Treino em casa sem equipamentos e que funciona- Os 5 melhores!

Quem deseja ter uma vida saudável, provavelmente, sabe a importância que as atividades físicas oferecem, ainda mais quando são acompanhadas de um cardápio equilibrado. No entanto, nem todo mundo gosta de ir à academia e, a essas pessoas, a boa notícia é que os treinos podem ser feitos na comodidade do seu lar.

Embora, hoje em dia, as pessoas tenham acesso facilitado na hora de adquirir acessórios para montar uma pequena academia em casa, como halteres, saco de pancada, bicicleta ergonômica, esteira e outros, a verdade é que eles não são essenciais. Dessa forma, é possível seguir o treino em casa sem equipamentos que melhor se adaptam as suas necessidades.

Veja a seguir como fazer os 5 melhores treinos sem sair de casa de maneira muito simples e prática:

Treino em casa para perder peso

Quem deseja perder peso encontra nos exercícios aeróbicos grandes aliados, pois são os principais responsáveis pela perda de peso. Entram nesse grupo atividades, como correr, descer e subir escadas, pular corda e dançar. Quem treina em casa pode aproveitar, também, exercitando-se na rua, com longas caminhadas.

Porém, mesmo sem sair de casa é possível fazer um treino sem equipamentos completo. Veja alguns exercícios que podem ser feitos:

  • Correr no mesmo lugar;perder peso
  • Pular corda;
  • Polichinelo;
  • Subir e descer escadas (quem não tem degraus dentro de casa pode usar uma escada com poucos degraus e que esteja bem firme no chão);
  • Dançar, sendo indicado seguir aulas de dança como zumba, facilmente encontradas na Internet.

Treino em casa para ganhar massa muscular

Mesmo quem deseja perder peso deve investir nos exercícios que colaboram com o ganho de massa muscular. Isso é importante, não só para definir e fortalecer a musculatura e ficar mais torneada, como, também, porque, ao desenvolver a musculatura, o metabolismo do organismo acelera, o que, por consequência, leva à queima de mais calorias.

Para tanto, é possível apostar no treino em casa com os seguintes exercícios:

  • Flexões;
  • Ponte;
  • Abdominais;
  • Agachamentos.treino-funcional-porque-fazer

Treino em casa para perder barriga

As pessoas que querem perder barriga podem e devem apostar tanto nos exercícios aeróbicos como para ganhar massa magra. A questão é que as atividades que ajudam na queima de calorias não reduzem as medidas de apenas um lugar, mas sim, do corpo como um todo.

Embora a gordura do abdômen seja mais difícil de eliminar, é possível reduzi-la, da mesma forma que a presente nas demais partes do corpo, desde que com o treino adequado. Assim, além dos exercícios aeróbicos, como caminhar, pular corda, subir e descer escadas e dançar, é possível apostar no treino em casa, sem equipamentos, que desenvolve a musculatura, a exemplo dos exercícios a seguir:

  • Agachamentos;
  • Flexões;
  • Ponte;
  • E, inclusive, os abdominais.

Diferente do que se pensa, os abdominais não queimam a gordura presente na cintura, mas trabalham os músculos ali presentes, fortalecendo, o que é essencial para ficar com a barriga bem definida. Desse modo, com a junção dos dois tipos de atividades é possível alcançar os objetivos desejados.

Treino em casa para aumentar a capacidade respiratória

A capacidade respiratória se dá por meio dos exercícios aeróbicos, pois são os que melhores que trabalham os pulmões e o coração. Ou seja, quando se faz uma atividade que exige bastante esforço físico, por consequência, uma maior exigência respiratória, trabalha-se mais os músculos envolvidos na respiração.

Da mesma forma que acontece com os músculos que fazem exercícios de força, os músculos do tórax mexem-se mais, melhorando o seu desempenho. Porém, para que a capacidade respiratória realmente seja beneficiada é importante respirar corretamente.

Treino em casa para alongar

Independente do exercício que você fizer, é de extrema necessidade alongar muito bem todo o corpo antes de iniciar o treino. Além disso, só o treino em casa de alongamento já é muito eficiente para evitar as dores comuns do corpo, quando se mantem uma postura inadequada.

Já que no dia a dia muitas pessoas têm dificuldade de evitar essas posturas, nada melhor do que apostar nesse treinamento. Veja a seguir um exemplo de alongamento:

  • Sentado, esticar bem as pernas;
  • Com as pernas esticadas girar os tornozelos para um lado e depois para outro;
  • Levantado, erguer o corpo na ponta dos pés e depois esticar os braços para o alto;
  • Esticar os braços para frente e girar os pulsos para um lado e depois para o outro;
  • Na mesma posição, abrir as mãos e fechá-las.

 

 

 

 


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