5-HTP – Para que serve? Quando é indicado? Quem pode tomar? Quais as contraindicações?

5 HTP é a sigla utilizada para designar o 5 hidroxitriptofano, que é uma substância produzida naturalmente pelo corpo a partir do triptofano, um famoso aminoácido essencial.

Curiosamente, o triptofano é convertido em 5 HTP, que por sua vez é transformado em serotonina, um neurotransmissor que proporciona inúmeros benefícios para o organismo.

Justamente por isso, o 5 HTP é amplamente consumido como suplemento alimentar, ajudando a aumentar a quantidade de serotonina no corpo, bem como a melhorar a saúde e qualidade de vida de muitas pessoas.

Não conhece detalhes sobre o 5 HTP? Sem problemas, confira o guia completo que preparamos sobre o assunto e aproveite para verificar se ele é indicado para suas necessidades.

5 htp pilula

Para que serve o 5 HTP

O 5 HTP é perfeito para aumentar a produção de serotonina pelo organismo, neurotransmissor que proporciona sensação de bem-estar e ajuda a controlar o apetite, sono e alterações de humor.

Por isso, trata-se de uma substância que pode atuar como coadjuvante no tratamento de doenças como obesidade, insônia, depressão, ansiedade e estresse, por exemplo.

Quando o 5 HTP é indicado

O 5 HTP é indicado em casos específicos, principalmente no tratamento de doenças bastante comuns hoje em dia. Entre as principais recomendações, destaque para:

  • Perda de peso

O 5 HTP auxilia no emagrecimento, porque promove uma maior sensação de saciedade, o que faz com que a fome seja melhor controlada e o consumo de alimentos durante o dia seja reduzido.

Paralelamente, a substância também é bastante eficaz no controle da compulsão alimentar e da vontade de comer doces e carboidratos, viabilizando a manutenção da dieta.

  • Insônia

A suplementação feita com 5 HTP e a maior síntese de serotonina faz com que a pessoa durma mais rápido e melhor. Por isso, é indicada para pessoas que sofrem de insônia.

  • Distúrbios psicológicos

Entram nessa lista problemas como depressão, ansiedade e estresse. Como o 5 HTP contribui para obter sensação de bem-estar, sua suplementação ajuda a combater esses distúrbios, evitando também problemas concomitantes, como os ataques de pânico.

  • Redução de dores físicas

As mais conhecidas são a fibromialgia, enxaqueca e dor de cabeça comum. O 5 HTP reduz crises de dores físicas, apresentando funções analgésicas. Por isso, é um excelente suporte para tratar dor de forma natural.

Quem pode tomar o 5 HTP

Devido ao fato de o suplemento ser proveniente de uma planta, a Griffonia simplicifolia, o 5 HTP possui boa adaptabilidade ao organismo humano e pode ser ingerido por adultos sem problema algum, desde que na dosagem recomendada pelo fabricante do produto ou indicada pelo médico.

Contraindicações do 5 HTP

A suplementação feita com 5 HTP é contraindicada para grávidas, lactantes e crianças. Adolescentes e idosos podem fazer uso da substância, desde que recomendada por um médico.

Pessoas que estão em tratamento medicamentoso só devem utilizar o suplemento se for liberado pelo médico, porque pode haver interação com os remédios, causando interferência nos resultados ou efeitos colaterais.

Efeitos colaterais do 5 HTP

Embora o 5 HTP seja proveniente de uma fonte natural, o que reduz o risco de sofrer efeito colateral, pode ser que a pessoa que faça a suplementação enfrente algumas reações adversas, principalmente se tiver organismo mais sensível. É possível ter sintomas como:

  • Dores musculares e estomacais;
  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Fadiga;
  • Alergia, gerando erupção cutânea e problemas respiratórios;

Se identificar qualquer um desses sintomas ao fazer uso do 5 HTP, o correto é suspender a ingestão do produto e procurar um médico o mais rápido possível para tratar essas reações.

Onde encontrar o 5 HTP

O 5 HTP pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais físicas e online. Dê preferência para a versão em cápsulas, que é mais fácil de ser consumida e é possível ter maior controle sobre a dosagem ingerida.

Resultados 5 HTP

O 5 HTP proporciona aumento da sensação de bem-estar, além de atuar como suporte nos processos de emagrecimento, controle de dores físicas, insônia e distúrbios psicológicos, desde que seja consumido corretamente.

5 HTP funciona mesmo?

Sim, o 5 HTP é extremamente eficaz, mas somente se for ingerido na dosagem diária recomendada pelo fabricante ou médico responsável, inclusive pelo tempo indicado. Será possível notar resultados com algumas semanas de uso, por isso é importante fazer a suplementação regularmente, para ter uma melhora expressiva.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...

Leave a Reply