Abdominal – Os melhores exercícios para perder gordura abdominal de vez

O abdominal é um dos exercícios mais antigos que existem, além disso, não precisam de equipamentos para serem executados, podem ser usados os movimentos do próprio corpo para definir a cintura, fortalecer os músculos e melhorar a postura.

Existem mais de 25 tipos de abdominais, alguns mais fáceis de serem executados, enquanto que outros, complexos. O fato é que nem todos trazem os mesmos benefícios, inclusive já existem pesquisas que apontam quais são os melhores abdominais para perder a gordura dessa região.

Para aqueles que desejam ter uma barriga sarada, é importante ressaltar que somente os abdominais podem não ser o suficiente, é o que indica os profissionais fisiculturistas. A alimentação equilibrada desempenha um papel fundamental na busca desse objetivo.

À seguir, serão citados os principais tipos de abdominais para perder a gordura da barriga, de acordo com os pesquisadores da Universidade de San Diego, na Califórnia.

Confira os 5 melhores abdominais para perder gordura da barriga

Antes de começar os abdominais é fundamental consultar um especialista de educação física para determinar o número de séries exatas para cada exercício. Lembrando, que cada pessoa possui particularidades que precisam ser respeitadas.

Se você quer uma ” barriga chapada”, dá uma olhada nos exercícios abaixo:

1- Abdominal com bola

A famosa ” bola suíça” é muito utilizada em academias e aulas de pilates, mas, a boa notícia é que você pode ter uma dessas em casa. O objetivo é tonificar toda a região do abdômen através do ganho de equilíbrio do corpo em cima da bola.

O acessório é um excelente coadjuvante para trabalhar os músculos da região abdominal, especialmente porque ele preveni lesões devido ao baixo impacto no reto femoral e no músculo da perna que é usado de forma errada na hora do exercício.

Quando o esforço é dirigido para o lugar errado, ele diminui a força que deveria ser direcionada para os músculos da barriga.  A bola serve justamente para proporcionar uma postura correta na hora de se exercitar fazendo com que  o abdominal tenha melhor desempenho.

Para executar de maneira correta, siga as instruções abaixo:

  1. Deite em cima da bola com as pernas em um ângulo de 90 graus, sempre com os pés bem apoiados no chão;
  2. Eleve o tronco vagarosamente e tente manter o equilíbrio em cima da bola;
  3. Cuide da respiração no momento do exercício ( solte o ar enquanto contrai o abdômen e inspire quando retorna na posição inicial);

2- Abdominal Tradicional

Imaginou que esse não estaria na lista? No entanto, ele está e se mostra muito eficiente para trabalhar os músculos reto superior, ou seja, flexionar o tronco, uma forma muito comum de se movimentar.

É possível variar esses exercícios com o abdominal diagonal para trabalhar também ambas laterais da barriga.

Esse exercício, é uma excelente forma de começar a série de abdominais:

  1. Deite-se com os joelhos dobrados e pés bem fixados no chão;
  2. Coloque as mãos atrás da cabeça;
  3. Mova o tronco e a cabeça para cima contraindo bem o abdômen;

Para o abdominal diagonal, basta encostar o cotovelo direito no joelho esquerdo enquanto levanta o tronco, faça o mesmo do outro lado.

3- Abdominal com braços estendidos

De acordo com os especialistas quando os braços são estendidos sobre a cabeça, o peso sobre a musculatura abdominal aumenta fazendo com que o exercício seja mais difícil, fator que aumentam os ganhos de resultados.

Além disso, esse tipo de abdominal trabalha músculos do peitoral e também da dorsal.

O jeito de fazê-lo é muito simples:

  1. A posição do corpo é exatamente como no abdominal tradicional, a diferença é que os braços devem ficar entendidos sobre a cabeça.

4- Abdominal com pernas estendidas

Nesse caso, são as pernas que devem ficar esticadas enquanto  o exercício é executado, ou seja, é um abdominal tradicional, mas deve ser realizado sempre com as pernas levantadas.

Isso significa mais esforço para a musculatura do abdômen, uma vez que os pés não estão no chão para dar impulso e facilitar o movimento.

5- Abdominal com elevação de quadril

É um dos tipos de abdominais que mais forçam o abdômen, pois é necessário forçar a região para que o quadril e as pernas se elevam.

  1. Deite de costas e mantenha os joelhos semi flexionados;
  2. Mãos no chão  e abdômen contraído;
  3. Tente trazer as pernas em direção ao peito enquanto eleva o quadril;

Com esses tipos de abdominais, certamente você estará no caminho certo rumo a barriga chapada. Lembrando que o número de séries e repetições devem ser orientados por um profissional de educação física.


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