Alcachofra e chá de alcachofra – Para que serve? Benefícios e Propriedades

A alcachofra-hortense ou Alcachofra comum é uma planta considerada medicinal que pode ser utilizada para diferentes finalidades de saúde desde o tratamento de anemia, condições cardíacas e controle dos níveis de colesterol até facilitação do emagrecimento. Entre suas propriedades estão as funções depurativas, angiosclerótica, antirreumática, diurética, laxante e digestiva.

alcachofra propriedades

Como consumir? 

O vegetal pode ser consumido de formas variadas. É possível encontrar receitas diversas com a alcachofra desde de gratinados a assados e saladas, entre outros. Por seus efeitos medicinais, é possível encontrar suplementos alimentares à base de planta que podem ser consumidos diariamente, geralmente duas vezes ao dia. Essa é uma forma mais fácil de ingerir os nutrientes da planta sem se preocupara com diversas formas de preparo.

Propriedades e Benefícios

Apesar de ser famoso pela perda de peso que proporciona, a planta não serve apenas para essa finalidade. Pelo contrário, ela é conhecida por possuir inúmeros efeitos positivos ao organismo. Principalmente por ser rica em vitamina C, K e do complexo B e minerais como o ácido fólico, magnésio e potássio.

Os principais usos foram confirmados pela nutricionista Karin Honorato em entrevista ao G1, da Globo:

  • Aumenta a saciedade por ser rica em fibras, reduzindo o consumo de calorias.
  • Melhora o sistema digestivo, facilitando a digestão de alimentos ricos em gorduras.
  • Reduz os índices de glicêmicos e os níveis de colesterol ruim.
  • Melhora o trato intestinal, evitando constipações, diarreias, inchaços e a síndrome do intestino irritável.
  • Ação diurética, reduzindo a retenção de líquido e o inchaço.
  • Ação antioxidante com eliminação de toxinas e prevenção do envelhecimento precoce.

Alcachofra emagrece?

Sim. Os resultados positivos da alcachofra no emagrecimento são garantidos. Por sua ação diurética, o vegetal é capaz de melhorar a eliminação de líquidos e gorduras pela urina. Seu consumo regular contribui para redução da retenção de líquido e do inchaço.

Ela atua também como um depurativo capaz de desintoxicar o organismo, melhorando o funcionamento dos órgãos. Essa ação “detox” do vegetal é eficiente para regular as funções do corpo e o sistema metabólico. Além disso, o seu consumo estimula a produção de bile, deixando o processo digestivo mais eficiente, ainda mais quanto à eliminação de gordura.

Outra ação dessa planta que favorece a perda de peso é o seu efeito laxativo. A abundância de fibras no vegetal é a causa dessa atuação que melhora o trato intestinal. Assim, os inchaços provocados pela constipação do intestino não ocorrem e a sensação de redução de medidas é visível.

Vale lembrar que estas propriedades que emagrecem da alcachofra são considerados auxílios químicos e não funcionam como mágica. No entanto, conforme mostra pesquisa realizada em reportagem da Folha de São Paulo, são técnicas que apelam para estratégias auxiliadoras – ou seja, não mostrarão resultados sem o uso de outras técnicas em conjunto como uma alimentação hipocalórica e a prática de atividades físicas para conquista do peso ideal.

Como preparar?

Além dos suplementos alimentares à base da planta, existem diversas formas de preparar o alimento para ser consumido para se beneficiar de uma refeição saudável e saborosa. Separamos algumas receitas que podem ser preparadas com o alimento e contribuir com uma dieta saudável.

Aprenda a preparar alcachofra em um minuto com as dicas abaixo:

  • Receita de alcachofras ao alho e óleo: Os ingredientes são 2 flores de alcachofras, 50 ml de azeite de oliva, 3 dentes de alho, pimenta e sal. Corte o caule das flores e coloque na panela juntamente com 3 dedos de água. Não é necessário cobrir a planta. Deixe cozinhando no vapor por 20 minutos. Pique o alho em cubinhos e doure no azeite de oliva, depois tempere com pimenta e sal à gosto. Coloque as alcachofras em um recipiente e regue com o azeite temperado. Sirva quente.
  • Receita de salada com alcachofra: os ingredientes para o preparo da salada são alface, tomate, alcachofra e cenoura. Para o preparo, basta lavar bem todos os ingredientes e cortar em cubos, rodelas ou tiras, de acordo com sua preferência. Misture todos os ingredientes em uma tigela e tempere com azeite, limão, sal e pimenta à gosto.
  • Receita de chá de alcachofras com abacaxi: Os ingredientes consistem em 1 alcachofra cozida, 2 rodelas de abacaxi, 4 amêndoas, suco de 1/2 limão e 1 copo da água do cozimento. Cozinhe o vegetal e depois misture com as amêndoas e o abacaxi no liquidificador. Em seguida, adicione o suco de limão e a água do cozimento e misture. Depois é só tomar o suco pela manhã.
  • Receita de chá de alcachofra: os ingredientes são 200ml de água e uma xícara de folhas de alcachofra. Ferva a água e depois adicione a xícara de folhas. Deixe descansar por 5 minutos, coe e beba.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply