A importância dos Alongamentos para as Costas – Os 5 exemplos mais indicados

Os alongamentos para as costas trazem inúmeros benefícios para a saúde, especialmente no quesito alívio de dores, pois reduz a tensão muscular muitas vezes ocasionada pela má postura, estresse e o desgaste muscular.

Os movimentos utilizados para se alongar aumentam a flexibilidade do corpo, com isso, melhora a circulação sanguínea conferindo uma sensação de bem estar.

Outro grande objetivo do alongamento é a melhoria da postura, esses resultados são conseguidos através da reeducação dos movimentos e promoção de melhores hábitos para endireitar a postura e prevenir lesões como desvios posturais, hérnias de disco, escoliose, inflação nos tendões, entre outros.

5 alongamentos para as costas mais indicados pelos especialistas

O hábito de alongar o corpo pode prevenir muitos problemas na coluna, uma das partes mais importantes da estrutura do corpo humano. De acordo com os especialistas, bastam 15 minutos, 3 vezes por semana para começar a sentir os efeitos positivos do exercício.

Os melhores alongamentos para as costas são:

1- Alongamento para a coluna cervical

Esses movimentos são muito simples, geralmente utilizados no início e final de qualquer outra atividade aeróbica. São excelentes para reduzir as dores no pescoço e coluna, além de aliviar o estresse. Veja como fazer:

  1. Com a mão direita, puxe a cabeça para o lado direito, fique 30 segundos nessa posição;
  2. Depois, com a mão esquerda, puxe a cabeça para o lado esquerdo, fique 30 segundos nessa posição;

2- Alongamento para a coluna lombar

Quando essa região dói, pode prejudicar demais os movimentos de uma pessoa, podendo deixá-la  incapacitada. Por isso, é importante criar o hábito de se alongar para prevenir esses incômodos. Confira!

  1. Deite-se no chão e dobre uma das pernas, coloque as mãos no joelho e segure a perna nessa posição por 20 segundos;
  2. Repita o mesmo procedimento acima com a outra perna.

Caso, as dores na lombar sejam frequentes, esse exercício pode ser feito todos os dias.

3- Extensão do tórax

Esse exercício implica em ” abrir o peito” para expandir todo o tórax e conseqüentemente a coluna. Pode ser feito de pé ou deitado sob alguns livros empilhados, o objetivo é melhorar a postura, indicado especialmente para aquelas pessoas que tem uma aparência curvada e ombros caídos.

Entretanto, esses movimentos ajudam no alívio das dores e na sensação de bem estar.

4- Alongamento para a coluna dorsal

Quem está com muitas dores nas costas, bem no meio delas, pode ter alívio imediato com esse exercício.

É muito fácil de fazer, basta apenas alguns minutos para  ganhar uma sensação de alívio.

  1. Fique de joelhos ( posição de 4 apoios);
  2. Tente encostar o queixo no peito, enquanto isso, empurre as costas para cima;
  3. Fique na posição por 20 segundos;
  4. Descanse e repita o processo por 5 vezes;

5- Alongamento para coluna utilizando barra

Esse exercício é muito simples e para quem não tem uma barra, pode usar uma vassoura e fazer em casa mesmo.

Nesse movimento, os ombros são forçados para trás, mediante isso, o peitoral é forçado a abrir alongando toda essa região. Os benefícios são especialmente para o alívio das dores e melhoria na postura, pois incentiva a permanência dos ombros sempre bem posicionados ao invés de caídos.

A importância dos alongamentos para as costas estão muito voltados para o bem estar, prevenção de dores crônicas e melhoria de postura. Mas, eles são benéficos somente quando bem executados.

Além dos exercícios, é ideal prestar bastante atenção nos hábitos do dia a dia que possam prejudicar a coluna, são eles: Postura em frente ao computador ou para dirigir,  formas de sentar na cadeira ou no sofá, movimentos de agachar e levantar, entre outros.

A coluna é responsável por sustentar todo o corpo, se ela não estivem sadia, certamente o individuo terá problemas no futuro para fazer até mesmo as atividades mais básicas como andar, sentar e levantar.

Os alongamentos para as costas podem ser feitos todos os dias ou conforme indicação do seu médico. Caso esteja sentindo muitas dores, marque uma consulta com o ortopedista.


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