Agachamento Terra: como funciona, como fazer e mais.

O agachamento terra é um exercício de treinamento com pesos que carrega diversos benefícios, como aumentar a produção do hormônio sexual (testosterona) e hormônio do crescimento (GH).

Além disso, é um exercício de força que tem como objetivo o ganho de massa muscular dos membros inferiores, também exige muita atenção na postura das costas na sua execução, ou seja, o praticante desenvolve um bom condicionamento cardiorrespiratório, classificado como um dos exercícios mais completos e muito importante em qualquer fase do seu treinamento resistido.

Para saber mais sobre os benefícios deste exercício para saúde, quais músculos são trabalhados ou mesmo se oferece algum risco, continue lendo os tópicos a seguir:

  1. Saiba quais músculos são trabalhados durante o exercício
  2. Benefícios do agachamento terra
  3. Riscos do agachamento terra para a saúde

Saiba quais músculos são trabalhados durante o exercício

Agachamento Terra: como funciona, como fazer e mais.

O agachamento terra é um exercício integrado, ou seja, trabalha diferentes partes do corpo e ainda possui a capacidade de trabalhar os principais músculos do corpo, com a maior ênfase nos músculos eretores da espinha, trapézio, pernas e glúteos, além dos músculos estabilizadores dos antebraços, ombros e mãos.

O Agachamento Terra auxilia na postura do dia-a-dia, pois, sua execução exige a necessidade de manter sempre uma postura correta, atua na hipertrofia das costas também, além de pernas e glúteos. O praticante deste exercício desenvolve força na pegada da barra, com isso, há resultados positivos em vários outros exercícios multiarticulares, sendo ele considerado um dos melhores para avaliar força de uma pessoa.

Benefícios do agachamento terra

Saiba os 4 principais benefícios adquiridos ao realizar o Levantamento Terra corretamente:

  • Trabalha maioria dos grupos musculares do seu corpo. Os mesmos foram citados a cima;
  • Aumenta sua força em todos os exercícios;
  • Aumenta a produção da testosterona e hormônio do crescimento (GH);
  • Para começar são necessários dois itens apenas: Barra e pesos.

Este exercício é capaz de trazer diversos benefícios físicos, relacionados ao ganho muscular, o qual se dá muito rapidamente, além de ganhos de força, maior resistência, maior evolução nos exercícios e rápida troca e aumento de pesos, acelerando, consideravelmente, o processo de hipertrofia (desenvolvimento e definição muscular).

Sendo excelente para trabalhar a parte posterior do corpo, definindo e erguendo tudo. O levantamento terra é provavelmente o melhor exercício para músculos posteriores que há na musculação, afinal, sua prática oferece uma atividade massiva ao corpo, além de melhoras, significantes, em diferentes sistemas no nosso corpo, como o motor e nervoso, além de alterações positivas no metabolismo.

Além de trabalhar a parte inferior, também ajuda trazendo firmeza aos braços, oferecendo maior coordenação motora para atividades diárias. Esses e muitos outros benefícios motores e mentais que podem ser adquiridos com a prática do levantamento terra.

Riscos do agachamento terra para a saúde

Definitivamente podemos dizer que não é um exercício para iniciantes, e se planeja começar a praticar, inicie com cargas leves e com muito cuidado. Seu professor e/ou orientador físico, deve acompanhar, observando sua atuação no exercício e corrigindo sua postura, a qual deve ser impecável durante a prática.

Este exercício exige muita coordenação motora e consciência corporal, ou seja, controle corporal e mental. O agachamento terra também pode ser reparado no dia-a-dia como um movimento mais do que comum que todos fazem, quando abaixam para pegar algo no chão, por exemplo, porém, nem sempre (quase nunca) fazemos isso com a postura ideal.

Dentre as principais vantagens deste exercício destaca-se a do praticante perceber um considerável ajuste na postura para suas atividades diárias, além de alívio em dores lombares.

Saiba os riscos do Agachamento Terra para a saúde

Erro 1 – Sua coluna não está neutra durante o movimento

Enquanto parece óbvio que não é certo fazer levantamento terra com as costas arqueadas (corcunda), muitos, para garantir que isto não aconteça, acabam fazendo uma hiperextensão da coluna (oposto da corcunda).

Em ambos os casos, os discos da coluna sofrem compressão e podem acabar em lesão.

Erro 2 – Você não usa as pernas durante o movimento

Não usar a força das pernas durante o levantamento terra, não é a melhor ideia, pois, é feita uma força desnecessária ao quadril e lombar para que a carga seja erguida, o que com o tempo, gera lesão.

Erro 3 – A barra fica muito longe de você durante o movimento

Se a barra estiver distante de você durante o levantamento terra, irá sentir o exercício mais pesado (gerando mais estresse a sua coluna). Com esta informação em mente, a barra deve subir bem próxima a você.


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