Agachamento Smith: como fazer e cuidados.

O agachamento é, o exercício mais utilizado para treino de coxas e glúteos. Mas, a maioria dos praticantes não executa este exercício de forma segura e adequada.

Pensando nisso, foram desenvolvidos diversos aparelhos capazes de guiar o movimento do exercício, com a finalidade de diminuir a dificuldade de execução. Como resultado disso, temos o agachamento no Smith.

Com um movimento semelhante ao do agachamento livre, conta com uma barra guiada que facilita a prática, sendo assim, uma ótima alternativa para iniciantes, ou mesmo, em momentos específicos do treino.

Este artigo aborda todas as questões que cercam o agachamento no Smith. Confira abaixo:

  • Quais músculos são trabalhados no agachamento smith?
  • Quais os benefícios do agachamento smith?
  • Como realizar o agachamento smith corretamente?
  • Agachamento smith oferece risco a saúde?

Quais músculos são trabalhados no agachamento smith?

Agachamento Smith: como fazer e cuidados.

O agachamento smith é um exercício de força que trabalha diversos grupos musculares. Sua principal atuação ocorre sobre o quadríceps. Os músculos trabalhados no agachamento no Smith machine são os quadríceps, os glúteos, os posteriores das coxas, a musculatura das panturrilhas e da região lombar.

Quais os benefícios do agachamento smith?

Fazer corretamente o exercício pode trazer boas vantagens a quem faz, tais como:

  1. Para quem tem dificuldade na execução de exercícios com pesos livres, o agachamento smith é recomendado, principalmente se forem iniciantes, por conta do auxílio dos aparelhos, deixando o controle dos movimentos mais fácil.
  2. Além disso, é um ótimo começo para orientar os iniciantes a entenderem como funciona a técnica do agachamento, ensinando coordenação motora e induzindo aos poucos a pessoa a realizar o agachamento livre, mesmo sendo exercícios diferentes.
  3. Os problemas posturais são bastante presentes e podem ter uma variedade de causas. Só de praticar uma atividade física a pessoa já consegue uma postura melhor, mas o agachamento em especial favorece algumas melhorias específicas.

Serve de apoio para o corpo aquecer ou descansar de outros exercícios, já que não exige tanto controle muscular, principalmente antes dos treinos para aquecimento, ou depois de treinos pesados de coxas e glúteos. Muitos orientadores usam essa técnica no final dos treinos dos seus alunos, com estímulos metabólicos, usando menos carga.

Como tem menos necessidade de equilíbrio corporal e mais controle com a barra, o agachamento smith gera mais força do que o agachamento livre; portanto, o maior esforço é feito com a força bruta para descer e subir, concentrado em levantar a barra.

Durante a fase excêntrica do agachamento os músculos eretores do tronco estão ativados para evitar que ele resistir à tendência de flexão da coluna e exagero na flexão do quadril. Isso ajuda a fortalecer esse grupo, fazendo com que um aluno com problemas posturais consiga manter uma postura mais correta, uma vez que os eretores da coluna são músculos estabilizadores importantes.

Como realizar o agachamento smith corretamente?

Agachamento Smith: como fazer e cuidados.

Para iniciar o exercício, é necessário configurar a barra da máquina. O primeiro passo é colocar os pesos adequados na barra e posicionar-se. Para realizar a posição correta no agachamento smith, é preciso encaixar a parte traseira dos ombros no apoio da barra. Ela deve estar posicionada um pouco abaixo da base do pescoço.

Segure a barra com as duas mãos, com as palmas viradas para frente. A barra do aparelho pode ser destravada, empurrando-a levemente para cima, use a força de suas pernas. Em seguida, gire-a levemente para trás, garantindo que esteja destravada.

Posicione os pés a frente do corpo. A largura deve corresponder à de seus ombros, tendo seu dedão como ponto de alinhamento. Mantenha sua cabeça erguida e reta durante todo o movimento, lembrando-se de manter as costas retas.

Agora com a barra destravada e a posição correta, está pronto para iniciar a prática deste exercício.

Para realizar o exercício corretamente, conte sempre com a ajuda do orientador físico, desta forma os riscos de uma má execução diminuem, reservando apenas os benefícios desta prática.

Agachamento smith oferece risco a saúde?

Embora o envolvimento do equipamento no agachamento smith dê a impressão de segurança, não deve ser levado na brincadeira. O exercício exige bastante do corpo, e sua execução incorreta pode gerar lesões.

Não exagere no peso utilizado. Sempre que estiver em dúvida, prefira utilizar menos peso do que exagerar na carga. Quando executado de forma correta, o exercício torna-se seguro e extremamente benéfico para o corpo. Por isso, tenha cuidado para aproveitá-lo da melhor forma possível.


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