Água de Coco – Quais os Principais Benefícios?

A água de coco costuma ser a escolha da maioria das pessoas na praia, num dia de piscina ou no parque, especialmente quando está quente. Também pudera: além de saborosa, ela é saudável, causando benefícios importantes para o organismo.

Mas, quais seriam esses benefícios? A seguir, listamos os principais, além de apontar formas de consumo da água de coco, para que você possa inseri-la na sua alimentação regularmente.

água de coco

Quais são os benefícios da água de coco?

1. Hidratação

A água de coco é uma importante fonte de hidratação do corpo e pele. Além disso, ela é rica em sais minerais que contribuem para o equilíbrio hídrico do organismo, eliminando a sensação de sede.

2. Melhora dos rins

A bebida consegue estimular o melhor funcionamento dos rins, eliminando toxinas do organismo pela urina. Quando isso ocorre, reduz-se consideravelmente a possibilidade de formação de cálculos renais (pedras nos rins), ajudando a prevenir essa doença.

3. Alívio da ressaca

Dá para aliviar os sintomas da ressaca somente com a água de coco, porque ela hidrata o organismo e ajuda a elevar naturalmente a glicemia devido ao seu açúcar natural, combatendo inchaços e mal-estar físico.

4. Melhora da digestão

É possível melhorar a digestão e eliminar sintomas como azia e refluxo ao fazer uso da água de coco. Além disso, ela promove uma limpeza natural do trato digestório e hidrata o esôfago, de modo a acalmá-lo e reduzir irritações.

5. Regulação do trânsito intestinal

Prisão de ventre, fezes moles e diarreias são problemas fáceis de serem combatidos com a água de coco, porque ela regula o trânsito intestinal, principalmente quando consumida regularmente.

6. Suporte na redução do colesterol

A água de coco diminui placas de ateroma em artérias e contribui para a queda do colesterol. Com isso, é possível evitar problemas do coração. Mas, é importante salientar um fato: a água de coco é somente um coadjuvante.

Para garantir um melhor resultado no combate ao colesterol, o correto é seguir as recomendações do médico e inserir a água de coco na alimentação regular para potencializar e acelerar o tratamento indicado pelo profissional.

7. Redução da pressão alta

A água de coco é rica em potássio, que é um mineral com capacidade de relaxar as artérias e baixar a pressão alta, o que diminui consideravelmente as chances sofrer uma doença cardíaca.

8. Combate da retenção líquida

Os minerais presentes na água de coco, sobretudo o potássio, contribuem para a neutralização do efeito do sódio no organismo, ajudando a combater a retenção líquida, diminuir inchaços e reduzir medidas.

9. Apoio no emagrecimento

A água de coco tem quantidade baixíssima de calorias: uma porção de 200 ml tem 38 calorias, apenas. Por isso, não engorda e tem menos calorias do que alguns sucos naturais, como o de laranja.

Essa quantidade reduzida de calorias transforma a água de coco numa excelente aliada na perda de peso, ajudando a consumir uma quantidade menor de gordura durante o dia.

10. Melhora da qualidade da pele

Ao contribuir para a eliminação de toxinas do organismo, a água de coco melhora a qualidade da pele. Inclusive, ela pode ser borrifada no rosto durante o dia, como forma de limpeza e de refrescar a pele.

11. Alívio de câimbras

Os sais minerais da água de coco, especialmente o cálcio, magnésio e potássio, atuam no alívio e prevenção de câimbras, além de contribuir para a produção de serotonina, que é famosa por proporcionar sensação de bem-estar.

Como consumir a água de coco

A água de coco pode ser consumida pura durante o dia, seja como acompanhamento de pratos principais ou como um pequeno lanche, ajudando a hidratar e nutrir o organismo.

Outra boa sugestão de aproveitamento e consumo é fazer sucos com a água de coco, batendo-a no liquidificador com frutas como morango e uva, por exemplo, resultando numa bebida diferente, saborosa e nutritiva.

Existe, também, a possibilidade de utilizar a água de coco para fazer bebidas refrescantes com chá gelado ou na produção de um suco detox, que pode ser tomado pela manhã para promover uma faxina no organismo.

E que tal usar a água de coco na sobremesa? É possível fazer, por exemplo, um sorvete de frutas utilizando a água, doce que pode desempenhar perfeitamente o papel de uma sobremesa em dias mais quentes.


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