Benefícios do Chocolate na Dieta – Como adicionar para não engordar

O doce é sempre uma das primeiras coisas a cortar da dieta. No entanto o chocolate, em pequenas doses, pode te trazer alguns benefício para o emagrecimento e bem-estar. O segredo está na quantidade e tipo escolhido.

Chocolate é algo calórico, mas satisfaz. Por isso, ao invés de comer uma fruta que te deixará com muita vontade de comer algo tente trocar  por 30g de chocolate, o que vai equivaler a 120 calorias.

Para que a  gordura não se acumule contribuindo para as suas reservas é melhor que faça isso ainda no período da manhã. O consumo ajudará, inclusive, o seu organismo a ficar mais acelerado por conta do efeito termogênico do chocolate (prefira SEMPRE o amargo ou 70% cacau).

beneficios do chocolate na dieta

Benefícios do chocolate amargo e meio amargo

O chocolate amargo ou meio amargo são maiores porque não tem a inclusão de outros ingredientes, como o leite (que pode ser extremamente gorduroso), manteiga ou açúcar. O pior de todos para querer comer durante uma dieta é o branco.

1 – Faz bem ao coração: promove a boa circulação do sangue e tem função antioxidante de modo que vai te ajudar a não ficar velho tão rápido. Os flavonoides também facilitarão a circulação adequada do sangue nas veias.

2 – Estimula o sistema nervoso: Por conta da teobromina presente no cacau ele vai te deixar mais disposto e seu organismo acelerado, de forma a gastar mais calorias. Isso faz com que acabe compensando seu alto teor calórico por natureza.

3 – Te deixa feliz: não é só sensação sua. O cacau do chocolate tem efeito afrodisíaco e de bem-estar porque estimula a liberação de seratonina no seu corpo.

4 – Aumenta o colesterol bom: Os chocolates são bem gordurosos, mas a maior parte das gorduras são boas, ajudando a aumentar o colesterol bom de alta densidade (HDL)

5 – Te deixa mais atento: Por melhorar o fluxo de sangue ajuda a te deixar mais atento, uma vez que seu cérebro será melhor irrigado.

6 – Deixa a pele mais bonita: Os compostos bioativos de flavonoides tem ação antioxidante de forma que te protegem do sol e dos danos da radiação do sol

7 – Sacia a fome: A vantagem de colocar o chocolate na dieta é que ele te ajudará a controlar a fome, garantindo que consiga se adaptar ao tempo de jejum maiores e alimentos leves que tanto atrapalham os regimes.

Na prática, incluir o chocolate na sua dieta vai fazer com que você consiga ficar mais bem disposto e humorado. Assim  ansiedade e compulsão alimentar por querer se entupir de comida se vão e você ficará muito mais tempo sem comer e nem vai perceber.

Propriedades do Chocolate

Valor nutricional por 25g de chocolate Chocolate branco Chocolate de leite Chocolate meio amargo Chocolate amargo
Energia 140 calorias 134 calorias 127 calorias 136 calorias
Proteínas 1,8 g 1,2 g 1,4 g 2,6 g
Gorduras 8,6 g 7,7 g 7,1 g 9,8 g
Gordura saturada 4,9 g 4,4 g 3,9 g 5,4 g
Carboidratos 14 g 15 g 14 g 9,4 g
Cacau 0% 10% 35 a 84% 85 a 99%

Não precisa ficar preocupado com a quantidade de calorias ingerida. Trate somente de comer pouco: um bombom, no máximo ou um quadradinho será o suficiente para te ajudar a  emagrecer com saúde.  Atenção, nada de comer chocolate após as 17 da tarde, a partir desse horário os benefícios não compensam mais os riscos do alimento.


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