Abacaxi – Para que Serve e Quais São os Benefícios

O abacaxi é uma das frutas mais consumidas do Brasil. Não é para menos, afinal, ele é saboroso e refrescante, combinando perfeitamente com o clima tropical do país. Mas, o abacaxi não se resume somente a isso: ele também é um grande aliado da saúde.

Ainda não conhece para que serve a fruta, muito menos suas propriedades e benefícios? Sem problemas, confira todas essas informações a seguir, bem como formas de inserir o abacaxi em sua refeição durante o dia.

abacaxi

Para que serve o abacaxi

A fruta tem um grande poder anti-inflamatório, graças à elevada quantidade de bromelina que possui, substância que combate naturalmente inflamações pelo corpo, especialmente nas articulações.

Essa característica anti-inflamatória da fruta contribui, paralelamente, para a redução de dores musculares, especialmente no pós-treino, acelerando a recuperação dos músculos.

O abacaxi também promove a prevenção de doenças como o câncer e cardíacas, porque tem uma elevada concentração de vitamina C, substância antioxidante que reforça o sistema imunológico e evita o desenvolvimento de doenças graves e comuns.

Além disso, o antioxidante da fruta atua na prevenção do envelhecimento precoce, retardando o aparecimento de linhas de expressão, como o famoso bigode chinês e de rugas.

Como se não bastasse tudo isso, o abacaxi se diferencia por ser rico em água e fibra. Na prática, isso significa que a fruta hidrata o organismo e contribui para o emagrecimento, já que a fibra retarda o esvaziamento do estômago e proporciona sensação de saciedade por mais tempo, favorecendo a manutenção da dieta.

Quais as principais propriedades do abacaxi

O abacaxi possui diversos minerais e vitaminas que são fundamentais para a saúde e correto funcionamento do corpo. Confira, a seguir, quais são os principais nutrientes presentes na fruta, considerando uma porção de 100 gramas crua:

  • 50 calorias;
  • 13 gramas de carboidrato;
  • 0,12 grama de gordura;
  • 0,5 grama de proteína;
  • 0,08 miligrama de vitamina B1;
  • 0,03 miligrama de vitamina B2;
  • 0,5 miligrama de vitamina B3;
  • 0,2 miligrama de vitamina B5;
  • 0,1 miligrama de vitamina B6;
  • 15 microgramas de vitamina B9;
  • 36 miligramas de vitamina C;
  • 13 miligramas de cálcio;
  • 0,3 miligrama de ferro;
  • 12 miligramas de magnésio;
  • 8 miligramas de fósforo;
  • 115 miligramas de potássio;
  • 0,1 miligrama de zinco.

Quais os benefícios do abacaxi

Prevenção de doenças nos ossos

O abacaxi é rico em minerais como o cálcio, que é essencial para garantir a saúde de ossos e articulações, prevenindo doenças como a osteoporose e perda de massa óssea, que costuma atingir pessoas mais velhas, principalmente.

Suporte no tratamento de inflamações

A bromelina presente na fruta atua como um anti-inflamatório natural, desempenhando o papel de coadjuvante no tratamento de doenças como a artrite e demais inflamações nas articulações.

Apoio na construção muscular

A bromelina é responsável por digerir proteínas e melhorar a quebra delas em aminoácidos, que ajudam a acelerar a recuperação do músculo no pós-treino e a construção muscular.

Portanto, se quiser suporte no ganho de massa magra, é interessante inserir a fruta na alimentação do dia a dia, seja como pré ou pós-treino, para aproveitar melhor os benefícios do alimento.

Prevenção de doenças

A bromelina e vitamina C da fruta formam um combo poderoso para prevenção de enfermidades, evitando o desenvolvimento de artrite, dores musculares, câncer e doenças cardíacas.

Combate ao envelhecimento precoce da pele

A quantidade elevada de vitamina C da fruta atua pontualmente na prevenção e combate do envelhecimento precoce da pele, estimulando a renovação celular e a síntese de colágeno, de forma a conferir um efeito de preenchimento ao rosto, evitando rugas e linhas de expressão, bem como suavizando marcas preexistentes.

Auxílio na perda de peso

A elevada taxa de fibras da fruta promove o retardamento do esvaziamento do estômago, fazendo com que a pessoa tenha maior saciedade durante o dia, evite a compulsão alimentar e mantenha a dieta, contribuindo para o emagrecimento de forma natural e saudável.

Como consumir o abacaxi

A melhor forma de consumir a fruta e aproveitar todos os seus benefícios é na versão in natura, ou seja, crua e sem ser processada/industrializada. Basta comer pequenas porções, seja como sobremesa ou lanche.

Outra forma é fazer sucos, vitaminas ou smoothies com o abacaxi, sempre tomando o cuidado de utilizar leite com baixo teor de gordura e adoçantes naturais, para ter uma receita mais saudável. Existe, ainda, a possibilidade de consumir a fruta em saladas e doces como tortas e bolos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply