7 exercícios que vão te ajudar a emagrecer depois da gravidez

A gravidez é sem dúvida nenhuma o momento mais sublime da vida de uma mulher, um coração batendo dentro da barriga certamente causa uma emaranhado de sentimentos.

Depois que o período da gestação passa, os quilinhos à mais ficam. É onde a mulher busca alternativas para recuperar a boa forma. Os especialistas dizem que é normal ganhar até 9 kg nesse período, mas a realidade para muitas, é bem diferente, pois acabam engordando muito mais do que isso.

Todavia, o peso anterior pode ser recuperado com boa alimentação e atividade física, no entanto, é preciso esperar cerca de 15 dias depois do parto para iniciar algum tipo de exercício.

Algumas mulheres, precisam de mais tempo, vai depender das recomendações médicas e o tipo de parto realizado, o ideal é sempre recomeçar de uma forma gradativa para evitar lesões, alguns exercícios são liberados, caso não houver complicações no parto.

Os melhores exercícios  para emagrecer depois da gravidez

A recuperação pós parto não é igual para todas as mulheres, portanto, é ideal conversar com o seu médico para saber quando pode voltar a fazer atividades e quais os melhores exercícios. No geral, os especialistas costumam liberar as modalidades relacionadas abaixo, confira:

1- Caminhada

Ao ar livre ou na esteira, comece de leve, 45 minutos, 3 vezes na semana já é o suficiente para adaptar o corpo novamente ao exercício. Mulheres que fizeram cesárea geralmente demoram mais para voltar ao ritmo, por isso, é essencial falar com o médico à respeito.

Algumas conseguem fazer atividades após 15 dias, outras, depois de 30 ou até mesmo 60 dias pós parto. É fundamental respeitar a individualidade de cada mulher.

Uma boa dica, é passear com o bebê no parque, assim, você já se exercita ao mesmo tempo em que aproveita bons momentos com o novo membro da família.

2- Pilates

Os exercícios que alongam o corpo são extremamente importantes pós parto, especialmente aqueles que trabalham a musculatura do abdômen e promovem mais flexibilidade.

De acordo com muitos especialistas, a caminhada 3 vezes na semana aliada com 45 minutos de pilates 2 vezes na semana, formam uma dupla perfeita para emagrecer  depois da gravidez.

3- Hidroginástica

O ponto positivo da hidro é que se trata de uma atividade sem impacto e que gasta muitas calorias, como consequência, você vai emagrecer bastante. No entanto, a recomendação da maioria dos especialistas é que essa modalidade seja feita somente depois de 45 dias pós parto, ou seja, quando todos os pontos estiverem bem fechados, afim de evitar riscos de infecções.

A duração de uma aula geralmente é de 1 hora, realizando essa atividade 2 vezes na semana certamente vai ajudar na conquista da boa forma.

4- HIT

HIT é um treino intervalado que pode ser de alta intensidade ou treino cardiovascular que ajuda na melhora do condicionamento físico e no emagrecimento.

São exercícios que misturam treinos de alta intensidade com períodos de baixa intensidade que fazem o corpo precisar de mais oxigênio durante o esforço criando uma escassez, fazendo com que , no período de recuperação, ele exige ainda mais oxigênio.

Essa é uma das atividades que mais perde calorias, sendo destaque no mundo FIT. O HIT pode ser feito com caminhada intervalada de corrida, exercícios aeróbicos, natação e atividades funcionais.

O lado positivo é que ele pode ser feito em casa, existem várias aulas grátis na internet que fornecem o caminho das pedras.

5-  Bicicleta

Andar de bike é bastante divertido e é um excelente exercício para emagrecer depois da gravidez, pode ser feito à partir de casa ( ergométrica) ou nas ruas e no parque.

Estima-se que andar 1 hora de bike perde 400 calorias, além disso, fortalece as pernas, glúteos e o abdômen. Praticar essa atividade 2 ou 3 vezes na semana, certamente dará bons resultados, mas é preciso ficar de olho na liberação médica.

Geralmente, a mulher é liberada para andar de bicicleta depois de 30 dias do parto.

6- Treino Funcional

Um dos programas mais recomendados para as gestantes e pós parto é o treino funcional, ele melhora as funções de abaixar, levantar, fortalece a região abdominal e dá bastante estabilidade ao corpo.

É uma ótima alternativa para retornar a boa forma pós parto, além disso, pode ser feito em casa ao mesmo tempo em que cuida do bebê. Alguns lugares ainda oferecem os treinos aeróbicos com Kangoo para ser ainda mais divertido e perder muitas calorias.

Indicado fazer 2 vezes na semana, no geral, é liberado após 30 dias do parto. Converse com seu médico.

7- Musculação

Para botar tudo no lugar, fortalecer as pernas, glúteos e abdômen. A configuração do corpo volta ao normal rápido com os exercícios de força, ajuda ganhar massa magra, importante para acelerar  o metabolismo e emagrecer.

De maneira geral, a musculação é permitida somente após 40 dias do parto.

Antes de fazer qualquer exercício para emagrecer depois da gravidez, é fundamental conversar com o médico para saber o momento exato de começar.


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