Alecrim – Para que serve? Emagrece? Benefícios e Modo de Preparo

O alecrim é bastante conhecido como uma condimento e aromatizante de alimentos. Porém, além do lado gourmet da erva, ela é considerada uma planta medicinal, também conhecida como Rosmarinus Officinalis. Entre seus benefícios estão propriedades diuréticas, antidepressivas e digestivas que são mantidas durante o processo de cozimento em diferentes receitas e modos de preparo.

Não é a toa que na cantiga infantil, o “alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado” é tido como um achado importante e especial – a erva serve para uma infinidade de benefícios na saúde e pode ser facilmente encontrado em qualquer supermercado, lojas de produtos naturais ou mesmo no mato.

alecrim benefícios

Para que serve?

Rico em Vitaminas A, C e K, além das vitaminas do complexos B e minerais como ferro, fósforo, magnésio, cálcio e zinco. Essa combinação é a responsável por sua ação antioxidante, anti-inflamatória e diurética. Além do efeito emagrecedor, o alecrim pode ser usado para vários fins. Os principais benefícios do uso da erva são:

  • Melhora o sistema nervoso: o uso do alecrim promove melhorias na memória, concentração, depressão e ansiedade;
  • Ação antioxidante: a erva é rica em antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas do organismo e melhorar o funcionamento dos órgãos;
  • Efeito analgésico: os efeitos anti-inflamatórios da planta aliviam dores nas articulações, de cabeça e de dente;
  • Melhora a digestão e o trato intestinal: o sistema digestivo se torna mais eficientes e problemas como azia, diarreia, prisão de ventre e gases são reduzidos;
  • Melhora o sistema imunológico: por ser rico em vitamina C, o sistema imunológico se torna mais forte. Além de ter função antibacteriana;
  • Auxilia o sistema circulatório: por ter características anticoagulantes, ele melhora o sistema circulatório e o fluxo sanguíneo;
  • Ação diurética: o uso da planta ajuda na redução da retenção de líquido e no inchaço provocado por eles, melhorando o funcionamento dos rins e prevenindo infecções.

Alecrim emagrece?

O Alecrim é capaz de realmente proporcionar o emagrecimento, conforme indica o livro de João Beles “As plantas medicinais que emagrecem”, Essa erva possui propriedades diuréticas, isso significa que seu consumo ajuda a melhorar o funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos. Assim, ela evita a retenção de líquidos e auxilia a eliminação de gorduras e toxinas pela urina, impedindo o inchaço corporal.

Outra ação do alecrim que contribui para o emagrecimento é a sua ação sobre o sistema nervoso. A erva atua como um antidepressivo, combatendo a ansiedade. Dessa forma, exerce um controle sobre a compulsão alimentar provocada pela ansiedade, levando a pessoa a consumir menos calorias. Ao elevar a sensação de bem-estar, o alecrim evita que a pessoa procure conforto consumindo alimentos calóricos.

Não bastassem esses benefícios, a planta tem a capacidade de melhorar o funcionamento do intestino. Ao evitar a ocorrência de constipação intestinal, a erva evita o inchaço abdominal. Aliás, ela ainda proporciona a eliminação mais eficiente de gorduras pelo intestino.

Como preparar?

O alecrim é muito utilizado como uma forma de tempero em razão de seu sabor e cheiro característicos, mas também pode ser consumido em forma de chá ou óleo concentrado para deixar os efeitos da erva mais acentuados.

Recomenda-se um pouco de cuidado com a planta que deve ser consumida com moderação. Se ingerida em excesso, ainda mais na forma de óleo, ela pode causar efeitos colaterais como náuseas e vômitos, irritação nos rins e contrações uterinas, não sendo recomendado o uso de chás e óleos por mulheres grávidas.

Receita de chá de alecrim

o chá de alecrim é fácil de ser preparado e deve ser tomado por, no mínimo, três vezes por dia. Os ingredientes são 300ml de água e 1 colher de chá de folhas da erva. Depois de ferver a água, adicione as folhas do alecrim. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos, coe e beba.

cha de alecrim receita

Receita de chá de alecrim com limão: o limão adicionado ao chá potencializa o efeito emagrecedor do chá ao diluir a gordura e as toxinas presentes no corpo. Os ingredientes são 1 ramo de alecrim, 200ml de água e 1 limão. Depois de ferver a água, adicione as folhas de alecrim e deixe descansar por 15 minutos. Por fim, é só acrescer o suco do limão na quantidade desejada. Se quiser, utilize mel para adoçar.

Receita de óleo aromático

Receita de óleo aromático com alecrim e pimenta para temperar: Os ingredientes são 130gr de azeite, 5gr de alecrim e 2 pimentas. Lave bem os ingredientes e deixe secar. Pique a pimenta em pedaços e retire as folhas do alecrim do ramo. Adicione o óleo, a pimenta e as folhas em um pote hermético. Feche o recipiente e espere dois dias para o sabor incorporar ao óleo. Depois é só utilizar.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply