Legumes verde-escuro – Blog Pratique Fitness

Nutrição: porque inserir legumes verdes-escuros na sua dieta é importanteNutrição: porque inserir legumes verdes-escuros na sua dieta é importanteNutrição: porque inserir legumes verdes-escuros na sua dieta é importante

Uma boa alimentação é essencial para a sua saúde e alcançar bons resultados, isso inclui legumes verde-escuro na sua rotina. Veja a importância de consumi-los e sua importância para sua dieta. 

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Benefícios dos legumes verde-escuro

Diminuir riscos de obesidade e controlar o peso 

As folhas verde-escuro possuem sulforafanos, que têm a capacidade de mobilizar a gordura do tecido adiposo. Dessa maneira, consumir mais desses vegetais permite que 1,6x a mais de gordura na corrente sanguínea, utilizando essa quantidade como fonte de energia para as células do corpo. 

Ainda, consumir esse tipo de alimento aumenta consideravelmente a sensação de saciedade, graças aos hormônios neuropeptídeos, que são responsáveis por controlar a fome e o metabolismo acelerado. Assim, consumir mais legumes verde-escuro contribui para redução de peso e percentual de gordura. 

Diabetes

Em testes realizados em animais com diabetes, o uso oral de sulforafanos, cerca de 0,5 mg/kg por dia, reduziu os níveis de glicemia, assim como o peso corporal e a quantidade de gordura no fígado dos animais. 

A partir desse estudo, cientistas acreditam que, em breve, é possível ter opções de medicamentos a partir dos sulforafanos para controlar a diabetes. 

Legumes verde-escuro previnem câncer 

Segundo pesquisa, a administração oral de doses de 1 a 6 mg/kg de sulforafanos por dia ajuda a combater a formação de cancros na região da próstata, dessa maneira, reduzindo as chances do  desenvolvimento de câncer de próstata. 

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Enquanto isso, outro estudo associa os sulforafanos presentes no açafrão à diminuição da proliferação celular. 

Quanto ao câncer mais comum entre as mulheres, o câncer de mama, os estudos mostraram que consumir até 200 mg de sulforafanos presentes nos legumes podem reduzir as chances de desenvolvimento da doença em até 25%, e as taxas de recidiva em até 19%.

Rins

Como parte de todos os benefícios acima, o sulforafano presente nos legumes verde-escuro também são ótimos para os rins. Assim, consumir doses moderadas por dia podem ajudar a reduzir a progressão de doenças renais. 

Isso porque essa substância tem um efeito anti-inflamatório e antioxidante. 

Cozinhe da forma correta 

Como podemos notar, os benefícios dos legumes são possíveis graças aos sulforafanos presentes em sua composição. Por isso, é preciso saber a forma correta de preparar esses alimentos para se ter um maior aproveitamento de seus nutrientes. 

Dessa forma, quanto mais cozido o legume estiver, menor será a concentração de sulforafanos, que são os compostos essenciais para a sua saúde.

Por isso, recomenda-se que os legumes sejam cozidos a vapor, por pouco tempo, observando sempre a sua textura e evitando a aparência “mole” e “murcha”. 

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Legumes verde-escuro: Deixe a Pratique Nutri lhe ajudar 

Você gostaria de ter mais resultados no seu treino? Você conseguiria isso se tivesse uma alimentação mais regrada. A boa notícia é que a Pratique Nutri pode te ajudar!

Em resumo, são três passos básicos que irão mudar a sua rotina:

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