Alimentos que ajudam a te deixar mais atento e estimulam a atenção

Para que o corpo funcione corretamente e você tenha energia, é preciso manter o organismo saudável. E a melhor forma de fazer isso é caprichar na alimentação. Cada parte do corpo precisa de nutrientes específicos. Já percebeu que em alguns dias você está mais distraído? Isso pode ser sinal de que algum nutriente está faltando para o cérebro. Você sabia que existem alguns alimentos que ajudam a te deixar mais atento e estimulam a atenção?

Incluir determinados alimentos em sua dieta pode ajudar a te manter mais atento, focado, enérgico e ainda prender sua atenção para o que realmente importa. Isso é ótimo, principalmente para quem precisa de concentração para trabalhar e estudar. Conheça agora 7 alimentos que irão fazer diferença no seu dia a dia:

1 – Peixes

Alimentos que ajudam a te deixar mais atento e estimulam a atenção

Alimentos ricos em ômega 3 são grandes aliados da concentração. Esse ácido graxo é encontrado em grandes quantidades nos peixes, principalmente na sardinha, salmão e arenque.

O ômega 3 atua diretamente na sinalização do sistema nervoso. Sua função é otimizar a comunicação entre os neurônios. Isso faz com que aumente a concentração, permitindo prender a atenção por mais tempo em determinadas atividades. Esse efeito é causado porque o cérebro precisa que os neurônios se comuniquem adequadamente para funcionar.

2 – Laticínios

Alimentos que ajudam a te deixar mais atento e estimulam a atenção

Os alimentos de origem animal possuem um nutriente aliado do cérebro, estimulando o seu perfeito funcionamento e melhorando a concentração e aprendizagem. Esse nutriente é a vitamina B.

Presente no leite, queijos e iogurtes, a vitamina B é uma das responsáveis pela formação dos neurotransmissores. Também possuem participação especial nas transmissões nervosas. Isso faz com o cérebro se ligue e fique mais atento a sua volta.

A vitamina B também é encontrada em algumas leguminosas, como o feijão, lentilha e grão de bico.

3 – Ovos

Alimentos que ajudam a te deixar mais atento e estimulam a atenção

Também de origem animal, os ovos são considerados super alimentos por vários motivos, entre eles, por proteger a saúde do cérebro. A gema possui uma substância chamada de colina, também encontrada na soja. A colina tem a função de é um aminoácido que protege as células nervosas, melhorando a memória e a cognição. Além disso, há vários outros benefícios em incluir esse alimento em seu cardápio diário.

4 – Açafrão

Alimentos que ajudam a te deixar mais atento e estimulam a atenção

Esse tempero de cor amarelada tem um sabor bem marcante. É muito usado em pratos espanhóis, sendo excelente para a saúde do organismo. Entre suas características, é m alimento que deixa mais atento e estimula a atenção. O açafrão é capaz de inibir a morte dos neurônios. Logo, estimula a concentração e melhora a habilidade de aprendizagem.

Pode ser usado em diversos pratos. No entanto, é importante cuidar para não exagerar e amargar a comida. É muito usado no arroz, carnes, frangos e até mesmo no feijão.

5 – Alimentos integrais

Alimentos que ajudam a te deixar mais atento e estimulam a atenção

Os carboidratos são conhecidos por aumentar a energia. No entanto, há dois tipos: os carboidratos simples, como o arroz branco. Esses são ingeridos pelo organismo mais rapidamente, causando picos de energia. Já os carboidratos complexos, como o arroz integral, demora mais tempo para serem digeridos, mantendo o corpo “ligado” o dia todo, sem causar os picos. Por serem absorvidos lentamente, deixam o corpo e o cérebro em estado de alerta por mais tempo, ajudando a manter a concentração nas atividades.

Por serem ricos em fibras, ajuda a liberar a glicose aos poucos. Os carboidratos são considerados inimigos da balança, por isso são cortados dos cardápios. No entanto, a falta deles prejudica consideravelmente o rendimento, diminuindo a atenção, a concentração e até mesmo a memória. Por esse motivo, recomenda-se a substituição pelos alimentos integrais, como o arroz, macarrão, pão e até mesmo aveia.

6 – Folhas verdes

Alimentos que ajudam a te deixar mais atento e estimulam a atenção

Além de muitos outros nutrientes, possuem vitamina K, antioxidantes e a luteína. Essa última é uma grande aliada da capacidade cognitiva, preservando-a e mantendo segura. Além disso, segundo alguns estudos também pode proteger os neurônios, retardando o seu envelhecimento, logo auxilia em um bom funcionamento dos mesmos.

7 – Cafeína

Alimentos que ajudam a te deixar mais atento e estimulam a atenção

Por último, o mais conhecido por “acordar”, a cafeína. Presente no café, chocolates, refrigerantes e alguns chás, a cafeína afasta a fadiga mental, ativando o sistema de alerta do cérebro e fazendo com que ele fique focado por mais tempo em determinada tarefa.

20 alimentos para turbinar o cérebro e melhorar aprendizagem e concentração <https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/cerebro-aprendizagem-concentracao/>

Nutricionista traz dicas de alimentos que estimulam raciocínio e memória <http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/09/nutricionista-traz-dicas-de-alimentos-que-estimulam-raciocinio-e-memoria-sao-carlos.html>

Alimentos que Ajudam a te Deixar Mais Atento e Estimulam a Atenção <https://www.queroviverbem.com.br/alimentos-que-estimulam-atencao/>


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

2 Comments

  1. Avatar Silas Ribeiro
    • Revista Shape Revista Shape

Leave a Reply