Quais as principais adaptações metabólicas ao exercício? – Treino Mestre

O exercício físico, de uma maneira geral, provoca inúmeras adaptações no organismo. Todas elas, afetam positivamente seu funcionamento. Veja neste artigo, quais as principais adaptações metabólicas ao exercício!

adaptações metabólicas ao exercícioadaptações metabólicas ao exercícioWhey Protein Growth Supplements Eu acho incrível começar um treino com alguém sedentário. Gosto mesmo. As pessoas nesta condição, em poucos treinos, podem sentir mudanças radicais em seu corpo, disposição e saúde. Alguém que é sedentário e começa a treinar, sente as adaptações metabólicas ao exercício, de maneira muito mais intensa.

Não que um avançado também não sinta. Porém, demora mais tempo para perceber determinadas mudanças. É a velha máxima do treinamento desportivo: quanto mais treinado você é, menos treinável você se torna.

Estas adaptações metabólicas, influenciam em inúmeras situações. No geral, elas são totalmente benéficas para sua saúde e funcionalidade.

Além das adaptações metabólicas, temos também adaptações neuromusculares, como maior ativação do sistema nervoso central, aumento da densidade capilar, aumento do tamanho, número e eficiência das fibras musculares e outros.

Porém, o foco neste artigo está na questão das adaptações metabólicas ao exercício!

Adaptações metabólicas ao exercício, respostas agudas

As respostas agudas são aquelas que acontecem durante e depois da prática e em algumas horas, desaparecem.

As adaptações agudas dependem muito do tipo de exercício praticado, bem como da intensidade e de seu nível de condicionamento físico.

Por exemplo, exercícios intensos, onde a fadiga ocorre por volta de 30 segundos de pratica, tem uma reposição de ATP oriunda da hidrólise da creatina fosfato.

Em exercícios onde a fadiga ocorre após 2 minutos, esta regeneração acontece devido a glicólise. E em exercícios com duração acima de 3 minutos, a reposição é feita através da respiração mitocondrial oxidativa.

De modo geral, quando você começa a praticar um determinado exercício, seu corpo aumenta os níveis de batimentos cardíacos, para que você tenha o aporte necessário de sangue.

Para que isso ocorra, precisamos de um aumento no calibre das veias e artérias, através de estímulos neurais.

Clique para conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *