Os 8 materiais baratos que você precisa ter para treinar em casa

Hoje em dia, temos ouvido muito falar sobre a importância da prática regular de atividade física, mas nem sempre conseguimos frequentar uma academia de musculação ou de outra atividade do nosso interesse.

A solução, muitas vezes, é praticar exercícios em casa. Dessa maneira evitamos o tempo de deslocamento, dá para fazer mesmo com as crianças em casa e a qualquer hora do dia ou da noite.

Mas para ter sucesso, não basta apenas vontade, precisa também ter compromisso e estabelecer metas. Não dá para sempre empurrar para amanhã. Estabeleça rotinas de treinos e não deixe a preguiça te consumir.

Para te ajudar nessa tarefa, você precisará ter em casa, alguns materiais que serão bem importantes para a realização de diversos exercícios. Não precisa ter um espaço muito grande, com um local de 2 metros quadrados você consegue realizar um treino bem completo.

Com esses novos treinos rápidos, simples e eficazes, podemos alcançar nossos objetivos, sem mais precisar daqueles equipamentos grandes e caros, esteiras, bicicletas. Claro que, se você tiver espaço e quiser investir nesses aparelhos aeróbicos, te ajudará bastante também.

Mas vamos conhecer 8 materiais baratos, que se você tiver em casa já conseguirá fazer muitos exercícios para todas as partes do corpo.

  1. Tapete (tipo de Ioga) ou Colchonete.

Colchonete Exercício

Esse teria mesmo que ser o número 1 da lista, afinal, é um material super útil para muitos exercícios de abdominais, alongamentos, pranchas, flexões. Você não vai querer se deitar diretamente no chão e ficar desconfortável, não é mesmo? Além de que, pode acabar lesionando a coluna por bobeira.

Para quem tem pouco espaço em casa, aposte no tapete de Ioga, a vantagem dele é que pode ser enrolado na hora de guardar, assim ocupará ainda menos espaço.

Você pode encontrar esse material em qualquer loja de artigos esportivos, em hipermercados e até mesmo pela internet, e seu preço custa, em média, R$35 reais.

  1. Bola Suíça / Fitball / Bola de Exercício.

Bola Suíça

O nome varia, mas o material é o mesmo. Aquela famosa Bola grande que encontramos nas aulas de Pilates, de Abdominal, de alongamento. Na hora de pesquisar para comprar, pode utilizar qualquer um desses nomes que encontrará facilmente.

Ela servirá para te auxiliar em diversos exercícios de abdominais, agachamento, pranchas e muitos outros exercícios de força. A bola trabalhará mobilidade e estabilidade e potencializará o trabalho de força muscular, pois obrigará o corpo a se manter equilibrado.

Você encontrará de vários tamanhos. Seria legal ter uma pequena e uma bem grande. Mas se for optar por uma só, compre uma grande, ela é mais adequada para quem está iniciando. Seu preço varia de R$40 a R$70 reais, depende do tamanho. Algumas ainda vem a bomba para encher, o que irá facilitar muito. Mas se não vier, é possível enche-la com a boca mesmo.

  1. Corda de PularCorda de Pular

A corda é um acessório simples, fácil de ser encontrado e muito útil para treinos aeróbicos. Principalmente para quem quer emagrecer, esse é um material indispensável.

Além de realizar o trabalho cardiovascular, ainda potencializa a coordenação motora e a força nas pernas.

O melhor de tudo é que é um item barato, fácil de usar e fácil de guardar. Custa, em média, R$20 reais.

Conheça os benefícios de Pular Corda, aqui!

  1. Caneleiras

Caneleira de Exercício

As caneleiras são ótimas para treinos de membros inferiores. Com elas você faz inúmeros exercícios para glúteos, coxas, adutores, abdutores e panturrilha. Mas, se for criativo, poderá usá-las até para exercícios de Core e Membros Superiores.

Se for iniciante, o melhor é comprar as caneleiras de 2 kg. Esse peso já será bem legal para intensificar o trabalho muscular. Elas variam muito de preço, vai depender do peso que irá comprar. As de 2 kg custam, em média, R$35 reais.

  1. Halteres

Haltere

Os halteres entrarão no lugar dos sacos de arroz, feijão, açúcar, que você costumava usar para realizar os exercícios de membros superiores, como bíceps, tríceps, ombros e costas. Os halteres são anatômicos, fáceis de usar e precisos.

Para as mulheres, o recomendado é comprar dois pares de pesos diferentes. Para as iniciantes, um par de 2 kg e outro de 4 kg. E para homens iniciantes, um par de 4 kg e outro de 6 kg.

Os preços dos halteres também variam muito de acordo com a pesagem. Um de 4 kg, por exemplo, custa, em média R$50 reais, o par.

  1. Mini Band

Mini Band

Essas faixas elásticas são ideais para treinos em casa. São fáceis de utilizar, não ocupam espaço para guardar e servem para muitos exercícios que envolverão todas as partes do corpo.

Eles trarão a resistência para os exercícios de força, já que você não terá em casa os equipamentos de musculação.

Na hora de comprar, você notará que eles são de diversas cores. Cada cor significa um nível de dificuldade. São 7 cores diferentes, em nível de menor para maior dificuldade: amarelo, vermelho, verde, azul, preta, prata e ouro.

Cada uma tem um preço diferente, a amarela, por exemplo, custa, em média, R$ 45 reais.

  1. Elásticos de ExtensãoElástico de Exercício

Os elásticos extensores servem para dar resistência aos exercícios, assim como os “mini bands”. Mas esses são mais específicos para membros superiores e para fazer alongamentos.

Você encontra esses elásticos com 3 intensidades diferentes: leve, moderada e forte. E o valor varia de acordo com a intensidade. O kit com os 3 está, em média, R$110 reais.

  1. Roda de Abdominais

 

Essa roda de abdominais é uma boa aliada para te deixar com a os abdomens tonificados. O exercício de abdominal com o auxílio da roda tem níveis diferenciados, do iniciante até o mais forte e avançado.

Vale a pena adquirir, seu valor é encontrado, em média, por R$40 reais.

Roda Abdominal

Esses são exemplos de materiais que dão para adquirir, fácil de armazenar e te abre um leque enorme de diferentes exercícios. Você não precisa comprar tudo de uma vez, faça uma pesquisa de preços e compre aos poucos. Esses itens de ajudarão muito a criar um hábito de prática de atividade física em casa.

Mas lembre-se, antes de iniciar suas atividades, procure um profissional da área da saúde e realize uma avaliação física para saber se está tudo ok!

A ajuda de um Professor de Educação Física que monta treinos em casa também será muito bem-vinda. Ele fará um treino de acordo com suas necessidades e restrições e te auxiliará na forma de execução para que tudo ocorra bem!


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