Atividade física para liberar o estresse – 7 atitudes para mudar de vida!

A correria do dia a dia deixa a maioria das pessoas estressada, que já chega em casa do trabalho sem ânimo com vontade de se atirar na cama e não fazer mais nada. Mas nós sabemos que isso é impossível, certo? O estresse pode acarrear inúmeros problemas de saúde, desde uma simples dor de cabeça, até problemas mais sérios que podem comprometer a vida social. Mas, você sabia que as atividades físicas podem ajudar você a se livrar do estresse causado pela rotina?

Quer saber quais são essas atividades físicas? Então veja aqui na Revista Shape as melhores e todos os benefícios que elas podem trazer para o seu corpo e para sua mente. Tenho certeza que depois dessa matéria você vai ter uma vida nova.

O estresse está sempre acompanhando as pessoas, o que a maioria delas não sabe é que pode se livrar dele de forma simples dedicando apenas alguns minutos do seu dia. Sabe como? Praticando atividades físicas, por isso selecionamos as 7 melhores para você fazer e se sentir bem melhor. Cada vez mais as pessoas buscam por alternativas saudáveis para viver melhor.

Quando as atividades são praticadas é liberado na corrente sanguínea várias substâncias que promovem a sensação de bem-estar e prazer. A principal substância é a endorfina, que é produzida de forma natural pelo cérebro enquanto a pessoa se exercita. Ela nada mais é do que um analgésico natural, com potencial para diminuir a ansiedade o estresse, aliviar as tensões do dia a dia e, é indicada por médicos para pessoas que apresentam depressão. Vamos as atividades físicas:

Escalada

Essa é uma atividade que exige muita concentração e força física. O atleta pode e deve fazer a atividade dentro do seu ritmo. A escala é o esporte ideal para quem está em busca de relaxamento. É necessário estudar cada movimento a ser feito, isso faz com que os pensamentos no trabalho ou em qualquer outro tipo de problema seja bloqueado voltando a concentração apenas para o exercício. É possível fazer escalada em meio a natureza, porém é preciso ter um instrutor e usar o equipamento adequado.

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Ioga

A Ioga exige técnicas de respiração para concretizar os exercícios, e essa técnica atua diretamente no estresse, uma vez que a respiração fica mais ofegante quando há ansiedade e nervosismo. O aluno deve ficar em uma posição confortável, seja sentado ou deitado de inspirar pelas narinas por cerca de 4 segundos e depois expirar pela boca por volta de 6 segundos, tudo isso de forma consciente. O ambiente deve ser calmo sem barulho ou ruídos.

Tai Chi Chuan

Fazer movimentos leves de forma suave é a base do Tai Chi Chuan, a atividade é muito usada para combater o estresse. Durante a prática da atividade são feitos exercícios que melhoram as habilidades mentais e físicas usando técnicas de meditação, controle e respiração. A metodologia dessa atividade é promover maior concentração e melhorar os sentidos tornando os mesmos mais perceptivos.

Natação

A natação é excelente para quem deseja aliviar o estresse, pois ela deixa os movimentos mais lentos, tudo parece ficar mais devagar. O atleta fica imerso ouvindo apenas o barulho da água com muita concentração nos seus movimentos o que o deixa mais introspectivo.

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Pilates

O Pilates, além de trabalhar a respiração, também atua sobre a musculação e alongamento. Ele é direcionado a incentivo da respiração abdominal. Para exercer a atividade é preciso ter concentração nos movimentos e na respiração deixando de lado todo e qualquer estresse que possa estar causando preocupações.

Dança de salão

A dança é indiscutivelmente uma das atividades mais prazerosas que existe, para quem gosta é claro. Ao dançar com seu parceiro é preciso concentração e movimentos contínuos em ritmos variados. Para que o parceiro de dança possa desempenhar um ótimo trabalho depende da parceira, por isso exige concentração e envolvimento para ser guiado ou guiar. A dica para relaxar mais é escolher um ritmo que seja de sua preferência.

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Caminhada ao ar livre

A caminhada é uma excelente atividade para combater o estresse. Você pode convidar amigas para fazer junto com você, ou escutar músicas relaxantes que você gosta. Uma dica para aproveitar ainda mais é caminhar em ambientes arborizados como parques e ficar escutando os sons da natureza. Além de se sentir relaxada você vai queimar calorias e respirar ar puro aliviando as tensões e o estresse do dia a dia.

Além dessas atividades que foram citadas acima, você também pode aliviar o estresse lendo um bom livro, escutando música, tomando banho de mar ou de cachoeira, fazendo passeios ao ar livre com amigos ou familiares. Enfim, você pode escolher entre as inúmeras maneiras de aliviar o estresse do dia a dia seja praticando atividades físicas ou fazendo aquilo que mais gosta.

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