Acelga – Propriedades e Benefícios

Uma hortaliça diferenciada que foi descoberta por um botânico suíço, tem muita popularidade nos países do Mediterrâneo, mas que ainda não é muito lembrado no Brasil. Você sabe de qual vegetal estamos falando?

É da acelga! Muito presente nas culinárias coreana e japonesa, por exemplo, esse alimento pertence à mesma família da beterraba e conta com nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do seu organismo.

acelga

Composição e propriedades

Reconhecida como um alimento funcional, a acelga traz um sabor inconfundível que, mesmo um pouco amargo, se torna uma opção saborosa para uma refeição.

Nutritiva e com poucas calorias – 100 gramas equivalem a 20 calorias – a acelga tem uma composição que a mantém como um vegetal completo e eficiente para o organismo. Confira sua composição e entenda suas propriedades a seguir:

  • Cálcio,
  • Carboidratos,
  • Carotenoides,
  • Cobre,
  • Ferro,
  • Fibras,
  • Flavonoides,
  • Fósforo,
  • Magnésio,
  • Manganês,
  • Potássio,
  • Proteínas,
  • Vitamina A,
  • Vitamina B6,
  • Vitamina B7,
  • Vitamina C,
  • Vitamina K

A acelga apresenta propriedades diversas para a saúde do corpo humano, prevenindo e tratando uma gama de malefícios que podem acometer o organismo.

Um exemplo é sua propriedade antioxidante, através da existência de carotenoides e flavonoides. Além disso, a acelga tem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, desintoxicantes, adstringentes, vermífugas, expectorantes, entre outras. Suas propriedades poderão variar conforme o modo de uso da acelga em seu dia a dia.

Quais os benefícios da Acelga?

A acelga é muito benéfica para sua alimentação e consumi-la com regularidade fará muito bem a você. Infelizmente, muitos brasileiros não dão o devido valor a essa hortaliça e isso se deve, em especial, pela desinformação acerca de seus benefícios e vantagens.

Quer descobrir esses benefícios e mudar sua opinião sobre a acelga?

  • Ajuda na diminuição da inflamação no trato digestivo,
  • Auxilia na prevenção de certas doenças, como câncer,
  • Combate os radicais livres presentes no organismo,
  • Combate reações pró-inflamatórias no organismo, principalmente por elas estarem relacionadas com a piora nos quadros de colesterol alto e no aumento no risco de ataques cardíacos ou outras doenças cardiovasculares,
  • Contribui com a saúde dos ossos,
  • Controla os níveis de açúcar na corrente sanguínea,
  • Defende os olhos contra doenças associadas ao envelhecimento, tais como a catarata, glaucoma, degeneração macular e cegueira noturna,
  • Diminui cãibras musculares e dores que podem surgir pela deficiência de magnésio,
  • Diminui os índices de fratura,
  • É um alimento anti-hipertensivo, pois garante uma boa circulação do sangue, bem como mantém a saúde dos vasos sanguíneos e o controle dos batimentos cardíacos,
  • Estimula os folículos capilares, melhorando o brilho e a textura dos fios,
  • Melhora a saúde digestiva e do cólon,
  • Previne a prisão de ventre e a diarreia,
  • Previne o envelhecimento precoce,
  • Previne sintomas que estão relacionados ao estresse, como a insônia, alterações de humor, pressão alta e dores de cabeça,
  • Promove a sensação de saciedade,
  • Protege a retina e a córnea,
  • Regula os movimentos intestinais.

Para usufruir de todos esses benefícios, você precisa saber como consumir a acelga. Ficou curioso (a)?

Como consumir a Acelga?

Você pode encontrar a acelga em estabelecimentos hortifrútis, por exemplo. Mas não vá pegando qualquer exemplar – você deve prestar atenção em certos aspectos antes de levar a acelga para casa.

Por isso, leve em consideração as folhas da acelga, verificando se elas estão brilhantes, firmes e com uma cor verde uniforme. Ainda, as pencas devem estar duras e de cor branca. É claro que você pode encontrar acelgas com variações, sendo assim não se assuste se encontrar caules amarelos ou vermelhos, isso é do próprio tipo de acelga.

De preferência, consuma a acelga fresca sem demoras. O tempo de refrigeração pode afetar suas propriedades nutritivas – lembre-se que no congelador, a acelga pode durar em torno de 4 dias.

Depois da escolha da acelga, você agora pode conhecer algumas das várias formas de uso da acelga na sua alimentação diária:

  • Suco: opção diurética, adstringente e vermífuga que também pode auxiliar em dermatites e na má digestão,
  • Xarope expectorante: use acelga com mel para melhores resultados,
  • Fricção diária das folhas: para evitar a queda de cabelos,
  • Cataplasma: use as folhas para cicatrizar as feridas com mais rapidez,
  • Suco usando as folhas: usado para gota, nefrite, reumatismo, febres e icterícia,
  • Folhas amassadas: misture-as com sal e vinagre para combater a sarna.

Uma das melhores maneiras de utilizar a acelga é cozinha-la (com água ou a vapor) e preparar em saladas – uma dica é temperar com azeite e sumo de limão.

Na hora de usar a acelga, lave-a bem. Muitas pessoas recomendam que as folhas sejam colocadas em água com hipoclorito por 15 minutos para depois lavar com água corrente.


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