Corda naval, como usar em seu treino e alguns cuidados a serem tomados – Treino Mestre – REVISTA VIGOR

Com o aumento da popularidade do Crossfit e do treinamento funcional, o treinamento com corda naval se tornou muito utilizado. Veja agora como ele deve ser feito.

O treino com corda naval, ou rope training, é uma possibilidade muito interessante para uma série de objetivos. No geral, eles são usados para estímulos de ordem metabólica, pelo fato de ser um movimento na maioria das vezes, cíclico.

Em termos de hipertrofia, por exemplo, o treino com corda naval pode ser usado em determinados momentos, mas não é mais relevante.

Porém, o treino com corda naval para preparação física para esportes, emagrecimento e melhora da resistência em geral, é algo altamente efetivo. Porém, é muito comum vermos erros que podem comprometer não só a qualidade do treino com corda naval, como também, sua segurança e saúde.

Veja agora alguns exercícios que podem ser feitos com corda naval

Exercícios com corda naval

Existem uma infinidade de exercícios que podem ser feitos com corda naval. Este vídeo mostra alguns dos principais:

20 Exercícios com Corda NavalWatch this video on YouTube

Perceba que a essência de todos os movimentos é a mesma: movimentos cíclicos, combinados com estabilização de tronco (dinâmica ou estática), somados a movimentos amplos. Por isso, o treino com corda naval é tão efetivo para os estímulos metabólicos.

Porém, é muito importante tomar alguns cuidados com sua utilização. Os movimentos 7 e 8 do vídeo, por exemplo, são feitos com base em uma rotação da articulação gleno-umeral. Em pessoas destreinadas, isso pode gerar ou agravar a síndrome do impacto.

Ela ocorre quando temos uma modificação na estrutura do acrômio e este, impacta sobre a Bursa e tendões. Neste caso, estes movimentos de rotação devem ser evitados ao máximo por quem tem alguma lesão ou então, não tem uma boa condição física.

No mais, os exercícios apresentados no vídeo, que são feitos com corda naval, podem ser utilizados de diferentes formas. Uma das grandes vantagens do treino com corda naval, é que há possibilidades de trabalho com todos os grandes músculos do corpo.

Falando especificamente do treino para emagrecer, a corda naval é bastante interessante. Podemos usar diferentes movimentos, que irão utilizar uma grande demanda de energia. Com isso, em casos onde há a correta progressão das cargas e da intensidade, é muito interessante usar o treino com corda naval para o emagrecimento.

Preparação física para lutadores, corredores ou qualquer outro atleta, pode ser feita de forma bem completa com a corda naval. Perceba no vídeo com os exercícios, que em praticamente todos os movimentos, há uma grande solicitação de core.

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