Alimentos que Ajudam a Controlar o Herpes: Aumente sua imunidade

A forma mais comum de aparecer é o herpes labial. Essa doença, transmitida pela saliva, forma bolhas e feridas nos lábios, causando dor e coceira. Afeta cerca de 40% da população. O Vírus do Herpes Simples (HSV), como também é conhecido, afeta pacientes que possuem imunidade baixa, como pacientes soro positivo. Alguns alimentos ajudam a controlar o herpes, já que aumentam a imunidade.

Além do herpes labial, há outros tipos como a genital (tipo 2) e zoster. Mesmo com os cuidados com a alimentação, é importante procurar um médico para começar o tratamento medicamentoso. Mas, para começar a ver melhoras e até evitar, veja os alimentos que devem ser consumidos para tratar o herpes:

1 – Carnes

Alimentos que Ajudam a Controlar o Herpes: Aumente sua imunidade

As carnes, como a carne vermelha, frango, carne de porco (b acon e costela), peru, atum e também salmão entre outras, possui um componente capaz de fazer o vírus do herpes ficar adormecido no organismo, sem acordá-lo. Esse aminoácido é chamado de lisina, que é capaz de enfraquecer e impedir o vírus, evitando as crises.

Para aproveitar esses benefícios da carne, recomenda-se ingerir aproximadamente 100g. Há várias formas de incluir esses alimentos no cardápio, desde o  café da manhã até o jantar.

2 – Laticínios

Alimentos que Ajudam a Controlar o Herpes: Aumente sua imunidade

Entre os alimentos que ajudam a controlar o herpes, estão os de origem animal. Após as carnes, os laticínios, como os leites e seus derivados, possuem boas quantidades de lisina em sua composição, ajudando a combater o vírus.

Os ovos, queijos e o próprio leite são ótimas fontes, podendo ser consumido desde o café da manhã até o jantar.

3 – Batata doce com casca

Alimentos que Ajudam a Controlar o Herpes: Aumente sua imunidade

Esse é um carboidrato complexo, muito conhecido e consumido por quem procura manter um corpo saudável e bonito. Apesar de ser pobre em proteínas (origem da lisina), a casca da batata doce quando cozida é capaz de fornecer 96mg desse aminoácido.

A dupla batata doce e frango é usada em dietas, mas também pode contribuir contra a HSV, já que ambos são alimentos que controlam a herpes. Inclua-os em seu cardápio diário, como no almoço, jantar ou até no café da tarde.

4 – Kefir ou iogurte natural

Alimentos que Ajudam a Controlar o Herpes: Aumente sua imunidade

Ambos são derivados do leite, logo possuem em sua composição boas quantidades de proteína, portanto também são fontes ricas em lisina. Mas, além disso, esses dois alimentos são capazes de aumentar a imunidade do organismo, já que estimulam a produção dos glóbulos brancos.

Por sua vez, os glóbulos brancos são o sistema de defesa, que a protegem o organismo contra toxinas e outros problemas que podem afetar o funcionamento do corpo. É facilmente incluído na alimentação, estando presente no café ou no lanche da tarde. Ambos podem ser consumidos puros ou com frutas. É importante frisar que além desses, há outros benefícios. O kefir, por exemplo, é um ótimo regulador intestinal.

6 – Vegetais verdes escuro

Alimentos que Ajudam a Controlar o Herpes: Aumente sua imunidade

Alimentos ricos em fibras e que também são capazes de fornecer a lisina necessária ao organismo. A lista de possibilidades é imensa, permitindo que sejam consumidos em várias ocasiões e de várias formas, como suco detox no café da manhã ou em forma de salada durante as principais refeições. Os vegetais são versáteis e, por esse motivo não podem faltar em sua mesa.

Entre os mais conhecidos e que estimulam a produção de glóbulos brancos, melhorando a imunidade estão: a rúcula, o espinafre, a couve e o queridinho brócolis.

7 – Melão

Alimentos que Ajudam a Controlar o Herpes: Aumente sua imunidade

Por último, uma fruta bem docinha e ótima opção para o lanche da manhã, da tarde ou quando bater aquela fominha. O melão possui boas quantidades de proteína e lisina. Em 2 xícaras de melão picado, por exemplo, você consumirá cerca de 3g de proteína e 100mg de lisina.

Outro benefício da fruta é sua quantidade de vitaminas A e C, famosos conhecidos por aumentar a imunidade. A vitamina C está presente em boa parte das frutas e legumes de cor amarelo e laranja. Incluir esse tipo de alimento em sua dieta ajuda a controlar o herpes e também evita outras enfermidades, como a gripe.

A alimentação é essencial para nutrir o corpo de tudo o que ele precisa e evitar que o contágio de determinadas doenças. Afinal, um organismo bem nutrido tem imunidade alta!

Referências:

Aspectos terapêuticos das infecções causasas pelo vírus herpes simples tipo 1 <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/133_263.pdf>

9 Alimentos Ricos em Lisina <https://www.mundoboaforma.com.br/9-alimentos-ricos-em-lisina/>

Alimentos para curar a Herpes – O que pode e o que não pode comer <https://www.queroviverbem.com.br/alimentos-para-curar-a-herpes-zoster/>

Controlar o herpes pela alimentação <https://lar-natural.com.br/controlar-o-herpes-pela-alimentacao/>


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply