Abóbora – Para que serve, Benefícios, Propriedades

Uma das melhores formas de cuidar da saúde é passar a consumir mais alimentos naturais que são ricos em nutrientes. Um ótimo exemplo disso é a abóbora, que possui elevadas taxas de vitaminas e minerais.

Mas, afinal, para que serve a abóbora, quais são seus benefícios e propriedades? Veja, a seguir, todas essas informações, além de dicas para inserir esse poderoso alimento em suas refeições.

abobora

Para que serve a abóbora

A abóbora possui elevada quantidade de vitamina A e carotenoides, que atuam pontualmente na melhora da visão, evitando a contração de doenças oculares, como a catarata.

Além disso, o alimento tem uma boa concentração de vitaminas antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de enfrentar doenças simples, como gripes e resfriados.

Outra atuação importante desses antioxidantes é na prevenção do desenvolvimento do câncer, bem como do envelhecimento precoce da pele, retardando o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Paralelamente, a abóbora ainda atua como coadjuvante no processo de emagrecimento, porque tem uma considerável concentração de fibras que aumentam a sensação de saciedade e contribuem para a perda de peso.

Benefícios da abóbora

Melhora da saúde dos olhos

A abóbora tem substâncias importantes, como a vitamina A e zeaxantina, que melhoram e reforçam a saúde ocular, minimizando a possibilidade de desenvolver doenças degenerativas oftalmológicas.

Reforço do sistema imunológico

Tal alimento é capaz de fortalecer o sistema imunológico porque é rico em antioxidantes. Por isso, o consumo regular de abóbora contribui para tratar e evitar doenças comuns.

Prevenção de doenças do coração

As vitaminas A e C presentes na abóbora, bem como o potássio, magnésio e fibras, contribuem para minimizar a chance de ser vítima de doenças cardíacas / coronárias. Na prática, isso significa que o risco de sofrer derrame é menor.

Isso ocorre porque esses nutrientes contribuem para o relaxamento dos vasos sanguíneos e prevenção da formação de pontos de gordura em suas paredes, diminuindo a possibilidade de obstruções.

Suporte no emagrecimento

Inserir a abóbora na dieta é uma ótima pedida, porque esse alimento contribui para o emagrecimento. O motivo é simples: ele possui fibras responsáveis por promover um aumento da saciedade e controle da fome.

Por isso, a pessoa passa a comer menos, podendo manter a dieta / reeducação alimentar em dia, além de perder peso de forma natural e saudável, sem comprometer o organismo.

Além das fibras, o alimento ainda se destacada por ter baixo índice de caloria e zero gordura, sendo perfeito para fazer refeições principais ou pequenos lances durante o dia.

Prevenção de câncer

Como possui uma alta concentração de antioxidantes, a abóbora também evita o desenvolvimento de células cancerígenas, como na próstata ou estômago, garantindo boa saúde.

Prevenção do envelhecimento precoce

As vitaminas A e C presentes na abóbora são grandes aliados da pele, porque estimulam o processo de renovação das células da tez, inclusive a produção de colágeno, de modo a prevenir o envelhecimento precoce.

Propriedades da abóbora

Já conhece todos os benefícios que a abóbora pode proporcionar, mas não sabe, pontualmente, quais são suas propriedades? Então, confira aqui as principais, considerando uma porção de cerca de 100 gramas de polpa crua:

  • 30 calorias;
  • 1 grama de proteína;
  • 0,17 grama de gordura;
  • 0 colesterol;
  • 6,5 gramas de carboidrato;
  • 2,5 gramas de fibras;
  • 21 miligramas de cálcio;
  • 0,8 miligramas de ferro;
  • 9 miligramas de vitamina C;
  • 0,4 miligrama de vitamina A.

É importante ressaltar que essas são características encontradas na polpa. Também é possível consumir a semente da abóbora, que tem outros nutrientes importantes, como o zinco, cerca de 0,32 miligrama por porção.

Como inserir a abóbora nas refeições

A abóbora é um alimento extremamente versátil, tanto que pode ser inserida em qualquer refeição do dia, seja em pratos doces ou salgados. É possível, por exemplo, fazer um bolo fit de abóbora ou um doce sem açúcar, utilizando adoçante natural.

Em refeições principais, consuma a abóbora em purê, sopa ou cozida, versões que são bastante saborosas e acompanham qualquer prato. Outra boa opção é a salada de abóbora com um fio de azeite e sal.

Se preferir algo com menos calorias, é interessante assar a abóbora com temperos. Dá, inclusive, para colocá-la num refratário junto a legumes, para fazer um mix de alimentos assados.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply