o organismo, tanto para a saúde como para emagrecer. É super fácil incluí-la em sua alimentação, basta comprar uma das três versões (ou as três) e acrescentar uma colher em alguma refeição, podendo ser no café da manhã ou nos lanches durante o dia.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply