Alimentos benéficos para o fígado – O que comer e não comer

Em geral, os alimentos benéficos para o fígado são aqueles que possuem Ph básico, com propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, para facilitar a circulação sanguínea e a filtragem do sangue – a qual é uma das principais funções do órgão.

O fígado é o responsável por armazenar e liberar a glicose no sistema sanguíneo, destruir hemácias antigas, processar drogas (medicamentos), metabolismo de lipídios e proteínas, transforma a amônia encontrada no corpo em ureia para posteriormente ser descartada, além de fazer a síntese da maioria dos componentes encontrados no plasma do nosso sangue.

alimentos para o fígado

Alimentos para o fígado

Abaixo segue a lista dos principais alimentos

Alho

Pode reduzir a pressão arterial, bem como auxiliar na perda de peso, pode ajudar na expectativa de vida, melhorar a saúde óssea, e pode ser utilizado para o combate de gripes e resfriados. Possui selênio, enxofre e alicina, esses agentes que auxiliam o fígado a liberar as toxinas que podem estar contidas nele;

Azeite

contribui para a saúde cardiovascular, além de controlar o colesterol e auxiliar na absorção de diversas vitaminas como a A, D, E e K, possui também ação anti-inflamatória. É responsável por fornecer ao fígado uma base para a diluição das toxinas encontradas no organismo;

Maçã

Pode controlar o diabetes, ajudar a emagrecer, é rica em antioxidantes e ajuda a diminuir o colesterol ruim. Possui pectina, ela diminui o colesterol e ainda faz com que a digestão da gordura seja facilitada;

Repolho

É um item bom para o coração, além de ajudar a emagrecer e ser um alimento contra o câncer, previne contra o Alzheimer, ajuda no sistema imunológico, fortalece os ossos e é bom para a pele. Contem isotiocionatos, eles fornecem enzimas desintoxicantes que auxiliam na eliminação das toxinas do organismo;

Chá verde

Ajuda a emagrecer, acelera o metabolismo, protege as células do organismo, combate o colesterol, ajuda a prevenir câncer e aumenta a concentração. As folhas do chá verde são repletas de substâncias antioxidantes que ajudam na manutenção das funções do fígado bem como a retardar o envelhecimento;

Abacate

Reduz estresse, combate o câncer, tem poder anti-inflamatório, regula o fluxo do intestino, melhora a saúde cardiovascular, além de reduzir o colesterol mal e ajudar a aumentar o bom colesterol. O abacate é responsável por auxiliar o fígado a produzir uma substância chamada glutationa, que limpa o fígado;

Frutas cítricas no geral

Auxiliam na saúde das células do corpo inteiro, além de conter um item indispensável para a produção do colágeno – a vitamina C, elas fazem com que as toxinas não absorvidas pela água ou lipídeos sejam enfim capturadas;

Gengibre

Combate azia, melhora náuseas e vômitos, previne câncer colorretal, protege o estômago contra úlceras, além de ser termogênico, fazendo com que o corpo gaste mais energia e facilitando a perca de peso.Também auxilia na secreção da bile, isso faz com que a digestão de gorduras tenha sua eficácia aprimorada e desafogando o fígado. Já mostramos aqui a lista completa de alimentos termogênicos. 

Própolis

Fortalece o sistema imunológico como um todo, combate amigdalites, protege seus dentes, ajuda no tratamento contra a acne. Contém bioflavonóides que fazem com que as funções do fígado consigam ser exercidas de uma melhor forma, acelerando também o processo de desintoxicação do organismo como um todo;

Rabanete

Hidrata a pele, combate o câncer, auxilia no tratamento contra problemas urinários e na perda de peso, regula a pressão arterial, faz bem ao intestino e ao sistema respiratório, trata a febre e mordidas de insetos, ajuda no aumento da secreção da bile pelo fígado, facilitando a digestão de gorduras;

Escarola

Auxilia na manutenção da saúde dos olhos, ossos e dentes. O amargor da escarola ajuda na produção da bile, ela pode ser combinada principalmente com tortas e pizzas, pratos assados no geral;

Frutas vermelhas

Costumam vir carregadas de antioxidantes que combatem as substâncias tóxicas encontradas no nosso organismo.

Consumo de água

Como não poderia faltar, a água é essencial para ajudar a dissolver e eliminar as substâncias do nosso organismo. Ela pode muito bem ser considerada como um combustível para o bom funcionamento do fígado, a bile também é produzida a partir da água. Hidratar-se constantemente é uma das técnicas para prevenir o desenvolvimento de gordura no fígado. 

Portanto, não se esqueça de manter uma alimentação saudável e variada para o bem-estar não só do fígado, mas do corpo no geral. Alimentos altamente gordurosos como frituras devem ser evitados se possível, juntamente com bebidas alcoólicas.

Também pode ser interessante evitar alguns alimentos quando sentir que seu fígado não está legal, são eles: manteigas e margarinas, embutidos, molhos, carne vermelha, leite e queijo.

Referências

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Efeito de um protocolo de treinamento concorrente sobre fatores de risco para o acúmulo de gordura hepática de adolescentes obesos. Disponível em <http://www.journals.usp.br/rmrp/article/view/62375>

ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. V diretriz brasileira de dislipidemias e prevenção da aterosclerose. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2013004100001&script=sci_arttext>


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