Amora – Benefícios, Informação nutricional e receitas para emagrecer

Amora branca, vermelha ou preta. Seja qual for, é adorada em vários lugares do mundo! Cresce em lugares com clima quente, e o Brasil tem o clima perfeito para a amora! O seu cultivo é bem simples e muitas vezes nem precisa de pesticidas e agrotóxicos.

Essa fruta vermelha oferece muitos benefícios para sua saúde e até mesmo para o emagrecimento. Além de adoçar seus pratos preferidos!

Propriedades da amora

Amora2

A amora é uma fruta vermelha com poucas calorias. Cerca de 43 calorias em cada 100 gramas! Ela ainda possui aproximadamente:

  • Carboidratos: 9,6g;
  • Açúcar: 4,9g;
  • Proteínas: 1,4g;
  • Gorduras: 0,5g;
  • Fibras: 5,3g;
  • Cálcio: 39mg;
  • Ferro: 1,85mg;
  • Magnésio: 10mg;
  • Fósforo: 38mg;
  • Potássio: 194mg;
  • Sódio: 10mg;
  • Zinco: 0,12mg.

Além de vitaminas do complexo B, vitamina C, A, E, D e K.

A amora também possui muitas propriedades benéficas para sua saúde, como ação diurética, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, anti-inflamatória e antimicrobiana.

Não há uma quantidade de consumo pré-estabelecida, no entanto é importante não consumir em grandes quantidades ou ainda adicionar açúcar nos chás e bebidas feitas com essa frutinha vermelha.

Benefícios da amora

Amora

A amora proporciona muitos benefícios para a saúde. Entre eles, destacam-se:

Melhora os sintomas da menopausa

As folhas da amora possuem grande concentração de fitormônios, que no organismo possuem ação semelhante ao hormônio feminino estrogênio. Por esse motivo o chá feito com as folhas ajuda a controlar os sintomas da menopausa.

Alivia os suores noturnos, as ondas de calor, os distúrbios do sono, a ansiedade, secura vaginal e muitos outros sintomas que acompanham essa fase da vida da mulher.

Alivia as cólicas menstruais

Sua ação contra as cólicas menstruais é excelente, pelo mesmo motivo que combate os sintomas da menopausa. No entanto, é importante ressaltar que o consumo excessivo do chá pode afetar o ciclo menstrual.

Reforça o sistema imunológico

Em sua composição encontra-se boas quantidades de vitamina C. O que garante um ótimo reforço para o sistema imunológico. Consequentemente, ajuda a prevenir doenças infecciosas e até inflamações. Também contribui no tratamento de infecções e inflamações, já que possui propriedade anti-inflamatória e antibacteriana.

Combate a osteoporose

Por ser rica em cálcio, vitamina C, E e K, a amora melhora a densidade óssea. Sua composição permite a regeneração do tecido ósseo. Com isso, o seu consumo regular previne problemas como a osteoporose e outras doenças nos ossos. Também contribui para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Amora emagrece

Entre os benefícios que chamam a atenção, é sua contribuição no emagrecimento. É uma fruta que possui poucas calorias por porção (cerca de 43K cada porção de 100g). Além disso, é rica em vitaminas e minerais excelentes para a saúde. Isso faz com que a amora seja excelente combatente da obesidade.

É rica em fibras, o que garante a saciedade por mais tempo e contribui para o funcionamento do intestino. Seja consumida a fruta in natura, suco ou chá das folhas, ela irá auxiliar no processo de emagrecimento e ainda aumentará sua resistência e irá melhorar sua saúde.

Como consumir: receitas para emagrecer com amora

Amora3

Veja como consumir a amora:

Chá de folha de amora

Esse chá é ótimo para as mulheres controlarem o ciclo menstrual, alivia cólicas e os sintomas da menopausa. Também contribui para o emagrecimento de homens e mulheres.

Para preparar você irá precisar de 1 colher de chá de folhas secas de amora e 1 xícara de água fervente.  Assim que a água ferver, desligue o fogo e acrescente as folhas, deixando em imersão por 10 minutos. Passado esse tempo, coe e tome.

É possível aumentar a quantidade dos ingredientes e deixá-lo na geladeira para tomar ao longo do dia. No entanto, é importante frisar que o consumo recomendado é de 2 xícaras ao dia.

Suco de amora

Nada melhor para refrescar do que um suco, não é mesmo? Para fazer um suco de amora e aproveitar seu sabor e benefícios, basta bater no liquidificador cerca de 100g de amora lavada e 1 copo de água gelada. Não é necessário coar e nem adoçar, só se deliciar!

Vitamina de amora com laranja

Essa receita é simples, fácil e ótima para aumentar sua resistência e imunidade!

Para fazer, basta bater no liquidificador 1 xícara de chá de amoras congeladas, 1 copo de suco de laranja e 1 copo de iogurte natural desnatado. Se preferir, pode adoçar com mel. Sirva em seguida!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply