Água com Açúcar – Para que Serve? Como preparar? Funciona?

É bastante comum quando uma pessoa está muito nervosa que ela beba água com açúcar, sob a afirmação de que essa mistura acalma qualquer um. Esse costume brasileiro está enraizado em nossa cultura e é retransmitido de geração em geração, tanto que muita gente sempre recorre a esse líquido para se tranquilizar diante de um fato muito estressante.

Quando ingerimos este líquido açucarado, o organismo rapidamente metaboliza esse açúcar e o transforma em energia. Isso proporciona uma sensação de bem-estar momentânea e pode passar a impressão de que a água com açúcar tranquiliza o indivíduo. Porém, trata-se de um grande mito da cultura popular brasileira: não, água com açúcar não acalma.

Conforme explicação de cientistas, a água com açúcar não acalma ninguém porque essa mistura não tem nenhum efeito sedativo. Especialistas argumentam que o açúcar pode até mesmo fazer com que as pessoas fiquem mais aceleradas ao invés de tranquilizá-las.

água com açucar

Uma ponderação encontrada para a percepção das pessoas de que a água com açúcar acalma os nervos é o chamado efeito placebo, isto é, quando o indivíduo acredita realmente no poder de alguma coisa e acaba, psicologicamente, se sentindo melhor. Neste caso, a pessoa bebe a água com açúcar porque crê que aquilo vai deixá-la tranquila e, após a ingestão, ela acaba ficando de fato mais calma. Mas isso não tem nenhuma relação com a bebida, mas sim com a sua mente.

Outro ponto que ajuda a entender esse mito é que o açúcar é um carboidrato que auxilia na entrada do aminoácido triptofano no cérebro. Essa substância atua na ativação da serotonina, neurotransmissor associado ao prazer e ao bem-estar. Por isso até que a pessoa pode ficar tranquila, mas apenas momentaneamente.

Há também uma questão que remete à nossa memória afetiva, já que o doce é associado à infância, pois o leite materno tem esse sabor e muitas mães dão algo doce para a criança parar de chorar – o que não é correto, pois desde pequeno o bebê se acostumará com algo doce. Ou seja, um líquido açucarado pode dar uma sensação de conforto em uma pessoa adulta pelo significado que aquilo traz para ela.

Os perigos de se tomar água com açúcar

A água com açúcar é uma bebida sem vitaminas e minerais essenciais para a nossa saúde. Além disso, o seu consumo regular em grande quantidade pode fazer com que a pessoa tenha aumento no peso. Apenas para entendimento prático desta afirmação, uma grama de açúcar contém quatro calorias. Ocorre que, em uma situação de tensão e nervosismo, a pessoa ingira um copo com água e um total de aproximadamente 30 gramas de açúcar, o que corresponde a mais ou menos 120 calorias em uma única bebida.

Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que a ingestão de açúcar adicionado em bebidas como água, café, sucos e também em receitas não supere os 10% do total de calorias consumidas todos os dias. Essa quantidade equivale a mais ou menos 50 gramas, que dá um total de cinco colheres de sopa ou ¼ de xícara de açúcar. No caso dos portadores de diabetes é ainda pior. Pacientes com o tipo 1 desta doença não podem nem pensar em consumir essa mistura entre água e açúcar, pois o alimento pode alterar de forma substancial o nível de glicose no sangue.

O que tomar no lugar da água com açúcar

Se você passar por algum momento muito estressante, em vez de beber água com açúcar, é possível aderir a bebidas mais naturais e saudáveis. Há vários casos de sucos e chás feitos a partir de propriedades que são comprovadamente calmantes, como é o caso do maracujá, que pode ser bebido na forma de suco concentrado, ou então dos chás de camomila, erva-doce e erva-cidreira.

Há outras maneiras de aliviar a tensão e acalmar os nervos diante de uma situação limite. Você pode adotar exercícios de respiração e meditação, caso da ioga, e até mesmo atividade física como a corrida. Se o nervosismo for algo corriqueiro, talvez seja o caso de procurar um psicólogo ou um psiquiatra, pois o profissional poderá verificar as causas do seu problema e indicar o melhor tratamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply