Andar de bicicleta na rua: benefícios e cuidados necessários.

Praticar exercícios físicos é muito importante e isso muita gente sabe. Cada vez mais tem crescido o número de academias e de frequentadores assíduos desses ambientes. Porém, a prática de exercícios físicos ao ar livre pode potencializar a atividade realizada e andar de bicicleta não é diferente.

Andar de bicicleta na rua pode trazer muitos benefícios para a saúde, podendo ajudar a proteger contra diversas doenças. Conheça alguns benefícios de andar de bicicleta e os cuidados que você deve tomar ao andar na rua:

Quais são os benefícios?

Andar de bicicleta é uma atividade que pode ser facilmente realizada e que é uma boa opção para quem deseja sair do sedentarismo. Entre os benefícios para a saúde envolvidos, estão:

  1. Prevenção das doenças cardiovasculares: Andar de bicicleta fortalece a musculatura do coração e melhora o desempenho cardíaco. A pratica desta atividade física pode auxiliar na prevenção de doenças como pressão alta, derrame e ataque cardíaco.
  2. Diminui o risco de desenvolver diabetes: Pedalar pode ser uma ótima forma de prevenção contra a diabete, contribuindo para que os níveis de açúcar no organismo se mantenham estáveis.
  3. Desenvolvimento de musculatura: Esta atividade movimenta bastante a parte inferior e contribui para o fortalecimento da musculatura da perna, além de estimular a contração do abdômen.
  4. Perda de peso: praticar o ciclismo auxilia na perda de peso pois a atividade estimula o aumento da taxa metabólica e contribui para a queima de gordura. Se realizada em conjunto com uma dieta balanceada, andar de bicicleta regularmente oferecerá uma forma saudável de perder peso.
  5. Melhora o sistema respiratório: Andar de bicicleta contribui também para o fortalecimento dos pulmões e na melhoria da respiração, reduzindo os riscos de doenças respiratórias.
  6. Melhora na saúde mental: Pedalar favorece os níveis de endorfina e auxilia na melhora da saúde mental, sendo uma atividade altamente recomendada para pessoas que apresentam quadros de depressão, ansiedade e estresse. Sendo uma atividade ao ar livre, pode ser escolhido um local com uma paisagem agradável para pedalar.

Entre outros benefícios que podem ser associados a esta atividade estão o baixo investimento e a possibilidade de utilizar a bicicleta como um meio de transporte, podendo ser realizada a atividade física diária enquanto encaminha-se para o local de trabalho.

Cuidados fundamentais ao andar de bicicleta

 Para melhorar a experiência de andar de bicicleta na rua, é fundamental tomar determinados cuidados antes e durante a realização da atividade:

  1. Faça um alongamento antes de pedalar: sendo uma atividade física, é importante que você realize um alongamento antes de começar a pedalar, tendo uma atenção especial para o alongamento das pernas, uma vez que os músculos desta região serão os que mais irão trabalhar.
  2. Comece aos poucos: pedalar exige um esforço físico e por isso deve-se tomar o cuidado de começar aos poucos, aumentando a frequência e o tempo de pedalada semanalmente.
  3. Tenha cuidado com o trânsito: andar de bicicleta em algumas regiões com um grande volume de veículos pode ser difícil caso não haja uma ciclovia ou ciclofaixa. É importante que o ciclista esteja atento para não correr riscos durante a realização da atividade, atentando-se também para as leis de trânsito.
  4. Utilize equipamentos adequados: para aumentar a segurança, é importante a utilização de equipamentos para ciclista. Para aumentar a segurança, recomenda-se o uso de capacete, óculos de proteção e luvas enquanto pedala. Além disso, o ciclista deve incrementar a bicicleta com campainha, refletores e espelho retrovisor.

Melhorando a qualidade de vida

Muitas pessoas não percebem o quanto o dia pode tornar-se mais exaustivo ao enfrentar o trânsito para locomover-se. Utilizar a bicicleta como meio de transporte oferece uma grande melhora na qualidade de vida,  pois além dos benefícios já citados que são relacionados com a saúde, ir ao trabalho deixará de ser uma atividade estressante e passará a contribuir para o bem estar.

A liberdade oferecida pela bicicleta faz com que a pessoa possa escolher caminhos mais agradáveis, observar mais o que ocorre ao redor e ao mesmo tempo locomover-se e praticar um exercício físico.

Com certeza você chegará ao trabalho com mais disposição para realizar as suas atividades diárias, tendo tempo também para organizar os pensamentos enquanto pedala para chegar ao seu destino.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply