A importância das Frutas e Legumes para Crianças – Quantidade ideal

As frutas são saborosas, doces e nutritivas, apesar disso, muitas crianças tem resistência de prová-las. Isso já não acontece com as guloseimas industrializadas vendidas em supermercados, cujo elas possuem verdadeiro encantamento.

Isso ocorre porque no geral, alguns pais não insistem no oferecimento de frutas, é comum a recusa nas primeiras tentativas, mas é essencial continuar incorporando ao cardápio dos pequenos até que isso vire um hábito.

alimentação saudavel para crianças

Vantagens das frutas e legumes no desenvolvimento das crianças

As frutas sempre são melhores alternativas do que balas, chocolates e outras guloseimas, isso porque elas possuem fibras e nutrientes muito importantes para o crescimento das crianças.

As vitaminas, minerais, carboidratos, gorduras, proteínas e inclusive a água contida nas frutas podem suprir o aporte nutricional das crianças quando inseridas de maneira adequada no cardápio.

No geral, elas possuem pouquíssimas calorias e devido as fibras, promovem mais saciedade e evitam o consumo de excesso de alimentos que possam culminar a obesidade infantil.

De acordo com a OMS ( Organização Mundial da Saúde), as  vantagens das frutas e legumes no cardápio infantil estão associados a redução de doenças crônicas como a diabetes, bem como o reforço do sistema auto imune.

Por mais que os pequenos não gostem, os pais precisam insistir, além disso, dar  o exemplo e consumir frutas e verduras na frente deles.

Não se pode ignorar o fato de que a ” alimentação saudável” começa desde pequeno. Quando a criança começa a vida sabendo o que faz bem a saúde, se alimentando de forma saudável, certamente, ela não terá dificuldades quando chegar na vida adulta.

Os pais devem entender que as crianças não precisam experimentar o que pode fazer mal elas, afinal, elas nem sabe que existem determinados alimentos.

A importância das frutas e legumes para as crianças está atrelada ao bom desenvolvimento, crescimento saudável e prevenção de doenças crônicas. É fundamental investir na educação alimentar dos pequenos.

legumes para crianças

Quais são as quantidades ideais por dia para uma vida saudável?

A recomendação dos especialistas é que as crianças acima de 1 ano de idade consumam de 3 a 4 porções de frutas e legumes por dia, de preferência na sua forma in-natura, ou seja, sem triturar e liquidificar para fazer sucos, pois desse modo, as fibras são conservadas.

A casca possui muitas fibras e nutrientes, por isso, é indicado utilizá-la, ensinar as crianças a consumir a fruta sem descascar, é o mais indicado.

É importante ser criativo na hora de oferecer frutas para as crianças, nem sempre elas vão aceitar logo de cara, mas podem se encantar com o colorido. Portanto, alguns especialistas indicam fazer desenhos com as frutas, usar espetinhos ou outra forma animada para convencer os pequenos a comer.

Com relação aos legumes, pode ser um pouco mais trabalhoso fazer com que as crianças aprovem, mas incentive sempre e nunca deixe de mostrar que os adultos ingerem , portanto, as crianças também precisam desse nutriente importante.

Fica mais fácil começar com sopinhas e papinhas de legumes, depois acrescente aos poucos na alimentação diária. Ensine que o colorido, faz bem à saúde.

A importância das frutas e legumes para as crianças  envolvem o grande reforço da imunidade, tão importante para essa fase da vida. Saiba qual é a melhor escolha:

  • Banana – Tem vitaminas do complexo B e potássio;
  • Maça – Rica em fibras e ajuda na estimulação do intestino;
  • Laranja – Tem vitamina C, essencial para a imunidade;
  • Mamão – Excelente para o intestino e ainda reforça a imunidade;
  • Brócolis – Tem vitamina A, K, C, ferro e cálcio;
  • Cenoura – Vitamina A, B, B2 e B3, cálcio, potássio e fósforo;
  • Abóbora – Possui vitamina C, E e B, além de cálcio, ferro, potássio e fósforo;
  • Beterraba – Tem vitaminas A, B1, B2, B5, B6, B9 e C, cálcio, ferro e potássio;
  • Espinafre – Possui vitamina A, C, B2, B6, magnésio, ferro, potássio, selênio e vitamina E;

De acordo com a ciência, as crianças possuem mais aversão aos legumes dos que as frutas devido ao paladar amargo que elas sentem quando pequenas, no entanto, isso tende a desaparecer conforme os anos passam.

Por isso, os pais devem insistir no oferecimento de frutas e legumes. Apostar em novas apresentações e diferentes formas de preparo, pode ser uma solução.


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