Pratique Yoga em casa: Aprenda dicas e Posições e comece agora mesmo!

A Yoga é uma prática que envolve a harmonia do corpo com a mente e a respiração. Utiliza-se de técnicas de posturas, chamadas de Ásanas, meditação e respiração. Vai muito além de apenas a movimentação do corpo de maneira diferente do comum. É muito mais intenso e traz uma sensação de relaxamento físico e mental.

Por isso, cada vez mais, o número de praticantes cresce. Porém, nem todos conseguem um tempo livre para ir até uma academia ou um estúdio de Yoga para iniciar essa prática, e busca, então, alguns auxílios para poder se inserir nesse meio de relaxamento no conforto de sua casa.

Para começar, você precisará de um pequeno espaço, de um tapete emborrachado (existem os próprios de Yoga, e vende em qualquer loja de artigos esportivos), de silêncio e concentração.

Algumas Dicas antes de iniciar

Evite criar expectativas. Na maioria das vezes, nós criamos muitas expectativas e queremos exigir demais, antes mesmo de iniciar. E muitas vezes até desistimos. Tente não idealizar um tempo que você precisará para realizar a atividade, comece com o pouco tempo que tiver. O importante na Yoga é manter uma prática regular, nem que seja de alguns minutos por dia.

Não se preocupe em executar as técnicas e posições perfeitamente. Observe sempre a forma que as imagens, vídeos e instrutores realizam e aos poucos você alcançará essa perfeição. É tudo questão de começar!

Defina um tempo possível e um melhor horário disponível. Se é melhor no período da manhã, ou de tarde, ou quando chegar do trabalho à noite. Quantas vezes na semana estará disposto a praticar e por quanto tempo cada dia. Mas lembre-se, nem sempre conseguirá seguir essa rotina. E não se preocupe com isso. Seja flexível, quando necessário.

Escolha um espaço. Não precisa ser grande, mas que seja sempre o mesmo, assim te ajudará a ter ainda mais disciplina. Que seja silencioso e que tenha uma iluminação adequada.

Adquira um tapete próprio para prática. Isso protegerá, principalmente sua coluna. E te deixará mais confortável. Além de poder levar para parques, viagens e qualquer outro ambiente que queria praticar.

Passe a meditar. Reserve um tempo só para você e proponha-se a se distanciar de qualquer outro pensamento. Tente se afastar de tudo que te desconcentra de você mesmo. Inicie uma vez na semana, por apenas um minuto. Depois aumente para dois, três, quatro, cinco minutos. E quem sabe não fazer disso uma rotina diária.

Determine um local, um horário do dia e crie um ritual. Por exemplo, antes de dormir, tome um banho, faça alguns ásanas e medite um pouco. A frequência é mais importante do que o tempo de meditação em si.

Nós temos essa necessidade de parar um pouco, de nos silenciarmos. Olhar para dentro de nós mesmos e entender nosso universo interior. Como realmente pensamos, o que realmente queremos e de que forma devemos agir no nosso dia-a-dia.

Comece por posições (ásanas) mais simples. Dessa forma, você conseguirá dominar a técnica mais facilmente e aos poucos poderá evoluir e passar para ásanas mais avançados. Assim irá avançar sem correr o risco de causar lesões e sem desanimar porque não conseguiu realizar algumas posições.

Mantenha uma Sequência de Prática e realize por algumas semanas até pegar bem o jeito. Só assim modifique sua sequência e avance para posições mais difíceis.

Determine um tempo para cada ásana.

Pratique um tipo de postura específico por mês. Assim sentirá diferentes efeitos, saberá qual postura prefere e interiorizará a ténica.

Tenha atitude, presença, auto-observação, posse e responsabilidade em ações e pensamentos enquanto está praticando.

Veja imagens de 8 posições de Yoga para começar a fazer em casa

  1. Padmasana

 

 

 

 

 

2. Chatuspadasana

3. Halasana

4. Paschimottanasana

5. Padahastasana

6. Sarvangasana

7. Savasana

8. Posição da Árvore

 

Fique atento! A Yoga não é um esporte e muito menos uma competição, então tome cuidado para não forçar demais uma posição para alcançar o máximo dela. Sempre respeite os limites do seu corpo, e se mesmo sem forçar, estiver sentindo dores, pare de praticar essa posição. Busque sempre a posição que seu corpo se sentir mais confortável e sem dores.

E nunca esqueça de algo bem importante: praticar yoga em casa, assistir a vídeos e ver imagens, nunca substituirá o conhecimento de um profissional da área. Quando puder, procure fazer uma aula com um professor e num ambiente apropriado. Você verá que ele irá saber lidar com os limites específicos de cada aluno.

 


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