Alimentos ricos em carboidratos – Principais exemplos que engordam. São ruins?

Os alimentos ricos em carboidratos são importantes para dar energia para o organismo, já que a substância é considerada a de maior riqueza em glicose. No entanto, se o consumo de pães, massas, cereais e massas e fontes de carboidrato não for controlado, pode ocasionar sobrepeso, acúmulo de gordura corporal e aumento do risco de desenvolvimento de diabetes.

Para uma dieta saudável, os nutricionistas recomendam a ingestão média de 200 a 300 gramas de carboidratos diariamente (o equivalente a 1 pão frances e alguns biscoitos). Quem tem a intenção de queimar gordura localizada ou emagrecer, recomenda-se porções ainda menores – como faz a dieta low carb ou a dieta da proteína – já explicamos aqui como funciona a dieta low carb.

Quem quer preparar o cardápio com mais consciente deve prestar atenção na quantidade de carboidratos diários – os principais vilões são os industrializados e processados, quais possuem baixo valor nutricional e grande quantidade calórica. Abaixo você confere uma lista completa dos alimentos que contém a substância e em que quantidade:

lista de alimentos ricos em carboidratos

Alimentos ricos em carboidratos -Lista completa

De um modo geral, todo tipo de massa ou comida que tem em sua composição uso de farinha ou cereais integrais, possui carboidrato. No entanto, até mesmo legumes podem apresentar valores mais baixos do nutriente.

Alimentos Quantidade de carboidratos em 100 g Energia em 100 g
Corn flakes 81,1 g 374 calorias
Bolacha maisena 72,0 g 436 calorias
Torrada integral 62,6 g 364 calorias
Bolacha de água e sal 61,6 g 451 calorias
Pão francês 57,3 g 289 calorias
Pão de centeio 56,4 g 263 calorias
Arroz28,0 g 127 calorias
Macarrão 19,9 g 101 calorias
Batata cozida 18,5 g 85 calorias
Ervilha 18,1 g 63 calorias
Grão-de-bico 16,7 g 121 calorias
Lentilhas 16,7 g 108 calorias
Feijão 14,0 g 91 calorias
Soja 7,5 g 40 calorias

Carboidratos são ruins para a saúde? Engordam?

Não exatamente. O carboidrato é importante e deve ser consumido, de acordo com a recomendação dos médicos. No entanto, o problema é o consumo excessivo deste nutriente – o que pode desencadear problemas de pressão, sobrepeso, obesidade e pré-diabetes.

Isso acontece porque estes alimentos devem ser comidos em pequenas quantidades, já que são altamente calóricos.No entanto, a cultura das cidades e alguns hábitos de vida levam à rotinas alimentares em que os carboidratos se tornam o principal alimento de todas as refeições diárias –  o que causa um acúmulo de energia em forma de gordura localizada.

Carboidratos bons

O carboidrato é uma das principais fontes de energia para o organismo. O segredo para que ele seja saudável é apostar nos carboidratos complexos – aqueles que liberam a glicose de maneira mais devagar durante a digestão, sem gerar picos de glicemia na corrente sanguínea. Além disso, estas opções tem maior valor nutricional, possuindo fibras e, muitas vezes, grandes quantidades de proteínas. Alguns exemplos de alimentos que contém carboidratos complexos são: Mandioca, Batata Doce, Grão de Bico, Macarrão Integral, Abóbora, Linhaça, Tomate, Brócolis e a Aveia.

Carboidratos ruins

Já os carboidratos simples têm menor valor nutricional, geralmente são processados pela indústria alimentícia e libera o glicogênio de uma vez só na corrente sanguínea, gerando picos de glicose. Alguns exemplos de comidas que se encaixam nesta categoria são: arroz branco, macarrão, pão branco, doces, refrigerante, sorvete, bebidas isotônicas, chocolates, leites e derivados.

Quanto de carboidrato devo consumir?

Esta resposta varia muito de acordo com a necessidade de cada pessoa. Para pessoas com alto gasto calórico como praticantes assíduos de atividade física, a porção de consumo deve ser maior. Já aqueles que estão procurando emagrecer devem reduzir os alimentos ricos em carboidratos.

Quem procura ganhar massa muscular deve fazer consumo das opções de carboidratos complexos ao longo do dia, preferencialmente antes e depois do treino. Pode-se também incluir no cardápio as comidas que são ricas, ao mesmo tempo, em carboidratos e proteínas. Estes irão dar energia e força para os músculos durante o treino.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply