Hipertrofia: o que é? Como funciona, o que acontece com o corpo?

Muitas pessoas que começam a faze academia tem como principal objetivo o de emagrecer e ganhar uma grande quantidade de músculos, porém, diferente do que se imagina, esse não é um processo simples e que pode ser feito de um dia para o outro.

Se você tem esse objetivo, é importante primeiro saber o que significa hipertrofia, quais são os efeitos que ela gera no nosso organismo, como funciona e muito mais.

O que é hipertrofia muscular?

Hipertrofia: o que é? Como funciona, o que acontece com o corpo?

Quando você realiza o treino de musculação, os seus músculos acabam sofrendo pequenas lesões em suas fibras. Quando o treino acaba, o corpo automaticamente começa a fazer a reparação deles e substituir essas fibras musculares que estão danificadas.

Isso acontece por meio de um processo em que as fibras musculares acabam se fundindo, formando assim novas proteínas musculares e muito mais.

O resultado disso é conhecido como hipertrofia muscular, quando há novas proteínas e miofibrilas se formando, ficando cada vez mais espessas e em maior número, o que formam os músculos grandes e tão desejados.

Porém para que esse processo acontece, é preciso que a taxa de síntese de proteína seja maior do que a quebra dela.

É o estresse que causa a destruição dessas fibras musculares, posteriormente é o que causa a hipertrofia muscular. Há duas formas principais de conseguir aumentar ainda mais a hipertrofia no corpo.

Sobrecarga

A sobrecarga dos músculos é quando é aplicada uma carga maior do que os músculos estão acostumados a suportar. Isso geralmente acontece quando há o aumento do peso em que se é levantado durante os treinos.

Isso faz com que a química que está dentro dos músculos fique alterada, o que gera músculos maiores, sempre se recriando de modo a suportar a maior quantidade de peso que lhe está sendo imposta.

Estresse metabólico

É normal que logo depois dos exercícios físicos você costume sentir uma sensação de queimação nos seus músculos. Isso é chamado comumente de estresse metabólico, que deixa seus músculos temporariamente maiores.

Isso acontece porque as células musculares estão inchadas devido ao acúmulo de sangue, glicogênio, nutrientes e muitos outros compostos. Esse inchaço gerado estimula o crescimento do tecido conjuntivo que envolve os músculos.

Isso é chamado de hipertrofia sarcoplasmática.

Em suma, a hipertrofia muscular é quando há a imposição de uma sobrecarga dos músculos, que gera o estresse metabólico, isso irá danificar as fibras dos músculos de maneiras diferentes e assim fazer com que o corpo libere as moléculas inflamatórias. Desse modo o corpo começa a fazer o processo de reconstrução muscular.

Qual o tempo necessário de descanso?

Hipertrofia: o que é? Como funciona, o que acontece com o corpo?

É importante saber qual o tempo necessário de reconstrução dos músculos, pois caso contrário, eles não descansaram corretamente e o organismo vai ficar desequilibrado.

É indicado que o tempo de descanso entre uma série de exercícios e outra seja de no mínimo 24 horas até 48 horas, dessa maneira você dá o tempo necessário para o seu organismo se restaurar.

Caso contrário, é comum que aconteça o catabolismo muscular, que é quando o corpo usa a própria massa muscular para reparar o corpo, uma forma alternativa em que o corpo encontra para sustentar o organismo em algumas situações de emergência.

A ingestão de proteínas e calorias vai ajudar também no processo de reconstrução, além de tornar o corpo mais forte.

Uso de testosterona no processo

É comum que as pessoas pensem na testosterona quando falamos de qualquer processo ou suplemento comumente usado para ganhar mais massa muscular.

A testosterona tem total influência na maneira como o corpo reage nesses processos, ela ajuda a aumenta a síntese de proteína, inibir o catabolismo, ativar as células satélites do corpo e ainda ajudar no estímulo de outros hormônios do nosso corpo.

Ela é um dos processos que ajuda a multiplicar o processo que causa a hipertrofia muscular. Por isso que muitas pessoas ganham massa muscular tão rápido, porém isso pode trazer vários malefícios, tanto para a saúde quanto para o bolso do indivíduo.

Por isso é indicado que você faça o uso dos suplementos indicados pelo seu médico ou personal trainer de confiança, somente ele poderá saber qual é o mais indicado para o seu corpo e organismo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply