5 vantagens e 3 Desvantagens da Dieta Low Carb

A dieta low carb caiu nas graças de quem busca emagrecer e manter uma alimentação saudável. Inclusive, há quem diga que ela é uma das versões mais modernas da famigerada ” dieta cetogênica”, ” paleolítica” e ” Dr. Atkins”.

Caracterizada pela baixa ingestão de carboidratos, a dieta low carb divide bastante a opinião de profissionais da saúde, em especial os nutricionistas. Mas, o fato é que a redução de massas, pães, açúcares e o controle das calorias podem ser grandes aliados para diminuir a glicemia e consequentemente, a gordura corporal.

Quais são as vantagens da Dieta Low Carb?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, “low Carb” não significa ” zero carboidrato”, mas sim, baixa ingestão. Portanto, você vai aproveitar os carboidratos de alimentos mais naturais como as verduras e frutas, ao invés de comer muito macarrão, arroz, pães, bolos e guloseimas.

As principais vantagens de adotar uma dieta low carb são:

1- Diminui a fome

Todas as pessoas que fazem a dieta low carb relatam que a fome realmente diminui e principalmente, a necessidade de comer a cada 3 horas. Isso acontece porque a prioridade de consumo são as proteínas de alto biológico, vegetais ricos em fibras e a gorduras boas que promovem maior saciedade.

Dificilmente quem segue esse protocolo se queixa de ” passar fome”, pois é baseada em ” comida de verdade”, sem a ingestão de massas, pães e açucares que aguçam ainda mais a compulsão alimentar.

2- Emagrece rapidamente

Se o objetivo é eliminar gordura, certamente, a dieta low carb é uma das mais promissoras, por isso, muitas pessoas acabam transformando esse modo alimentar em estilo de vida.

O grande benefício de aderir uma dieta com baixo teor de carboidratos é que não precisa se preocupar com contagem de calorias, além disso, os adeptos não passam fome, pois os pratos são fartos e nutritivos.

3- Melhora o colesterol e triglicerídeos

Os triglicerídeos são formados por açúcares e ácidos graxos, eles ficam circulando pela nossa corrente sanguínea. A dieta low carb melhora o perfil dessas moléculas, pois esses dois componentes maléficos são encontrados em grandes quantidades em carboidratos.

Desse modo, uma pessoa pode atingir os níveis considerados normais de triglicerídeos e ficar longe do risco de desenvolver doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Outro marcador importante é o colesterol, especialmente o LDL (colesterol ruim), uma dieta Low Carb pode mudar o perfil atingindo os níveis adequados para a boa saúde.

4- Reduz a glicemia no sangue

A Dieta Low Carb é um grande aliado no tratamento e prevenção do diabetes, isso ocorre porque a remoção de carboidratos e açucares da alimentação favorecem a redução do aumento dos níveis de insulina do sangue, inclusive podendo reverter quadros de gordura no fígado causados pela síndrome metabólica.

Níveis de glicemia no sangue adequados, ainda ajudam no emagrecimento.

5- Controla a pressão sanguínea

Pessoas que sofrem com a pressão alta podem se beneficiar com a redução de carboidratos, uma das grandes vantagens da Dieta Low Car é justamente a redução desse marcador.

Reduzir os níveis de pressão é importante para a longevidade, já que pode livrar a pessoa de doenças cardiovasculares, derrames e até falência renal.

alimentos da dieta low carb

Quais as desvantagens da Dieta Low Carb?

Como não existe nenhum método 100%, é natural que a haja desvantagens na dieta low carb, as principais apontadas pelos especialistas são:

1- Problemas no funcionamento do intestino

Apesar dos vegetais e legumes serem ricos em fibras, são nas massas, grãos integrais e tubérculos que eles estão mais concentrados. Por isso, é bastante comum as queixas de constipação em pessoas que fazem a dieta low carb.

Quando o intestino não funciona de forma adequada, o cansaço, dores de cabeça   e mau humor podem prejudicar a qualidade de vida da pessoa.

2- Dificuldade de adaptação na vida social

Quando os alimentos ingeridos fogem do tradicional consumido pela maioria das pessoas pode dificultar o prosseguimento da dieta, especialmente em viagens, restaurantes e encontros sociais (familiares, amigos e colegas de trabalho).

Desse modo, as chances de desistir são muito mais fáceis, por isso, muitas dietas restritivas não perduram a longo prazo e o peso perdido, pode ser recuperado rapidamente.

3- Dores de cabeça, mal estar e falta de energia

Os carboidratos são fontes de energia para o cérebro, em paralelo a isso, é fácil perceber que pessoas que aderem o estilo low carb vivem com dores de cabeça, mau humor e falta de disposição para fazer atividades físicas.

Em suma, as vantagens e desvantagens da Dieta Low Carb existem, cabe a cada pessoa decidir o que é melhor para a sua saúde. Todavia, não se deve esquecer de buscar orientação de um nutricionista antes de mudar o estilo alimentar.


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