Vitamina B12 Para que Serve? Como suplementar com cápsulas e alimentos

A vitamina B12 é uma das mais essenciais no organismo humano. A deficiência deste nutriente causa problemas cognitivos que podem ser irreversíveis e tem efeitos diretos na saúde do coração, capacidade de memorização e várias outras funções. Como ela serve para manter várias funções do corpo os hemogramas sempre revelam os níveis médios.

O valor de referência para vitamina B12 no sangue é de 300 a 900 pg/ml em adultos. A deficiência se inicia com valores inferiores a 200 pg/ml – ainda que a partir de 200 a 300mg/ml o paciente já recebe um alerta para modificar a alimentação e garantir melhorias nos níveis nutricionais.

A suplementação adequada e alimentação equilibrada são as melhores maneiras de prevenir desenvolvimento de doenças características da deficiência, como a anemia.

Funções da Vitamina B12

A vitamina B12 serve para manter a saúde do organismo de um modo geral, já que suas funções se estendem por quase todas as ações vitais do corpo:

Mantém os níveis de Energia: Este nutriente é um dos responsáveis por tornar a glicose consumida por meio dos alimentos em energia útil para as células do corpo. Isso tem ação direta na capacidade dos músculos em fazer força.

Mantém a memória ativa: A vitamina B12 age diretamente nos reflexos neuromusculares e neurotransmissores de modo que capacita o cérebro e o ajuda a manter suas capacidades de memorização e concentração.

Evita alterações neurológicas: Na prática, a vitamina B12 é mais um dos nutrientes entre os vários hormônios que controlam o humor. Ao garantir a boa saúde das conexões neurológicas impede que falhas nas sintaxes causem desconforto emocional como ansiedade, depressão, déficit de atenção  e deficiências cognitivas.

Mantém o coração saudável: A vitamina B12 faz o controle do homocisteína, uma aminoácido presente na corrente sanguinea que- quando presente em grandes quantidades aumenta as chances de acometimento por AVC e ataques cardíacos.

Deixa cabelos e pele saudáveis: A ação neurológica da Vitamina B12 estimula a reprodução celular, o que garante pele, unhas e cabelos mais forte se saudáveis. Ele tem ação direta no controle da acne e inflamações.

Ajuda na digestão: A vitamina B12 ajuda a produção de enzimas digestivas que evitam que o estômago fique muito ácido e vulnerável ao desenvolvimento de gastrite e úlceras.

Previne o câncer: Vários estudos demonstram o potencial da vitamina B12 como um dos atores na prevenção de tumores malignos. Apesar de pesquisas ainda estarem em estágios preliminares a conclusão faz sentido, uma vez que ela age sob vários aspectos do corpo incluindo a renovação celular.  Confira uma das discussões médicas sobre o potencial do nutriente aqui.

Essencial na gravidez:  Se este nutriente já se mostra essencial na manutenção do corpo em adultos, durante a gestação sua necessidade é ainda mais crucial. A presença da vitamina vai garantir a boa formação do sistema neurológico e ósseo do bebê. Ela diminui drasticamente a possibilidade de má formações congênitas, principalmente referente a defeitos no tubo neural.

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Sintomas de Deficiência

A deficiência de vitamina D é fator causador de diferentes doenças como a anemia, contribui para aparição de síndromes de ansiedade ou depressão. Em idosos acelera o aparecimento de Alzheimer ou demência.

É preciso ficar atento aos sintomas da deficiência de vitamina B12:

  • Fraqueza
  • Prisão de ventre
  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Falta de equilíbrio
  • Feridas na boca e na língua
  • Sensação de tristeza
  • Dificuldade em prestar atenção
  • Confusão mental
  • Perda de memória
  • Formigamento nas mãos, pés e pernas

Em crianças a deficiência do nutriente pode causar problemas de crescimento como atraso do desenvolvimento mental e corpóreo – principalmente nas meninas. O primeiro diagnóstico é feito por exames de sangue.

Veganos e vegetarianos são populações de risco para o desenvolvimento e deficiências da vitamina B12. Isso porque as principais fontes do nutrientes se encontram em alimentos de origem animal como a carne, leite e ovos.

Quem faz uso de antibióticos com frequência, principalmente os da classe Metformina também fica mais exposto à deficiência. Isso porque o remédio dificulta a absorção do nutriente na parede intestinal. Neste caso pode ser necessário a aplicação de injeções para a suplementação.

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Alimentos ricos em Vitamina B12

O Instituto Nacional de Saúde determina que a absorção da Vitamina B12 só acontece de forma adequada quando existe quantidades suficientes de ácido clorídrico no estômago . Quem tem problemas estomacais e intestinais ficam suscetíveis ao não aproveitamento do nutriente.

Adultos saudáveis tendem a absorver somente 50% do que é ingerido por meio dos alimentos. Quando existe outros problemas de saúde envolvidos isso tende a cair para 30%. Confira mais detalhes sobre a absorção da vitamina no seguinte estudo.

Alcoolismo e tabagismo dificultam a absorção do nutriente. Apesar da dificuldade de absorção geral os médicos permanecem a recomendar uma alimentação equilibrada para garantir a boa saúde do organismo. As principais fontes da  vitamina B12 são nas carnes vermelhas.  Os demais são:

  • Lula – 83% da dose diária recomendada
  • Salmão – 97% da dose diária recomendada
  • Costela de porco – 70% da dose diária recomendada
  • Queijo parmesão – 67% da dose diária recomendada
  • Vitela – 67% da dose diária recomendada
  • Gema de ovo – 67% da dose diária recomendada
  • Carne moida – 50% da dose diária recomendada
  • Salsichas – 46% da dose diária recomendada
  • Carne de porco magra – 33% da dose diária recomendada
  • Creme de queijo – 33% da dose diária recomendada
  • Mozarela – 20% da dose diária recomendada
  • Frango – 13% da dose diária recomendada
  • Leite de Vaca – 13% da dose diária recomendada
  • Clara de ovo – 3% da dose diária recomendada
  • Leite de cabra – 3% da dose diária recomendada
  • Trigo ou Cerveja – 3% da dose diária recomendada

alimentos ricos em b12

Como Suplementar Corretamente

Consumir alimentos naturais e na quantidade certa nem sempre é sinônimo de que sua saúde vai bem. Em alguns casos a solução é suplementar por injeções ou cápsulas.

A recomendação diária salientada pelo Instituto Alemão de Nutrição é de consumo de 3,0 microgramas para adultos. Entre as crianças de 4 a 7 anos é de 1,0 micrograma, crianças de 7 a 10, 1,5 microgramas e crianças de 10 a 13 2,0 microgramas.

As gestantes precisam cerca de 0,2 a 0,5 microgramas a mais para manutenção do feto saudável. No total pode precisar de 3,5 microgramas de vitamina B12 todos os dias. Com os panoramas de alimentação da vida moderna é difícil escapar da suplementação.


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