Creatina: quais os benefícios desse suplemento? Para que serve?

Quem participa de treinos de academia ou de qualquer outro tipo de esporte, é bem comum que procurem encontrar maneiras de adquirir mais massa muscular, mais energia e também sempre procurar maneiras de ter uma vida mais saudável.

Tudo isso é possível por meio de alguns suplementos naturais como o famoso Whey Protein, BCAA e outros. A Creatina também é uma opção muito utilizada por quem pratica esportes, veja aqui todas as informações sobre.

Creatina: o que é?

Creatina: quais os benefícios desse suplemento? Para que serve?

A Creatina, ou ácido metil-guanidinacético, como também é conhecida, é um suplemento alimentar que já existe no mundo há mais de 150 anos, sendo utilizado para fazer a reposição nutricional e também melhorar o rendimento esportivo.

Muitos atletas fazem o uso desse produto, porém é necessário que seja consumido na dosagem correta, pois caso contrário, pode trazer muitos efeitos colaterais negativos e malefícios para o corpo.

Ela ajuda na retenção hídrica, de modo que o aminoácido é considerado uma substância que influencia na osmose ativa, que atrai mais água para dentro das células do corpo.

Quando está submetida as condições de esforço e treino, a creatina visa ajudar na reserva de energia rápida, de modo a regenerar o ATP (energia necessária para o seu corpo estar saudável). Desse modo o seu corpo fica muito mais forte no momento de praticar o esporte.

Benefícios da Creatina

  • Aumento dos músculos pela retenção hídrica que leva a água para dentro das células;
  • Aumento de performance no momento da prática de esporte;
  • Regeneração do ATP.

Vale lembrar que diferente do que se imagina, a Creatina não faz mal para o fígado como é dito comumente, isso se for utilizada da maneira correta e sem usar a superdosagem.

A Creatina não engorda, ela só causa o aumento de músculos pelo acúmulo de água no interior das células musculares. Ela também não deixa o corpo ficar flácido, isso porque com mais água no corpo, o músculo fica mais hidratado.

Ela possui alguns benefícios que estão ainda em estudo para uma futura comprovação, porém alguns especialistas dizem que:

  • Ajuda a preservar a massa muscular em idosos;
  • Trata e previne as doenças de Parkinson, Alzheimer e Huntington;
  • Ajuda quem tem insuficiência cardíaca.

Malefícios

Creatina: quais os benefícios desse suplemento? Para que serve?

  • Pode causar câimbras nos atletas.

Ela não é indicada para pessoas que tenham alergia a algum ingrediente da substância, quem tem a função renal comprometida, gestantes e lactantes, quem faz uso de diuréticos.

Ou seja, se você quer fazer o uso de Creatina, o mais indicado é que fale com um profissional especializado no assunto, somente ele poderá te indicar o melhor caminho e suplemento para o seu caso.

Caso seja utilizada de maneira desenfreada e fora do padrão, pode ser que você sinta náuseas, diarreia, dores no seu estômago e também venha a desenvolver problemas no coração.

Como consumir?

É indicado que se consuma a Creatina logo depois do treino, isso porque ela tem efeito acumulativo e os resultados não acontecem de uma hora para outra.

Ela demora alguns dias para começar a fazer efeito. É ingerida por meio oral e vai até a corrente sanguínea. É indicado que o consumo seja feito diariamente, assim como os treinos.

Pode usar com outro suplemento?

É indicado que use a Creatina com carboidratos que façam a liberação de insulina na corrente sanguínea, desse modo há uma maior captação de aminoácidos na síntese proteica.


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