Como aliviar a dor lombar? Veja aqui dicas imperdíveis.

A lombalgia, que corresponde à dor lombar, atrapalha a vida de milhares de pessoas diariamente. Ela pode ter diferentes causas e motivos, bem como variar a intensidade ao longo do dia e do tempo. Muitas vezes, melhora ao deitar-se ou após longos períodos de descanso.

A seguir, você descobrirá o que esta dor pode dizer sobre a sua saúde, quais preocupações deve-se ter, e também formas simples de aliviá-la.

Qual a origem da dor lombar?

Primeiramente, precisamos agrupar as causas de dor lombar em dois grandes grupos:

1 – Causas Específicas

Acontece quando a dor surge como consequência de outras doenças ou problemas, como por exemplo, um câncer na região lombar.

Nestes casos, a dor não melhora com repouso nem com o uso de analgésicos. É localizada, e atinge uma região específica. Costuma ser crônica (duração de mais de 2 meses) e deve ser melhor investigada pelo médico.

2 – Causas Inespecíficas

Também chamada de lombalgia, nestes casos, a dor parece piorar em épocas de grandes esforços físicos, e melhorar com o repouso. Também, parece passar depois de tomar um simples analgésico.

Sua localização não é tão específica, e você não consegue definir um local preciso de dor.

Ela pode ter diversas causas, entre as quais:

  • Desencadeada por um esforço específico (como arrastar um guarda-roupa, por exemplo);
  • Consequência de maus hábitos posturais;
  • Colchão ruim;
  • Consequência de outras doenças posturais;
  • Decorrente do trabalho;
  • Ocasionada por esforços repetitivos.

Nestes casos, não existe uma única forma de tratamento, e a seguir, vamos lhe dar algumas dicas de como aliviá-la.

Como melhorar sua lombalgia?

Através de medidas simples, você poderá aliviar parcialmente os sintomas da lombalgia.

  1. Invista em um bom colchão

Garantir que sua coluna estará bem posicionada durante o sono é uma das formas de eliminar a lombalgia.

Por isso, invista em bons colchões, preferencialmente mais duros, e que permitam uma postura adequada durante a noite.

  1. Elimine os vícios posturais

Busque sentar-se da forma adequada, e esteja sempre preocupado em manter uma boa postura.

Para ajudar, se necessário, utilize coletes posturais, e troque sua cadeira de trabalho.

  1. Adapte a sua rotina

Muitas vezes, sua profissão pode ser a maior causadora da sua lombalgia. Por isso, depois de buscar ajuda médica, leve o laudo para seu chefe, e tente negociar uma flexibilidade em seu trabalho, seja pela mudança de cargo ou adaptação das condições.

Por exemplo: se você trabalha em um escritório, sentado o dia todo, proponha pausas de 5 minutos a cada hora para caminhar um pouco.

  1. Pratique atividades físicas

A prática de exercícios é o melhor remédio para os desvios posturais, e consequentemente, para eliminar a lombalgia. O pilates, por exemplo, trabalha diversos grupos musculares, fortalecendo-os.

Por isso, converse com seu educador físico sobre os melhores exercícios para o seu caso. A seguir, lhe daremos algumas dicas de alongamentos e exercícios que aliviam as dores.

  1. Fisioterapia

Em casos crônicos de lombalgia, os médicos costumam encaminhar à fisioterapia para que haja um fortalecimento muscular.

Assim, será trabalhada a musculatura da coxa, coluna e abdome.

Quais exercícios para aliviar a dor lombar?

Existe uma infinidade de exercícios simples e fáceis, que podem ser feitos em sua própria casa, para melhorar e aliviar a dor lombar:

  1. Joelho no peito

Traga um dos joelhos até a altura do peito, e mantenha por 20 segundos. Depois, repita o movimento com o outro lado.

O ideal é que sejam feitas 4 repetições com cada perna.

  1. Estica costas

Em uma superfície plana, mantenha seus joelhos esticados, e busque esticar seus braços em frente aos pés.

Mantenha-se na posição por 15 segundos, e repita-a. Este exercício alonga e fortalece os músculos lombares.

  1. Estica braços

Sente-se em uma superfície plana, e estique o braço sobre a cabeça, o máximo que puder. Mantenha a posição por 10 segundos, e repita-a no lado oposto.

  1. Pernas para o lado oposto

Deite-se com a barriga para cima, e deixe seu corpo reto. Agora, puxe uma das pernas para o lado oposto, e mantenha-a na posição por 15 segundos. Repita o exercício 4 vezes em cada perna.

  1. Mãos a frente

De joelhos sobre uma superfície plana, busque esticar as mãos à frente, até que se toque o chão. Mantenha-se na posição por 20 segundos.


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