Achocolatado Saudável – O que é? Uso, Benefícios e Para o que serve

O consumo de bebidas achocolatadas é bastante comum no Brasil, e não é só restrito às crianças. Os adultos também são adeptos dessa bebida, principalmente no inverno. Porém, também é um fato bastante conhecido que o consumo destas bebidas não é nada saudável- principalmente pela quantidade de açúcares adicionados às marcas mais conhecidas de achocolatados em pó.

Por incrível que possa parecer, em algumas marcas, a concentração de açúcar pode atingir até 90%. Ou seja, praticamente não há cacau em sua composição. Esse é o motivo por estas bebidas serem tão calóricas e pouco nutritivas.

achocolatado

Mas, saiba que não é preciso se desesperar tanto se você não consegue resistir à sua bebida achocolatada. É possível tomar um chocolate quente sem culpa. Basta substituir aqueles achocolatados comuns por achocolatados saudáveis que possuem em sua composição um maior percentual de cacau ao invés de açucares.

Vamos mostrar as principais opções para que consiga aproveitar todo o sabor e benefícios de um chocolate quente, porém da forma mais saudável possível.

 

Como usar o achocolatado saudável?

Antes de falar como preparar, é preciso saber reconhecer as opções de achocolatado saudável que existem no mercado. A principal dica é conferir a composição do produto e observar o primeiro ingrediente da lista. Se o açúcar estiver no topo, já é possível saber que é este o ingrediente com maior percentual no produto. Por isso, esta opção deve ser descartada se seu objetivo é tomar um chocolate quente sem culpa. Para que seja um achocolatado saudável e realmente benéfico para o organismo, o cacau deve ser o ingrediente com maior concentração no produto.

Existem duas opções no mercado ótimas para quem quer tomar um achocolatado saudável. São elas:

  • Chocolate em pó: Ele é composto por um percentual entre 50% a 70% de cacau, por isso, é bem mais benéfico à saúde do que a maioria. Quanto mais cacau, mais saudável o produto, principalmente pelos benefícios que ele proporciona ao organismo. Para prepará-lo, basta misturar o pó com um pouco de leite até dissolver. Depois acrescente o restante do leite. Sua dissolução é mais difícil do que os achocolatados comuns, mas o sabor é ótimo.
  • Cacau em pó: Outra opção para um achocolatado saudável é utilizar o cacau em pó. Esse produto é puro, sem adição de açúcares. Por esse razão é a opção mais saudável de todas, porém é mais difícil de se acostumar. A forma de preparo é semelhante ao do chocolate em pó. Mas neste caso, talvez será necessário acrescentar algo para adoçar, mas com moderação. Com o tempo, vá diminuindo a quantidade de açúcar adicionado e a bebida irá se tornar ainda mais saudável.

Talvez seja necessário iniciar o consumo pelo chocolate em pó, para depois passar a consumir o cacau em pó. Com o tempo, seu paladar irá se acostumar com o gosto característico do cacau e você necessitará de cada vez menos açúcar ou adoçante em sua bebida.

Quais os benefícios do achocolatado saudável?

achocolatado saudável

A cada dia são descobertos mais benefícios associados ao consumo de cacau. Por isso, a sua ingestão é bastante recomendada. Porém, o mesmo não se pode dizer do açúcar que deve ser ingerido sempre com moderação. Por isso, substituir as bebidas achocolatadas ricas em açúcares por outras que sejam ricas em cacau é um passo importante para saúde. Os principais benefícios que se pode ganhar ao consumir um achocolatado saudável com maior concentração de cacau são:

  • Melhora o sistema circulatório e respiratório: o cacau tem ação vasodilatadora, melhorando a circulação do sangue e o quadro de pressão alta. Além disso, é capaz de promover a dilação dos brônquios, melhorando a asma e bronquite.
  • Alivia os quadros de depressão, ansiedade e estresse: o magnésio presente no cacau é capaz de aliviar as alterações de humor, por isso, tem efeito importante contra a ansiedade, a depressão e o estresse.
  • Aumenta a sensação de prazer: o cacau é rico em feniletilamina, que estimula a produção de dopamina e serotonina, conhecidos como hormônios da felicidade.
  • Ação antioxidante: o cacau possui ação antioxidante e anticancerígena, ajudando a combater os radicais livres no organismo e evitando o envelhecimento precoce.

[CONFIRA TAMBÉM: 7 ALIMENTOS PARA COMBATER O ESTRESSE]

Para que serve?

Além de ser uma fonte de prazer, já que tomar um chocolate quente sempre é bom. O achocolatado saudável serve como uma boa forma de consumo do cacau em quantidades capazes de trazer benefícios ao corpo. Como vimos, sua ação terá repercussões em todo o organismo, sendo uma boa fonte de substâncias como feniletilamina, teobromina, flavonoides, cafeína e magnésio, justamente as substâncias responsáveis pelos benefícios proporcionados pelo cacau.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply