BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIOS FÍSICOS EM DIABÉTICOS

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM DIABÉTICOSBENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM DIABÉTICOSBENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM DIABÉTICOS

A prática de exercícios pode combater os danos do diabetes! Ser fisicamente ativo ajuda a minimizar os danos causados pelo diabetes, permitindo a ativação de um sistema natural que desenvolve novos vasos sanguíneos, de acordo com pesquisa nos EUA.

O diabetes não apenas danifica os vasos sanguíneos existentes, mas também dificulta a capacidade do corpo de desenvolver novos vasos sanguíneos em face de doenças e lesões.

Contudo, cientistas do Medical College of Georgia (MCG) nos Estados Unidos descobriram que o exercício físico pode ajudar na angiogênese – a formação de novos vasos sanguíneos – que, por sua vez, minimiza os danos causados ​​pelo diabetes.

Em um estudo publicado no FASEB Journal, uma equipe do Centro de Biologia Vascular do MCG encontrou evidência de que em pessoas com diabetes uma única sessão de 45 minutos de exercício de intensidade moderada pode desencadear a angiogênese!

O exercício também aumenta os níveis de superóxido dismutase extracelular (SOD3), um importante antioxidante natural produzido nas paredes dos vasos sanguíneo e pelas células do músculo esquelético, que ajuda a manter níveis saudáveis de espécies reativas de oxigênio ou ROS (sigla em inglês para Reactive Oxygen Species).

ROS é um subproduto natural do uso de oxigênio e é um importante sinalizador celular permitindo uma variedade de funções, mas é também um poderoso agente oxidante! Nas pessoas com diabetes, níveis elevados de açúcar no sangue resultam em níveis mais altos de ROS gerando stress oxidativo, o que prejudica todos os tipos de estruturas celulares e pode levar ao câncer!

Portanto, ao fazer exercícios, você produz mais SOD3, um antioxidante natural que ajuda a manter o ROS em níveis normais, evitando dessa forma doenças graves!

Venha para a Pratique. Aqui temos programas específicos de exercícios para diabéticos. Faça exercícios regularmente e viva uma vida mais doce!

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias