Acerola – Para que serve, Benefícios, Propriedades

A Acerola é um fruta com muito potencial, repleta de benefícios para saúde e com propriedades incríveis. Tanto que é considerada como um alimento funcional. Isso significa que, além de ser bastante saborosa, ela favorece a saúde do organismo. Também chamada de Cereja das Antilhas, seu nome científico é Malpighia Emarginata e é cada vez mais comum encontrá-la em lojas de produtos naturais e supermercados. Originária do México, essa frutinha de gosto ácido e levemente adocicado é rica em vitaminas, minerais e fibras. Além de ser fonte de antioxidantes e ácido fólico.

Como usar acerola?

acerola

 

Consumir a Acerola não é nada complicado. Por ter um gosto agradável, comer a fruta in natura é simples e integrá-la ao seu cardápio diário pode ser bastante saboroso. Como qualquer fruta, o suco da polpa da Acerola também é bastante apreciado e fácil de fazer. Basta bater a polpa da fruta em um liquidificador, adicionar água e adoçar, se necessário.

As pastilhas de Vitamina C obtidas da fruta também são comuns. Elas se tornaram uma forma prática de consumir a fruta em sua forma mais concentrada.

Quais os benefícios da acerola?

Apesar de pequena, os nutrientes presentes na Acerola são bem potentes. Ela é rica em vitaminas A, B1, B6, C, ácido fólico, Niacina, Riboflavina. Além de minerais como Fósforo, Manganês, Magnésio, Cálcio, Ferro, Potássio, Cobre e Fibras.

Essa frutinha é uma excelente fonte de energia com baixo teor de gordura. Para se ter uma ideia, 100g da fruta possuem o equivalente à 32 calorias e somente 0,3g de gorduras. É exatamente por todo esse potencial nutricional com baixo de teor de calorias que a fruta é considerada como um alimento funcional.

Entre os principais benefícios, temos:

  • Melhora do sistema imunológico e da saúde da pele: Talvez o benefício mais conhecido da Acerola é o de fortalecer o sistema imunológico. Isso ocorre em razão da presença da vitamina C que é 25 vezes maior do que a da laranja. Seu consumo também melhora a absorção de ferro pelo organismo, prevenindo anemias. Além disso, favorece a síntese do colágeno, melhorando o aspecto e dando mais firmeza à pele.
  • Alto valor energético: É fonte de energia. O consumo da fruta é capaz de melhorar a intensidade e a qualidade dos treinos por ser rica em carboidratos que se transformam em energia.fruta acerola
  • Melhora do funcionamento do sistema circulatório: O potássio presente na fruta é o responsável pela melhora dos sistemas vasculares. Ao promover a vasodilatação, ele controla a pressão alta e melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, promove a redução dos níveis de colesterol, contribuindo ainda mais para saúde do coração.
  • Controle dos níveis de glicose: A fruta tem a capacidade de regular os níveis de glicose e de insulina presentes no sangue. A Acerola é rica em flavonoides e carotenoides, antioxidantes, que controlam os níveis de açúcares. Essa ação beneficia a prevenção e o controle do diabetes. Mas como qualquer outro tipo de alimento, eles devem ser consumidos em proporções corretas indicadas pela nutricionista.
  • Prevenção contra o envelhecimento precoce e o surgimento do câncer: O mesmo efeito antioxidante decorrentes da presença de flavonoides e carotenoides são os responsáveis por prevenir o envelhecimento e o câncer. Os antioxidantes são conhecidos por eliminarem os radicais livres presentes no organismo. Essas substâncias são nocivas ao corpo e levam ao envelhecimento das células e ao crescimento incorreto que poderia resultar no surgimento de cânceres e tumores. A ação antioxidante da fruta é potencializada pela presença da antocianina. Ela é substância anticancerígena encontrada também em frutas como mamão e tomates.
  • Saúde dos olhos: A fruta também é fonte de vitamina A, conhecida por sua ação sobre a saúde dos olhos. Melhora a saúde da retina, a visão noturna e previne contra doenças como degeneração macular, cegueiras e cataratas.
  • Outros benefícios da vitamina C: A vitamina C presente na Acerola tem outras funções bem importantes para saúde do corpo humano e não tão conhecidas. Ela é capaz de controlar a produção de hormônios pela tireoide, melhorando o seu funcionamento. Além disso, essa vitamina tem efeito direto sobre a cicatrização de feridas e acnes, reduzindo manchas e melhorando o aspecto da pele.

Para que serve acerola?

suco de acerola

A principal utilização da Acerola é justamente para reposição da vitamina C no organismo. Ele é comumente utilizado na fabricação de pastilhas de vitamina C para dar energia e fortalecer o sistema imunológico, combatendo a fadiga, gripes e resfriados. Além de ser utilizada na fabricação de polivitamínico em geral.

Mas não se esqueça que se trata de uma fruta bastante saborosa e pode ser facilmente integrada à sua alimentação diária.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply