Alface – Benefícios e Malefícios, Emagrece? Veja como plantar

A alface é um alimento bastante comum no dia a dia do brasileiro e pode render vários benefícios graças ao seu baixíssimo teor calórico e à sua elevada quantidade de fibras. Tratam-se de dois elementos importantes para quem quer emagrecer, já que, além de não engordar, as folhas verdes da alface saciam a fome entre as refeições.

Há vários tipos de alface. Eis as sete mais conhecidas: americana, lisa, crespa, frisada, mimosa, romana e roxa. Mas não importa qual, todas elas possuem muitos nutrientes importantes para o organismo. Como exemplo podemos citar a niacina, uma vitamina do complexo B, além das vitaminas A, C, cálcio, cobre, zinco, ferro, enxofre, silício e fósforo. A alface também reúne muitas quantidades de ácido fólico e de clorofila.

Benefícios da alface para a sua saúde

alface

Como já mencionado, a alface pode ser um ótimo aliado a quem quer emagrecer. Isso porque o alimento tem propriedade laxante, diurética e desintoxicante. Além disso, cada porção de 100 gramas dessas folhas possui apenas 10 calorias.

Já as fibras existentes regulam o intestino e promovem a sensação de saciedade, o que evita comer fora de hora. Com baixo índice glicêmico, a alface contribui na prevenção dos picos de glicose no sangue, combatendo a diabetes e evitando que a glicose seja armazenada em forma de gordura.

Além desse aspecto, a alface ajuda a manter os olhos saudáveis por conta da vitamina A presente e também por conta de alguns elementos antioxidantes. A vitamina A, ao lado da C e do baixo índice glicêmico deixam a pele mais firme e bonita.

O poder antioxidante dessas folhas verdes faz com que o organismo fique mais limpo, com menor ameaça dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e também por alguns tipos de câncer. A lactucina presente na alface combate a insônia, já que a substância permite que o corpo relaxe mais, além de estimular o sono da pessoa. A alface combate ainda o colesterol, o Alzheimer e a osteoporose.

Como comer a alface?

alface

A alface é normalmente consumida como salada, sendo temperada com azeite e sal, limão ou vinagre e completada com tomate e cebola, por exemplo. Outra forma é misturando vários tipos de folhas verdes, podendo acrescentar o que você quiser. Há diversas formas de preparar e de comer a alface. É possível ingeri-la também com molhos prontos e caseiros e até mesmo com iogurtes, caso do kefir, que potencializa os efeitos benéficos dos alimentos, ideal para quem quer perder uns quilinhos.

Aqui indicamos uma sugestão de saltar os olhos e dar água na boca: trouxinhas de alface. Fácil de fazer e bastante saborosa, essa receita é muito prática para o dia a dia.

Ingredientes

  • 1 maço de alface americana;
  • 500 g de peito de frango;
  • 3 cenouras;
  • 3 colheres de azeite;
  • 8 colheres de maionese de limão;
  • 1/2 colher de vinagre;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Cozinhe o peito de frango e o desfie. Reserve. Descasque e rale as cenouras e, em seguida, lave a alface. Misture a cenoura ralada com a maionese, o vinagre, o azeite e o sal. Acrescente o frango e misture novamente. Por fim, recheie as folhas de alface fazendo algumas trouxinhas e regue com azeite. Você pode servir essa receita com arroz branco. Esse prato rende 15 porções e leva em torno de 40 minutos para ser feito.

Como plantar alface em casa?

É muito fácil plantar alface em casa e ter essas lindas folhas verdes para consumir no dia a dia. Em primeiro lugar, você deve escolher se vai plantar no quintal ou, se preferir, em um vaso com cerca de 20 cm a 30 cm de profundidade. Faça alguns furos nos fundos, deixando um espaço entre cada um deles. Em seguida, plante a semente ou a muda de alface.

Para que a alface vingue é importante manter a rega bem constante. No caso das sementes, elas devem ser regadas todos os dias, até que se transformem em mudas, o que vai levar entre uma e duas semanas. Já a muda pode receber água em dia alternados. Por último, um recado importante: é fundamental que o local onde a alface ficará plantada tenha acesso a pelo menos cinco horas diárias de sol.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply