A albumina é uma proteína utilizada para obter ganho de massa magra. Encontrada no ovo e no leite e processada pelo fígado, exerce diversas funções no organismo, essenciais para o seu bom funcionamento. Entre um dos benefícios que a albumina traz, por exemplo, está a melhora de circulação sanguínea (pressão osmótica), já que é encontrada no plasma do sangue. A albumina tem sido um dos suplementos mais comprados no Brasil.
Para que serve a albumina?
A albumina é importante para o funcionamento do organismo, pois ela desempenha uma série de funções no metabolismo. Umas das suas principais funções são:
- Transporte de nutrientes pela circulação sanguínea (cálcio, bilirrubina e magnésio);
- Manutenção da homeostase e equilíbrio osmótico (equilíbrio hídrico entre os tecidos e o sangue);
- Combate aos radicais livres.
Além disso a albumina também se liga aos compostos tóxicos e aos metais pesados, diminuindo seus riscos à saúde e auxiliando sua eliminação pelo sistema excretor.
Um dos seus principais interesses, pelo público em geral, é devida a função da albumina na parte de ganho muscular que se dá pelo sua ação no fornecimento e transporte de aminoácidos para o músculo. Dessa forma, então, a albumina não é só uma fonte de aminoácidos, mas também é um ótimo transportador de outros nutrientes para músculos e tendões.
Como tomar albumina?
A forma mais preferível de consumir a albumina é pela da associação do suplemento com o leite desnatado ou algum alimento com sabor mais atenuante (por exemplo a banana) para disfarçar o aroma forte – que possivelmente deve se à grande concentração de enxofre na clara de ovo.
Se preferir a opção pelo consumo da albumina in natura, é preferível que seja as claras assim evitando o consumo excessivo das gemas, que são ricas em colesterol e muito calóricas. E preciso evitar-se o consumo de claras cruas, porque são capazes de conter bactérias nocivas à saúde, como a salmonella.
A albumina é uma proteína, elas possuem digestão mais devagar que os carboidratos, que significa que o consumo de albumina, gera uma maior saciedade do que se escolher por uma ingestão de um carboidrato simples como pães. Essa absorção da albumina lenta diminui o esvaziamento gástrico, retardando a sensação de fome e auxiliando o controle ou perda de peso, que favorece nos processos de emagrecimento.
Onde encontrar albumina?
Pode-se encontrar albumina em alimentos naturais, sem precisar recorrer a suplementos, ou ainda na forma de suplementos em locais especializados, ou farmácias de manipulação sob a recomendação de um nutricionista.
Suplemento de albumina para que serve?
O suplemento da albumina é mais conhecido entre pessoas que buscam manter a boa forma. A albumina entra no cardápio por proporcionar aumento da massa magra corporal e por provocar uma sensação de saciedade. Por isso, a albumina contribui para a manutenção de dietas que buscam o emagrecimento.
Consumida pela manhã, no café da manhã, ela inibe o desejo de consumir alimentos gordurosos durante o dia e, quando consumida pela noite, provoca a nutrição dos músculos de forma eficiente, durante o sono. Por sua função regenerativa, a albumina é indicada para aqueles que estão buscando a hipertrofia.
Albumina e prática de exercícios
Apesar de os suplementos de albumina serem indicados para aqueles que praticam exercícios físicos, é possível, ainda ingerir sem necessariamente ser relacionado a essa prática. Para encarar dessa forma é preciso desassociar o suplemento como ideia de remédio, e vê-lo como alimento. De toda forma, os melhores benefícios dos suplementos só poderão ser alcançados por meio de uma prática regular de exercícios físicos.
E você? Por qual razão você está buscando conteúdo sobre albumina? Conseguiu esclarecer sua dúvida? Se esse artigo foi útil para você não deixe de indicá-lo para um amigo compartilhado na rede. Se você ainda ficou algumas dúvidas ou tem experiência para compartilhar sobre seu contato com albumina deixe aqui nos comentários!