Alongamento para Braço – Os mais fáceis para fazer em casa

Alongamentos são todos os exercícios que têm como objetivo aumentar e melhorar a flexibilidade muscular. O termo está bastante associado com as práticas de atividades físicas e com a própria disciplina de fisioterapia.

É bastante comum, entretanto, que as pessoas pulem a “aula” de alongamento para ir direto aos exercícios físicos, o que é totalmente errado. Descubra os benefícios e importância do alongamento, a razão de se preocupar com a postura correta e quais são os melhores exercícios de alongamento para braço!

Por que alongar?

A prática do alongamento, como dito, aumenta e promove melhorias na flexibilidade muscular. Isso está associado diretamente com o estiramento das fibras musculares, de modo que elas aumentem de comprimento.

Com o aumento da flexibilidade, há maior amplitude de movimento de uma certa articulação. Quanto mais se alonga determinado músculo, maior será a movimentação dessa articulação, que é comandada pelo músculo em questão.

Alongamento para cervical

Tanto antes e depois de atividades físicas, os alongamentos são indicados por razões óbvias como:

  • Ativa a circulação;
  • Aumenta o arco de maleabilidade;
  • Auxilia na liberação de movimentos que antes eram bloqueados por tensões emocionais;
  • Desenvolve a chamada “consciência corporal”, isto é, você consegue mentalizar que parte do corpo está sendo alongada;
  • Facilita a prática de atividades de desgaste (como a corrida e o ciclismo, por exemplo);
  • Melhora a coordenação, tornando os movimentos mais fáceis e soltos;
  • Oferece relaxamento;
  • Previne lesões;
  • Redução da tensão muscular.

Além disso, os alongamentos preparam e aquecem os músculos antes da atividade física e eliminam a tensão quando feitos após o exercício.

Importância da postura correta

Assim como o alongamento em si, um detalhe básico do corpo humano que costuma ser deixado de lado é a postura. Embora pareça algo tão ordinário, não tomar cuidados e não manter a postura correta no seu cotidiano pode causar vários problemas de saúde, inclusive os de coluna.

A má postura pode transmitir ideias de baixa autoestima e tristeza, mas são os problemas físicos que mais indicam a importância de se cuidar e garantir uma boa postura.

Quando a postura está incorreta, alguns grupos musculares são forçados mais que outros e fará com que você se canse mais rapidamente. Isso vale quando a busca pela postura correta ocorrer: alguns músculos estarão enfraquecidos, enquanto outros estarão mais fortalecidos.

Para evitar os vários problemas de saúde que surgem por causa da má postura, é recomendado que se procure um fisioterapeuta para verificar o estado de sua coluna e iniciar um tratamento.

5 melhores alongamentos para braço

Alongamento para cervical2

Os braços são membros essenciais para o dia a dia e precisam de alongamentos regulares para reduzir a tensão muscular, para seu relaxamento e até mesmo na prevenção de desgastes de músculos e articulações.

Alguns alongamentos para braço podem ser feitos em casa, pois são extremamente simples e rápidos. Confira a lista abaixo que separamos com os 5 alongamentos mais conhecidos e recomendados:

  1. Alongamento para bíceps:

Em pé, posicione-se com os pés separados em uma distância parecida com a largura dos ombros. Dobre levemente os joelhos e mantenha os pés apontados para a frente.

A seguir, erga os dois braços atrás do seu corpo, girando os pulsos de modo que as duas palmas fiquem viradas também para essa região.

Quando sentir o alongamento, aguarde o tempo determinado. Se precisar, empurre gentilmente os braços para trás até sentir.

  1. Alongamento para tríceps:

Também em pé, com as pernas separadas na mesma largura do quadril, dobre levemente os joelhos.

Depois, levante o braço direito para cima – mais ou menos perto da orelha. Dobre o cotovelo, coloque a mão direita no ombro esquerdo e atrás das costas. Os dedos de sua mão direita precisam estar apontando par abaixo, tocando a parte posterior da escápula.

Faça o mesmo com o braço esquerdo.

  1. Alongamento para antebraço e pulso:

Estenda um braço à frente do corpo, mantendo a palma da mão virada para cima. Depois dobre o pulso para baixo, de modo que a mão fique direcionada para o chão.

Usando a outra mão, flexione gentilmente o pulso até que se sinta um leve (ou moderado) alongamento no antebraço.

  1. Alongamento para braço e ombro:

Em pé, dobre ligeiramente os joelhos e separe os pés na largura dos ombros. Dobre o cotovelo direito e coloque o braço sobre o peito. A seguir, coloque o braço esquerdo suavemente atrás do cotovelo para servir de apoio ao outro braço durante o alongamento.

Depois troque os braços de posição.

Alongamento para cervical3

  1. Alongamento lateral para tríceps:

Parecido com o alongamento anterior, é preciso que você leve o braço direito sobre o corpo, dobrando o cotovelo e fazendo com que sua mão esquerda segure o mesmo.

Com o cotovelo esquerdo também dobrado, você irá sentir o alongamento. Troque a posição para fazer no outro lado do corpo.

Lembrando que cada exercício tem uma duração média de 20 a 30 segundos, não mais que isso, ok?


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply