Aipo Emagrece? Para que serve: Benefícios e propriedades do legume

O Aipo é um excelente alimento para quem buscar emagrecer com saúde. Além de possuir uma baixa quantidade de calorias, ele é abundante em nutrientes. Essa junção de nutrientes e a característica hipocalórica são o segredo para que esse vegetal, também conhecido como salsão, seja tão eficiente como um diurético natural capaz de eliminar o inchaço corporal e reduzir medidas.

As variedades de preparos do aipo são inúmeras e é possível aproveitar o vegetal integralmente em suas receitas.Aqui, você confere quais são as propriedades e benefícios nutricionais deste alimento.

aipo emagrece

Para que serve? Benefícios

Ele vem sendo conhecido por seu efeito redutor de medidas. Mas, por ser rico em nutrientes como o cálcio, potássio, magnésio, ferro, aminoácidos essenciais e vitaminas A, B1, B6, B9 e C, esse não é o único benefício que proporciona. É um alimento diurético e termogênico, com características depurativas e anti-inflamatórias, prevenindo inflamações abdominais e nas articulações. O Aipo serve para diversos fins:

  • Auxilia no emagrecimento por seu baixo índice calórico. Ele dá saciedade sem aumentar a quantidade de calorias ingeridas. Além de reduzir o inchaço e a retenção de líquidos com seus efeitos diuréticos.
  • Rico em fibras, o seu consumo aumenta a sensação de saciedade. Assim, a pessoa passa a consumir menos calorias e com intervalos maiores.
  • Ação antibacteriana e antiviral, prevenindo e tratando infecções gastrointestinais.
  • Ação depurativa do aipo elimina toxinas, melhorando o funcionamento do organismo.
  • Além de reduzir a retenção de líquidos e o inchaço por seu efeito depurativo, melhora o trânsito renal. As infecções são prevenidas.
  • Melhora do sistema digestivo e da absorção de nutrientes.
  • Prevenção de gases e inflamações.
  • Melhora o processo metabólico e a queima de gorduras.
  • Reduz os níveis de colesterol e triglicérides, melhorando o sistema circulatório.

As folhas, talos e raízes podem ser utilizados para preparar saladas, sopas e sucos. Todo o legume pode ser utilizado na culinária, o que o faz um alimento versátil e ideal para pessoas que procuram ideias do que comer durante regimes alimentares hipocalóricos.

Aipo emagrece?

Sim. O alimento é um dos produtos listado pelo João Beles no livro “As plantas medicinais que emagrecem“. O salsão, por ser composto por cerca de 90% a 95% de água, possui somente 16 calorias a cada 100 gramas, dessa forma grande é um alimento que mata a fome sem oferecer excesso de gordura.

O consumo de salsão também acaba levando o corpo a gastar mais calorias em sua digestão do que as que foram consumidas ao ingerir o vegetal. Além disso, ele estimula a eliminação de líquidos e gorduras pela urina, reduzindo a retenção de líquidos e o inchaço.

Aliás, as fibras presentes no vegetal promovem uma sensação maior de saciedade. Com isso, incentiva uma menor ingestão de alimento e calorias e aumenta o tempo entre uma refeição e outra. A combinação destas características do Aipo são as responsáveis pela fama emagrecedora do vegetal.

Como preparar?

Algumas formas de preparo do aipo que podem beneficiar o processo de emagrecimento e facilitar o ganho dos benefícios próprios do alimento são muitos. Veja abaixo alguns modos de preparo:

 

  • Receita de suco de aipo: A melhor forma de consumir o suco é em jejum pela manhã, cerca de 15 ou 30 minutos antes de tomar o seu café matinal. Os ingredientes consistem em 1 talo de aipo, 1 maçã (pode ser com casca), sumo de 1/2 laranja ou kiwi (ricos em vitamina C). Para preparar o suco, basta bater o talo de aipo, a maçã e o sumo da laranja ou kiwi e beber o suco ainda em jejum;
  • Receita de Sopa de Aipo: Ela pode substituir uma das refeições principais, seja o almoço ou o jantar. Apesar de nutritiva, ela emagrece e melhora a saúde. Os ingredientes incluem 1 cebola em cubinhos, 2 dentes de alho amassados, 1 talo de aipo cortado em fatias e 2 cenouras grandes cortadas em cubos. Jogue um pouco de azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola até dourar. Adicione os vegetais e a água. Deixe cozinhar os vegetais, desligue o fogo e consuma a sopa morna;
  • Receita de salada de aipo com abacaxi: Bem saborosa e nutritiva, a salada de aipo é uma boa opção para consumir o vegetal. Os ingredientes são 2 xícaras de aipo cortado em tirinhas, 2 xícaras de abacaxi em cubos, 2 colheres de sopa de maionese light, 2 colheres de sopa de creme de leite light, 1 pitada de sal e pimenta do reino à gosto. Prepare os vegetais, corte em pedaços e coloque em uma vasilha. Misture todos os ingredientes, temperando com sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira por 1 hora e sirva.

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