Agachamento com Aparelhos e Barras – Os Mais Comuns e Os Resultados Esperados

Se você está em busca de exercícios para ter coxas grossas e bumbum durinho, o agachamento é a melhor opção, pois se trata de uma das atividades mais completas da musculação. Isso porque, o agachamento proporciona que vários músculos do corpo humano trabalhem ao mesmo tempo, inclusive os grandes. Outro benefício é que os exercícios que envolvem agachamento proporcionam uma maior flexibilidade à pessoa, além de queimar muitas calorias e definir o abdômen, contribuindo para que você se mantenha em forma.

No entanto, par que você aproveite todos os benefícios relativos ao agachamento, é fundamental executar os movimentos com cuidado e de forma correta. Dentro disso, o agachamento feito com aparelhos e barras é uma ótima alternativa de atividade física, afinal de contas, ele ajuda a trabalhar os músculos desejados ao mesmo tempo que auxilia na realização precisa de cada movimento.

Existem inúmeros exercícios de agachamento com aparelhos e barras, que certamente vão promover maravilhas no seu corpo. Cada um tem uma função em especial e proporciona um resultado bem específico. Portanto, escolha os exercícios que combinem melhor com os seus objetivos. Veja a seguir os exercícios mais comuns de agachamento com aparelhos e barras, com orientações e dicas para que você os realize de maneira correta, fazendo com que os resultados sejam potencializados.

Agachamento livre com barra ou halter

Esse exercício é ideal para ativar os músculos do bumbum. O movimento deve ser preciso, acima dos 90º ou ainda mais profundo, o que vai fazer com que os glúteos fiquem mais durinhos. Você deverá fazer o exercício da seguinte forma:

  1. Apoie os pés no chão. Eles deverão ficar paralelos e alinhados com o quadril;
  2. Contraia o abdome e o mantenha desta maneira durante todo o exercício, pois isso ajuda a estabilizar a região lombar, evitando danos na coluna;
  3. Com a barra ou o halter em mãos, comece a atividade agachando. Flexione os joelhos, mas sem deixar que eles ultrapassem a linha dos pés.

Atenção: os joelhos nunca devem se encontrar durante o agachamento. Caso isso ocorra, poderá provocar lesões na patela. Desta forma, mantenha os joelhos sempre alinhados e o abdômen contraído.

Agachamento Smith

Este exercício trabalha os músculos da parte superior das pernas. Ele é realizado em uma máquina que permite mais segurança durante a execução, o que vai reduzir o risco de possíveis lesões. Mas cuidado que, mesmo no equipamento, a atividade deve ser feita corretamente para gerar os resultados desejados. O exercício funciona assim:

  • Posicione a barra em cima do seu trapézio (região superior do tronco);
  • Deixe as pernas na largura dos ombros;
  • Mantenha os joelhos apontados para frente e em frente ao quadril. Este deverá estar alinhado com os ombros e com a barra;
  • Agache até os joelhos alcançarem 90º, em uma posição semelhante à de sentar em uma cadeira;
  • Volte à posição original.

Atenção: nunca deixe a barra posicionada na nuca, este é um erro comum e grave. Para conseguir proteger a região lombar, não empine o bumbum. O movimento correto deste exercício é parecido com o ato de se sentar em uma cadeira. E não esqueça de contrair o abdômen.

Agachamento com barra (Squats)

Se você quer trabalhar a musculatura das pernas e dos glúteos ao mesmo tempo, o exercício é esse! Ele endurece e modela todas essas áreas, além de estimular a produção de testosterona e dos hormônios do crescimento. Veja como fazer:

  • Ponha os pés na mesma largura dos seus ombros;
  • Encaixe a barra nas omoplatas e, com a palma das mãos, segure os pulsos para baixo. Mas nunca sustente o peso com os pulsos;
  • Agache como se você estivesse se sentando em uma cadeira, num ângulo de 90º;
  • Retorne à posição original usando as coxas para se reerguer, sem deixar de manter as costas sempre retas.

Atenção: tome cuidado para não colocar a barra na nuca ou fazer pressão nas costas, pois isso pode causar uma lesão na lombar, como, por exemplo, a hérnia de disco. Se você começou agora a fazer a atividade, não exagere no peso, o peso da barra é o suficiente para você iniciar. Insira mais carga de acordo com o avançar do treinamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply