Alimentos ricos em vitaminas do complexo B – Veja a Lista Completa!

Para o bom funcionamento do corpo e da mente, é necessário ingerir diariamente uma série de nutrientes e vitaminas. As vitaminas do complexo B são as principais responsáveis pela saúde emocional e também mental do ser humano.

Para garantir os níveis adequados, é preciso consumir alimentos com vitaminas do complexo B diariamente, já que o corpo não faz reservas dela.

Saiba quais são as vitaminas do complexo B, seus benefícios e confira a lista completa dos alimentos:

Principais benefícios da vitamina do complexo B

vitaminas B

As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, são solúveis em água e absorvidas pelo intestino. Elas também são transportadas pelo sistema circulatório até o sistema celular, onde desempenham um importante papel.

Ao todo, são 8 vitaminas: B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina). Cada uma possui seus próprios benefícios para o organismo.

Entre os principais benefícios, destacam-se o combate contra a depressão e a ansiedade, já que elas contribuem para a saúde mental do ser humano. Além disso, também tem como benefício manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos e boca. Outros órgãos são beneficiados pelas vitaminas do complexo B, como o fígado e o estômago.

Vitamina B1 (Tiamina)

Auxilia na produção do ácido clorídrico e também na formação do sangue. Desempenha um papel importante no metabolismo dos carboidratos.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Além do metabolismo dos carboidratos, auxilia também no mesmo processo cocm as proteínas e gorduras. Contribui para a formação de hemácias, anticorpos, respiração celular e o crescimento. É ótima para pele e olhos.

Vitamina B3 (Niacina)

Contribui e melhora a circulação, reduz o colesterol e também mantém a pele bonita e saudável. Tem papel importante no funcionamento do sistema nervoso. Também contribui com o metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas. Assim como a B1, ajuda na produção do ácido clorídrico.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Atua na formação dos hormônios supra renais e dos anticorpos. Com as vitaminas anteriores, também auxilia no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas. É conhecida por ajudar a manter o bom humor, já que é “antiestresse”.

Vitamina B6 (Piridoxina)

Essa vitamina é importante para a saúde mental e também física. Atua na produção de hormônios e é estimulante das funções defensivas das células. É essencial para o crescimento de crianças e jovens.

Vitamina B7 (Biotina)

Também contribui para o metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas. Ajuda a manter a saúde dos cabelos e pele, além de evitar a queda capilar. contribui para o crescimento celular e a produção dos ácidos graxos.

Vitamina B9 (Ácido Fólico)

Uma das principais funções é o desenvolvimento celular, por isso é essencial durante uma gestação. Auxilia na síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas e também na formação de hemácias. Além disso, atua no sistema nervoso e é fundamental para o cérebro.

Vitamina B12 (Cobalamina)

É ótima na prevenção e tratamento da anemia. Contribui para a formação, desenvolvimento e funcionamento celular. Ajuda na digestão, metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, contribui para o crescimento e desenvolvimento.

Sintomas da ausência dessa vitamina no corpo

vitaminas do complexo B

A falta das vitaminas do complexo B no organismo resultam em alguns sintomas, como:

  • Anemia;
  • Depressão;
  • Cansaço;
  • Letargia;
  • Indisposição;
  • Dificuldade na coordenação motora;
  • Fraqueza muscular;
  • Tontura;
  • Alterações de sono;
  • Irritabilidade;
  • Esteatose hepática;
  • Unhas fracas;
  • Queda de cabelo;
  • Dermatite.

Quais são os alimentos ricos em vitaminas do complexo B?

vitamina B

A uma grande lista de alimentos ricos em vitaminas do complexo B! Veja:

  • Carne vermelha;
  • Fígado;
  • Peixes (salmão e atum);
  • Ovos;
  • Banana;
  • Melão;
  • Batata;
  • Abacate;
  • Leguminosas como feijão, ervilha e grão de bico;
  • Leite;
  • Legumes;
  • Cereais integrais;
  • Brócolis;
  • Miúdos;
  • Vísceras;
  • Vegetais folhosos;
  • Milho;
  • Amendoim;
  • Frutas secas;
  • Queijos.

É importante lembrar que um alimento não possui necessariamente todas as vitaminas do complexo B em quantidades iguais. Alguns possuem em abundância a vitamina B9 (ácido fólico), como os vegetais folhosos e o amendoim. Por sua vez, a carne vermelha possui praticamente as 8 vitaminas.

Contraindicações: não se deve abusar da vitamina

As vitaminas do complexo B também podem ser adquiridas através da suplementação. No entanto, há maiores riscos de sofrer com o excesso delas no organismo.

No geral, não grandes problemas, já que essas vitaminas não usadas são eliminadas através da urina todos os dias. Por esse motivo recomenda-se ingerir alimentos ricos em vitaminas do complexo B diariamente. Porém, caso aconteça do excesso ser tão grande e o corpo não conseguir eliminar, pode ocorrer alguns problemas.

O excesso de vitamina B6 pode causar neurite. Já com a vitamina B3, quem sofrerá com os prejuízos é o fígado. A vitamina B9 pode acarretar problemas hormonais e ainda favorecer a multiplicação celular.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply