Alimentos para baixar a pressão arterial: quais são eles?

A pressão arterial é responsável por fazer o sangue circular o organismo inteiro. A hipertensão, ou pressão alta, como é popularmente conhecida, acaba interferindo o bombeamento do sangue. Como consequência, sobrecarrega vários órgãos, podendo causar infarto, AVC ou outros problemas sérios.

Além do tratamento médico e medicação, o hipertenso também deve consumir alimentos para baixar a pressão arterial. Deve-se também evitar o consumo de determinados itens, principalmente aqueles que mais elevam a pressão, como o sal.

Veja os principais alimentos aliados no combate contra a hipertensão:

1 – Abacate

Alimentos para baixar a pressão arterial: quais são eles?

Essa fruta é rica em gorduras boas, muitos nutrientes, vitaminas A e E. É antioxidante e também é capaz de diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL), afinal, o abacate possui em sua composição uma substância anti inflamatória chamada betassitosterol.

O abacate também possui quantidades consideráveis de potássio, esse mineral é um dos mais diuréticos que existem. Isso faz com que ele contribua na eliminação do sódio através da urina. Além é claro, de eliminar outras toxinas ruins no corpo.

Pode ser consumida no café da manhã, nos lanches e até mesmo utilizado nas principais refeições em algumas receitas.

2 – Banana

Alimentos para baixar a pressão arterial: quais são eles?

Essa é outra fruta riquíssima em potássio, que contribui ativamente para baixar a pressão arterial. Ela também ajuda a liberar serotonina no organismo, hormônio que gera sensação de bem-estar, bom humor e ainda repõe a energia gasta.

Ela é super versátil e prática, um ótimo lanche para levar para o trabalho, já que para consumir basta descascar. Mas também pode ser usada em preparações no café da manhã ou a tarde. Pode ser incluída em saladas de fruta, smoothies, com aveia e canela entre outras. A banana da terra ainda pode ser servida em refeições como milanesa para acompanhar as principais refeições.

3 – Tomate

Alimentos para baixar a pressão arterial: quais são eles?

Muito presente em saladas e molhos, o tomate é uma excelente fruta para baixar a pressão arterial. Entre suas propriedades benéficas, sua capacidade antioxidante e desintoxicante ganham destaque.

É uma ótima fruta para o coração, já que contém boas quantidades de potássio. Entre outras qualidades, o tomate também regula os níveis do colesterol ruim, evitando que ele se acumule nas paredes das artérias.

Todos esses benefícios podem ser aproveitados de uma maneira bem versátil. Pode ser consumido nas principais refeições, como salada, molhos de massas e carnes. No entanto, o ideal é preparar o seu molho de tomate em casa, já que os industrializados contêm muitos açúcares e conservantes ruins para a saúde. No café da manhã pode servir de recheio para um omelete.

4 – Ovo

Alimentos para baixar a pressão arterial: quais são eles?

Esse super alimento é um grande aliado para a saúde (e também para a balança!). O ovo possui muitos nutrientes e vitaminas que ajudam o organismo a funcionar adequadamente, marcando presença na lista de alimentos para baixar a pressão arterial.

A clara possui uma substância chamada albumina, responsável por suprir o organismo de todos os aminoácidos que ele não é capaz de produzir. Alguns estudos mostraram que ela também possui uma substância chamada RVPSL, que impede que a enzima responsável por aumentar a produção não seja produzida.

Esse estudo por realizado na Universidade Clemson, apresentado no evento National Meeting & Exposition of the American Chemical Society, em Nova Orleans.

Alimentos que devem ser evitados para tratar da pressão arterial alta

Alimentos para baixar a pressão arterial: quais são eles?

Além de saber o que comer, deve-se saber quais alimentos evitar para cuidar da pressão. O primeiro e mais conhecido inimigo dos hipertensos é o sal. Rico em sódio, faz com que a pressão suba, causando danos no coração. Ele pode ser amenizado usando outros temperos na comida, como as ervas aromáticas.

Deve-se também evitar os alimentos industrializados porque são ricos em sal e sódio. Os temperos prontos são outros inimigos que não devem estar presentes na dieta.

O excesso de gordura é outro causador do aumento da pressão, já que prejudica os níveis de colesterol dificultando a circulação do sangue. Portanto evite frituras, embutidos e outros alimentos gordurosos como queijos e refeições congeladas.

O leite integral é outro alimento rico em gorduras, por isso deve-se evitar o consumo desse e de seus derivados. Prefira leite e iogurte desnatado.

Fontes:

Hipertensão Arterial <http://files.nelson-personaltrainer.webnode.pt/200002083-c559bc6535/Hipertens%C3%A3o%20Arterial.pdf>

Tratamento não-medicamentoso da hipertensão arterial: vale

a pena insistir? <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2003_01/a2003_v16_n01_art03.pdf>

O papel da nutrição na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares e metabólicas <http://www.ppgcardiologia.com.br/wp-content/uploads/2015/>

Dieta para hipertensão <https://www.tuasaude.com/dieta-para-hipertensao/>

8 alimentos que ajudam a baixar a pressão <https://saude.abril.com.br/alimentacao/8-alimentos-que-ajudam-a-baixar-a-pressao/>

Clara de ovo pode reduzir pressão efeito é maior com ovo frito

<https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/nutricao/>


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