Abacate – Conheça suas Propriedades e Benefícios

abacateO abacate é uma fruta cuja origem remete ao México e à América Central, mas hoje em dia também é muito cultivada na América do Sul, Estados Unidos, China e Indonésia. O abacate é pertencente à espécie persea americana. Por fora o abacate é de uma cor verde viva, que se torna mais escura a partir do seu amadurecimento, podendo ficar quase preta. Já a polpa é de uma cor verde-clara ou mesmo amarelada, possuindo uma textura bem cremosa. Em seu interior encontramos um grande caroço, que nada mais é do que a semente do abacate.

Essa fruta é muito utilizada tanto como doce quanto como salgado, dependendo da região. No caso do Brasil, ela em geral é consumida in natura, amassada ou batida no leite, podendo acrescentar açúcar e limão. No exterior ela é muito apreciada em saladas e também em receitas específicas, como a guacamole, muito tradicional da culinária mexicana que mistura a fruta com cebola, tomate, limão e diversos temperos e se come acompanhada de nachos, um salgadinho feito de milho.

É muito comum também o abacate ser usado como substituto de óleos e gorduras em determinadas receitas, podendo ser passado em pães e torradas, inserido na elaboração de sanduíches, entre outros pratos.

Propriedades do abacate

O abacate contém muitas propriedades saudáveis que podem ser aproveitadas por quem quer ter uma alimentação saudável. Por exemplo, um abacate pequeno, com aproximadamente 150 g de polpa, oferece 240 calorias, 22 g de gorduras, 13 g de carboidratos, 3 g de proteínas e 10 g de fibras.

Não se trata de uma fruta com poucas calorias, porém, as gorduras encontradas em sua composição são em grande maioria monoinsaturadas, caso do ácido oleico, enquanto que há uma outra parte, pequena, de gorduras poli-insaturadas, casos do ômega 6 e do ômega 3, e de gorduras saturadas, como o ácido palmítico.

Além disso, a quantidade de fibras presentes na fruta garante 40% de toda a fibra que você deve consumir diariamente. A fruta também possui diversos nutrientes importantíssimos para o corpo humano, como: magnésio, zinco, fósforo, potássio, manganês, cobre, vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina E.

Tais informações ajudam a desmistificar o senso comum de que o abacate possui muitas gorduras que fazem mal ao organismo. Se consumido moderadamente, como qualquer fruta, o abacate oferece mais elementos positivos do que negativos.

Benefícios do abacate para a saúde

O abacate oferece diversos benefícios para a sua saúde. Confira alguns dos principais:

Tem poder anti-inflamatório: a vitamina E constante na fruta induz as gorduras a assumirem uma função anti-inflamatória, o que faz com que o organismo se torne mais saudável, reduzindo os inchaços, desconfortos relativos a artroses e ameniza os sintomas do reumatismo e da gota.

Diminui o estresse: a fruta contém a glutationa, que diminui os efeitos do cortisol, hormônio que, quando produzido em excesso, gera o estresse e também dificulta a redução de peso. A glutationa ajuda ainda a desintoxicar o organismo e melhora o funcionamento do fígado.

Melhora a saúde cardíaca: comer abacate ajuda a melhorar os níveis do colesterol ruim, além de combater diversas doenças cardiovasculares. Isso ocorre graças às gorduras monoinsaturadas, fortemente presentes no abacate. Os fitoesterois que compõem o alimento também auxiliam a prevenir complicações vasculares graças a seu poder anti-inflamatório.

Ajuda a emagrecer: a riqueza em fibras proporcionada pelo abacate faz com que ele auxilie quem deseja emagrecer, já que essas substâncias são essenciais para um bom funcionamento do trânsito intestinal, além de proporcionar saciedade por mais tempo, o que evita que se coma fora de hora. Além disso, as gorduras monoinsaturadas também propiciam a redução da gordura abdominal, que é muito perigosa e está atrelada a muitas doenças causadas pelo sobrepeso. Porém, recomenda-se o consumo de meio abacate por dia, já que ele é calórico.

Auxilia a ter uma boa noite de sono:  quem sofre de insônia pode começar a ingerir abacate na sua dieta. Isso porque, a fruta possui em sua composição vitaminas do complexo B, caso da B3, que é responsável por equilibrar os hormônios que cuidam do equilíbrio de substâncias que desenvolvem as atividades cerebrais do sono. Outro fator que contribui para um bom descanso é a presença do ácido fólico, que alimenta os neurotransmissores que são responsáveis pela saúde do seu sono.


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