Alimentos que ajudam na prevenção do AVC!

O Acidente Vascular Cerebral, ou apenas AVC, como é popularmente conhecido, se trata de um derrame cerebral. Cada vez mais essa condição afeta pacientes mais novos que 55 anos de idade, sendo a terceira maior causa de morte no mundo. Existem alguns alimentos que ajudam na prevenção do AVC, no entanto em casos genéticos e hereditários é importante fazer acompanhamento médico.

Vale frisar que o estresse, a ansiedade e os péssimos hábitos são fatores que também podem resultar no derrame cerebral.

1 – Abacate

A fruta possui boa quantidade de gorduras saudáveis. Além disso, é rica em ômega 3, uma gordura poli-insaturada, pertencente a família dos ácidos graxos.

Uma das funções do ômega 3 é a prevenção da oxidação celular, logo, previne o envelhecimento precoce, protegendo também as veias e artérias, evitando o derrame cerebral.

O abacate também possui potássio, mineral excelente para balancear a pressão arterial, já que cria um equilíbrio perfeito com o sódio. Com a pressão arterial controlada, os riscos de AVC diminuem.

2 – Banana

Outra fruta importante na prevenção do AVC é a banana. Conhecida por ser uma grande fonte de potássio, a banana tem função de ajudar a equilibrar a pressão arterial do organismo. Além disso, a fruta também contribui regulando os níveis de serotonina, o  hormônio do prazer e do bem estar.

Dessa forma, alivia a tensão, o estresse e a ansiedade, fatores externos que contribuem para o Acidente Vascular Cerebral.

3 – Tomates

Outra fruta excelente para prevenir o AVC é o tomate. É bastante usado em saladas frescas, mas também pode ser incluído na alimento através de molhos para massas, carnes e outras gostosuras. São ricos em antioxidantes naturais, nesse segmento quem ganha destaque é o licopeno.

O licopeno é um ótimo antioxidante para evitar o Acidente Vascular Cerebral, pois é capaz de reduzir a tensão arterial e melhora a circulação sanguínea. Ele também reduz os níveis de homocisteína, substância responsável por provocar o AVC. Ou seja, incluir o tomate em seu cardápio diário evita o AVC e ainda dá mais sabor e cor ao prato!

4 – Aveia

A aveia é um dos melhores alimentos que ajudam na prevenção do AVC. Aliás, é um bom alimento para quem quer manter uma dieta equilibrada e saudável. Ela possui boas quantidades de fibras, zinco e também de ferro. Um dos benefícios da aveia é diminuir o colesterol ruim, o LDL. Isso faz com que a circulação sanguínea flua melhor, já que as veias e arterias não estão obstruídas.

Outro benefício é redução dos níveis de açúcar do sangue, além de diminuir o estresse e a ansiedade. É bem versátil, podendo ser consumida como mingau, em bolos integrais, vitaminas, frutas frescas e iogurtes. Começar o dia comendo aveia garante uma boa sensação de saciedade, além de melhorar o seu humor durante o dia.

5 – Mamão

Essa é mais uma fruta rica em potássio, que ajuda a equilibrar o sódio do organismo e consequentemente diminui os riscos de um AVC. O mamão pode ser consumido no café da manhã ou nos lanches da manhã ou da tarde. Incluir aveia é um bom jeito de “turbinar” o seu prato e contribuir para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral.

Além do potássio, o mamão possui boas doses de licopeno, vitamina C e a papaína, enzima que melhora a digestão. Também possui efeito laxativo.

6 – Salmão, atum e sardinha

Você já viu que o ômega 3 é um ácido graxo poderoso na prevenção do AVC. E o salmão, atum e também a sardinha são alimentos riquíssimos em ômega 3. Sendo assim, incluir esses alimentos em seu cardápio evita também ataques cardíacos e equilibra o colesterol bom, já que contribui para a queda dos triglicérides.

Além desse ácido graxo, há outros nutrientes importantes para proteger o cérebro, como a vitamina D, potássio e de cálcio.

7 – Cereais integrais

Os alimentos integrais são excelentes para reduzir os riscos de AVC. São ricos em fibras, que regulam o colesterol e glicose, além de aumentar a sensação de saciedade. No entanto, ao inserir esse tipo de alimento no cardápio é importante aumentar o consumo de água.

Podem ser inseridos em todas as refeições, do café da manhã até o jantar. Boas fontes são a aveia, granola, chia, linhaça, arroz integral, pães integrais, batata doce e outros alimentos feitos com cereais integrais.

Referências:

Incluir mais potássio na alimentação pode reduzir risco de AVC <https://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16216-incluir-mais-potassio-na-alimentacao-pode-reduzir-risco-de-avc>

8 alimentos que ajudam a prevenir o AVC ou derrame cerebral <http://ressoar.med.br/noticias-item.php?url=8-alimentos-que-ajudam-a-prevenir-o-AVC-ou-derrame-cerebral&pg=1>

Alimentos que ajudam na prevenção do AVC <https://www.queroviverbem.com.br/alimentos-prevencao-avc/>


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply