7 alimentos para combater o estresse

A correria diária de trânsito, trabalho, estudos, casa, família costuma deixar a gente estressado, não é mesmo? Às vezes mal dá tempo de cuidar da gente diante de tantas tarefas. Isso prejudica a nossa saúde e vai minando o organismo aos poucos.

O problema é que nem sempre se consegue mudar o estilo de vida para diminuir o estresse. No entanto, é possível aprender algumas formas de amenizar seus sintomas (dor de caneca, cansaço, insônia, mal-estar), obter mais energia e uma sensação mais agradável. A alimentação tem um papel importante nesse sentido, pois muitos itens contêm substâncias que ajudam a combater o estresse. Conheça sete alimentos que desempenham esse papel:

  1. Abacate

A gordura presente no abacate é composta principalmente de monoinsaturados, que são muito benéficos ao organismo. Os antioxidantes presentes na fruta ajudam a eliminar os radicais livres e promovem o bem-estar em longo prazo.

A junção desses elementos faz com que o coração fique mais saudável. E isso é fundamental, porque o estresse costuma prejudicar a funcionalidade do coração e do sistema cardiovascular como um todo especialmente por desregular os batimentos.

O abacate também é responsável por reduzir a produção de Cortisol, hormônio responsável por aumentar o estresse da pessoa. Mas não ingira mais de meio abacate por dia, senão a gordura menos saudável da fruta poderá aumentar o seu peso.

Abacate

  1. Aveia

A alta concentração de fibra que existe na aveia faz com que seja reduzida a presença e açúcar no sangue, o que acaba por diminuir o hormônio do estresse e da insulina. Rica em vitamina B, a aveia auxilia na proteção do organismo contra danos causados nos neurônios.

Momentos emocionalmente difíceis levam o organismo a diminuir o estoque de zinco no organismo e a aveia possui muito desta substância. O carboidrato complexo existente na aveia ajuda a dar sensação de prazer ao cérebro, o que vai combater a ansiedade. Você pode consumir a aveia com um pouco de leite, que também auxilia no controle mental.

  1. Batata doce

A batata doce é um excelente alimento para combater o estresse. Esse tubérculo é fonte de diversos minerais e vitaminas, casos da C, D, B6, ferro e magnésio, sendo os dois últimos elementos vitais na redução do estresse.

A batata doce ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido e aumenta os níveis de energia, além de manter o coração saudável e a pressão arterial controlada. Você pode ingerir a batata doce assada ou cozida.

Batata doce

  1. Brócolis

O brócolis é da família dos glicosinolatos, compostos importantes na prevenção do câncer do intestino, de próstata e de mama. Além disso, ele contribui para regular a pressão do sangue, o que é ideal para pessoas com nível de estresse muito alto, pois elas, em geral, têm hipertensão arterial.

Outro benefício oferecido pelo brócolis é que ele possui propriedades anti-inflamatórias que fazem com que os músculos do coração relaxem, proporcionado um maior equilíbrio do organismo e, consequentemente, afastando o estresse. Procure cozinhar o brócolis no vapor, assim, as substâncias mais saudáveis não serão perdidas no cozimento.

  1. Chocolate 70% cacau

O cacau possui muitos flavonoides, que são importantíssimos para a saúde do coração e a prevenção de cânceres do tipo neurológico, além dos que afetam a mama e da leucemia. O cacau também ajuda a reduzir o Cortisol no organismo, principalmente no período entre as 16h e as 18h, horário de maior produção desta substância.

O consumo de cacau faz com que aumente a velocidade dos neurônios, o que permite que a pessoa tenha maior foco e concentração. Não adianta comprar apenas o chocolate comum, procure consumir o que é 70% pois os efeitos serão ainda mais positivos.

Chocolate

  1. Laranja

Membro mais famoso das frutas cítricas, a laranja ajuda a diminuir a pressão sanguínea e também a regular os níveis de Cortisol presentes no organismo, em especial após momentos de muito estresse.

A laranja pode ainda rejuvenescer e reparar células cerebrais que podem ser danificadas após altos níveis de estresse.  Você pode consumir a fruta uma vez ao dia, in natura, que isso já vai ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.

  1. Salmão

O salmão auxilia no combate ao estresse devido a várias substâncias existentes neste peixe. Por exemplo, o ômega 3, o selênio e a vitamina D estimulam a produção de hormônios anti-inflamatórios e também de desintoxicantes que contribuem a diminuir o inchaço e a sensação de desconforto do nosso corpo.

Além disso, a combinação do ômega 3 com a  vitamina B12 faz com que seja criada uma camada protetora ao redor do cérebro que reduz a irritabilidade. Prefira comer o salmão grelhado ou assado e com temperos naturais, o que vai potencializar os efeitos das substâncias.

Salmão


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